Vintém de Cobre

Vintém de Cobre Cora Coralina

Resenhas -

Tiago 24/01/2023

Histórias de uma vida
Neste livro, Cora Coralina fala de sua vida, sua infância por vezes dura na cidade de Goiás.
Em uma prosa em formato de poema (ou seriam poemas em prosa), a autora nos conta do dia-a-dia na Fazenda Paraíso onde morou quando criança, do seu processo de aprendizagem com Mestra Silvina, da vida no sertão goiano com seus personagens: a lavadeira, o escravo, o agricultor, o operário.

Recentemente estive na cidade de Goiás e pude visitar a famosa Casa Velha da Ponte onde viveu Cora Coralina e que hoje é um museu em sua memória. A leitura de seus poemas me levou de volta para Goiás, suas ruas de pedra, seus doces.

Ler Cora Coralina é, ao mesmo tempo, fazer uma viagem ao passado, mas percebendo que ela foi uma mulher do futuro.

"Tudo que criei, imaginei e defendi
nunca foi feito.
E eu dizia como ouvia
a moda de consolo:
Nasci antes do tempo.

Alguém me retrucou.
Você nasceria sempre
antes do seu tempo.
Não entendi e disse Amém".

Do poema Nasci antes do tempo

Gabriela 27/01/2022

Vintém de Cobre que vale ouro
Resenhar um livro de Cora Coralina é responsabilidade grande, dessas que a gente aceita e abraça, mas sabendo que o ideal mesmo é ler o livro, tirar as próprias conclusões e refletir por si a respeito do valor inestimável da poesia de Cora.

?Vintém de Cobre? é um dos livros mais marcantes da minha trajetória literária no campo da poesia, falo com tranquilidade. Os poemas tratam de temas diversos, mas todos possuem um ponto em comum importantíssimo: são autobiográficos. Cora Coralina imprimiu em cada verso suas vivências, mostrou seu receios os sofrimentos de uma criança criada em finais do século XIX, relatou as dores da palmatória ao mesmo tempo em que reconhecia o valor da escola, compôs versos e versos sobre o canto dos pássaros, deu o caminho das pedras para quem quer ter coragem e conservar a esperança.

Ler Cora Coralina é um ato de amor próprio.