A Inquisição

A Inquisição Cristian Iturralde

Resenhas - A Inquisição

Danilo.Santos 16/10/2023

A inquisição é muito injustiçada!
Essas pessoas que falam mal da Santa Inquisição (Aleluia, louvada seja!!) não sabem o que dizem: Se a Santa Igreja te torturava, te esticava só um pouquinho ou quebrava uns ossinhos... Era para purificar teu corpo, pecador!!; E se depois ela te queimava em grandes e lindas fogueiras divinas, nas praças dos burgos... Era para salvar tua alma impura, ingrato!!!
13marcioricardo 02/04/2024minha estante
Maravilhosa, sua intervenção. Aplaudo e Sublinho.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

Dos sacerdotes e de suas Fogueiras
Não, estudar a Inquisição de maneira a compreender a sociedade e o contexto em que ela surgiu NÃO é passar pano aos abusos e eventuais atrocidades que foram cometidas em seu nome, mas sim fazer justiça às acusações injustas de intolerância, crueldade e restrição da liberdade de pensamento que por tanto tempo maculam o conhecimento do que ela realmente foi.

Para quem não sabe o que foi a Inquisição, basicamente, ela foi um tribunal que operou nos séculos XIII a XVIII que investigava os suspeitos de praticarem heresia a fim de averiguar se eram ou não culpados dos delitos que se lhes denunciavam.

A heresia, por sua vez, era um comportamento reiterado que difundia uma doutrina que ameaçava a unidade cultural e religiosa que existia até então nos países católicos.

Muitas informações podem ser extraídas do livro do professor Criantian Iturralde sobre esse assunto, bem como inúmeras referências a historiadores de diferentes confissões religiosas. Ora, como manda a sempre boa honestidade intelectual, é importante, em questões controversas, conhecer mais de um ponto de vista, por isso, recomendo que, se não conhece a crítica que se faz À Inquisição, leia um autor que a critique.

Contudo, recomendo também que veja o "outro lado" sobre a Inquisição. E ver o "outro lado" não é sobre negar as execuções que foram feitas pelo tribunal ou as perseguições que foram realizadas, mas sim entender que:

Tribunais religiosos não existiram só na Igreja Católica.

De que a heresia era mal vista nesse período assim como atos antidemocráticos são mal vistos hoje.

De que perseguições religiosas foram feitas, (embora não em grau equivalente, mas em espécie) por católicos, protestantes, judeus e mulçumanos igualmente.

De que a Inquisição cometeu abusos, por meio de seus membros, como qualquer outra instituição humana.

De que a Inquisição na Espanha foi um importante instrumento para impedir massacres populares contra as minorias religiosas do país.

Entre outras coisas.

Assim, com as informações contidas no livro (e que não cabem no espaço exíguo de uma resenha), é possível notar que a Inquisição, controvertida que seja, tem muito mais a oferecer ao leitor atento do que parece à primeira vista.

Parafraseando Iturralde, que cita o conde De Maistre, se se deve julgar uma instituição pelas faltas que cometeu, mas também pelos males os quais evitou, então, o tribunal da História é favorável à Inquisição.

Brevemente, espero despertar o interesse sobre esse tema tão intrigante e convido também a todos a tirarem sua própria conclusão sobre ela.

Giovanna 24/11/2021

O livro não é completo
Bem, é um livro que certamente nos proporciona uma noção do que foi a inquisição, com base em fatos e com respaldo na filosofia dos maiores intelectuais católicos, tais como Santo Tomás de Aquino.

Todavia, sabemos que o homem é corruptível e possui uma inclinação ao mal. E isso não pode ser negado, pois, ao meu ver, seria negar nossa própria natureza, e dessa forma não é possível construir nada sólido.

A inquisição em si teve um objetivo glorioso, sem sombra de dúvida. Mas deixar para trás os homens que abusaram deste poder, com a justificativa que "Fulano" fez pior, não me parece a melhor saída.

Fabinho 11/05/2021

Super recomendado
Um ótimo livro para tirar todas as dúvidas sobre a inquisição?com boa fontes e escrita fácil de entender!!
Sofia 10/11/2021minha estante
Padre Fabinho, o senhor já leu o livro sobre a Inquisição do Prof. Felipe Aquino? Se sim, achou esse daí melhor? Fiquei curiosa.

Fabinho 17/11/2021minha estante
Olá Sofia! Ainda não li o livro do prof. Felipe Aquino?.certamente é muito bom também!!
Este que li realmente é uma obra estupenda?com variadas citações das fontes e com uma leitura muito simples! Vale a pena ler também!!?? Que Deus te abençoe!

Erick 19/05/2020

Melhor livro sobre o tema!
Quer aprender sobre a inquisição com fontes primárias, entendimento histórico e análise do contexto da época? Leia esse livro e com toda certeza, entenderá que o tribunal foi necessário para o medievo.