Kierkegaard

Kierkegaard Umberto Regina

Resenhas - Kierkegaard

Kaique.Nunes 13/02/2019

Umberto Regina, é um filósofo italiano, que oferece nesse livro uma introdução a toda obra de Søren Kierkegaard. Regina faz comentários e resumos de cada obra do pensador, considerando-o como o criador de uma nova arte do existir. Tanto que o título original da obra é L'arte di esistere (A Arte de Existir), que se perdeu na versão portuguesa.

Kierkegaard foi um dos maiores críticos do sistema hegeliano. Hegel pretendeu deduzir a existência do indivíduo numa ideia universal e encerrar todo o universo em um sistema. Kierkegaard rejeita ambas as teses; a primeira, porque a existência do indivíduo é tão imponderável que não poderia ser deduzida por nenhum conceito; a segunda, porque a mente humana é inadequada demais para ser capaz de compreender a totalidade da realidade com um único olhar, um único aspecto.

O pensador também foi um severo crítico da igreja dinamarquesa de seu tempo, assim como todo tipo de religiosidade que reduzia o cristianismo a pura exterioridade, um puro formalismo e convencionalidade. Para ele, fé cristã envolve risco, sofrimento e muita interioridade. Em suas palavras, “meu pensamento dominante era que em nossa época foi esquecido o que significa existir e o que significa interioridade”, reabilitar estes dois conceitos é o objetivo de sua filosofia.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/