Auto da barca do inferno

Auto da barca do inferno Gil Vicente

Resenhas -

Luan.NietzsChe 19/04/2024

Auto da Barca da Moralidade
Adorei este livro, o autor, Gil Vicente, conseguiu discutir sobre a moral de uma forma muito genial, aproveitou a sua incrível habilidade na escrita.

A estória se passa entre duas barcas, uma, do Diabo, que vai direto para o inferno, a outra, do Anjo, que vai ao céu. Vão chegando aqueles que morreram, ansiosos para saberem em qual barca hão de navegar, curiosos de seu destino. Basta saberem para negá-lo. O Diabo, querendo convencê-los de que são pecadores sem salvação, expondo seus gozos pelos seus erros e que deveriam subir à barca em direção ao inferno; os pecadores, negando tal destino, partiam para a barca do Anjo, onde obviamente eram negados.

Não me chamou tanto a atenção quando o Tolo foi salvo, e sim quando o anjo aceitou o Ladrão na barca da salvação. O que o tornou ladrão? O que o fez furtar? Justamente aqueles que usavam seus palavreados latinosos, como o Juiz, que roubava, mesmo tendo, como o Fidalgo, que argumentou o merecimento de sua redenção pelo que é, pela sua classe.

O Ladrão sendo salvo, fez-me lembrar da situação em que vivemos hoje, com o bordão "bandido bom é bandido morto". Nessa questão, o "bandido" só é bom morto quando o bandido não é branco e de alta classe. Uma hipocrisia descarada. A partir desta reflexão, é possível ver de onde esta mazela se origina e ao mesmo tempo pode ser resolvida ? dentro do mesmíssimo lugar ?, lá no fundo da educação, onde a grande maioria não consegue enxergar, pois é escuro demais e nem todos possuem uma potente lanterna.

Eduardo 15/12/2023

Achei uma preciosidade essa tradução do Ivo Barroso para o português moderno. Ele mantém a métrica e a rima, tornando a beleza e o prazer da leitura dos versos de Gil Vicente mais acessíveis. A preocupação do tradutor, expressa nas notas iniciais, é de realizar um texto que pode ser lido sem consultas ao dicionário, pensando na imediaticidade do texto teatral. Pontualmente há notas explicativas sobre alguns trechos pontuais, especialmente nas expressões em latim usadas na cena do corregedor.

Ainda que alguns trechos possam gerar dificuldades, especialmente aos alunos do ensino médio, me parece uma ótima tradução a ser usada nas escolas.

Além disso, possui também o texto original para ser consultado, e ótimas ilustrações de Alex Cerveny. Recomendo!

Tiago 09/09/2023

Leitura bem rápida e fluída
Livro um pouco parecido com " O auto da compadecida ". Li em menos de 1 hr, mas valeu a pena. Um livro clássico bem antigo.

Giovana 09/03/2023

À barca
Ireis lá mais espaçoso, vós e vossa senhoria, cuidando na tirania do pobre povo queixoso. E porque, de generoso, desprezastes os pequenos, achar-vos-eis tanto menos quanto mais fostes fumoso.
DIABO À barca, à barca, senhores!

gabriel.a.brumatto 14/07/2022

Bom, porém...
É um livro muito bom, que deve ser lido não apenas pela sua grande importância, mas também pelos valores que ele irá passar para você. Mas, recomendo a você, se puder, leia nesta edição, que contém a mesma obra no português moderno e no arcaico. Porém, deve-se ter muita atenção quando se lê um clássico desta magnitude.

Nalu 16/10/2021

Leitura pra escola
Leitura obrigatória da escola, e foi bem legal, a história é bem envolvente, só a escrita é muito complicado mesmo com a tradução pro português

mia 21/12/2020

Clássico
Escrita inteligente, livro desafiador e confrontante. Indico.