O Gol é necessário

O Gol é necessário Paulo Mendes Campos

Resenhas - O gol é necessário

Lorena 29/04/2021

Um livro que contém várias crônicas futebolísticas, publicado em 2002 mas tem diversos trechos bem mais antigos.
?Adoradores da bola? e ?Copa de 1974? foram as crônicas que eu mais gostei.
Cheio de metáforas, remete bastante ao passado do futebol, do brasileiro.

Gabriel 22/01/2019

Paulo Mendes Campos faz parte de um seleto grupo de cronistas que tem a sensibilidade de transformar um fato qualquer numa narrativa primorosa digna dos grandes épicos gregos. "O gol é necessário" reúne algumas de suas crônicas esportivas e arrebata o leitor desde o primeiro parágrafo. Mesmo quem não tem a mínima simpatia pelo time da estrela solitária, ao se deparar com as crônicas do PMC, torce e vibra junto a cada descrição apaixonada de um escritor que era, antes de tudo, torcedor.

O livro também contribui para se ter uma maior dimensão da história do futebol, já que se pode ver crônicas sobre as copas de 58 e 74. Meu primeiro contato com a obra do Paulo Mendes Campos não poderia ser melhor. Livro fisicamente pequeno, mas gigantesco do ponto de vista da relevância.