O belo perigo

O belo perigo Michel Foucault

Resenhas - O belo perigo

Diana 02/05/2024

A relação com a escrita
Claude Bonnefoy entrevista Michel Foucault e nos mostra uma face pouco vista do autor, filósofo, historiador ou, como ele gosta de se caracterizar: escrevente. Na obra, Foucault se arrisca e tenta descrever sua relação íntima e dolorosa com a escrita.

Philipe 10/01/2023

Parece que quando vai engrenar, acaba? Mas achei interessante os materiais prévios que analisam a obra do Foucault pela perspectiva do ofício de escrever

Lara 08/01/2022

As obras de Foucault são conhecidas pelo seu caráter denso e "múltiplo", o que significa que você poderá ler um livro do autor várias vezes e a cada vez identificar um fragmenro diferente capaz de se relacionar com assuntos diversos para além de suas obras.

O belo perigo foi o primeiro livro que consegui ler por inteiro do filósofo, sem longas pausas ou complicações de entendimento. A obra em forma de entrevista ajuda a ditar um bom ritmo de leitura, mas atribuir a pouca paginação a uma rápida leitura jamais será uma definição possível de ser atribuída a uma obra foucaultiana, tendo em vista que A Ordem do Discurso, por exemplo, é um produção similar em número de caracteres e dificílima de ser estudada numa sentada só.

No mais, a obra trata a relação do autor com seu processo de escrita e sua relação com a medicina e a psiquiatria. Leitura interessante para pesquisadoras que, assim como eu, estão imersas em produções textuais que dizem de nós e dos nossos campos de pesquisa.