Tudo sobre The Walking Dead

Tudo sobre The Walking Dead Paul Vigna

Resenhas -

Nic 19/10/2021

Zumbi é o menor dos problemas.
Quem assistiu a série com certeza vai curtir este livro. De 2017, foi publicado quando a série estava na sétima temporada (Salvadores, Negan, etc...).
Sobre a série, confesso que comecei a assisti-la tardiamente, justamente por um pré conceito meu com histórias de zumbi, o bacana é que a série vai muito além do que apenas histórias de zumbi, o que me fez gostar foi justamente o fato de que num "apocalipse zumbi" em dado momento os monstros passaram a ser o menor dos problemas, o verdadeiro problema continuou sendo o bicho vivo humano.
"Aquilo que somos capazes de fazer um com o outro é bem pior do que um zumbi comendo tripas"... "as motivações mais profundas na obra-fonte de Kirkman, questionando do que o homem é capaz quando se vê sob pressão". Pag 37.
O interessante do livro é isto, além de um breve resumo de cada temporada, ele avalia a origem das histórias dos zumbis e fatos que ocorrem nas temporadas, passando por literatura e livros como Frankstein e Drácula, passando pelo cinema e os primeiros filmes de zumbi como "a noite dos morros vivos" dirigido por Romero em 1968, passa também filosofia, principalmente pelo estoicismo, religião e pela sociologia e o estado natural do homem de Hobbes.
É muito interessante também quando o autor reflete sobre sanidade e moralidade, neste ponte ele cita Boccaccio e sua obra "o decamerão" sobre a peste negra.
Durante a série inteira a questão da moralidade perpassa a história dos personagens, pois em um novo mundo, para sobreviver conceitos anteriores precisam ficar para trás: "Fazemos o necessário, e, com isto, saímos vivos" (Rick Grimes, pág 183). O livro debate muito isto, e os limites que cada pessoa pode chegar ou ultrapassar.
Em tempo, para finalizar, o livro foi escrito na era AC (antes do corona), eu li ele apenas agora na era DC (depois do corona), me vi refletindo muito também sobre a pandemia mundial pela qual ainda estamos passando, tempos em que ir para a rua era (e ainda é) se colocar em risco, obviamente não foi o apocalipse zumbi, mas passamos muito perto de uma espécie de apocalipse, com milhões de mortes, conceitos tendo que serem desfeitos e novos valores tendo que ser agregados em nossas vidas, um período que marcou a nossa época e com o qual teremos que lidar daqui para a frente pois uma geração inteira de pessoas carregará as ausências, traumas e fardos aqui adquiridos.