A dança

A dança Miriam Garcia Mendes

Resenhas - A dança

Lisi Olsen 17/03/2023

Dança: a arte do movimento e do sentimento.
"Dança é movimento. Movimento e gestos, a partir de sua ordenação no espaço e dentro do tempo, regulada pelo ritmo interior e pessoal do ser dançante, ou exterior a ele, podendo, querendo ou não, expressar sentimentos e emoções. Mantendo-se nesse nível, ela se basta para constituir-se como uma arte completa, autônoma".

Como surgiu a dança?
Quem dançava? Mulheres? Homens? Mulheres e homens?
Havia características próprias?
As culturas tinham influência sobre?
Como chegamos até os dias atuais do universo da dança?

Mendes traz uma leitura sobre esse vasto universo histórico da dança, com foco no balé e seus Marcos temporais, mas que já nos embasam a entrar nesse universo artístico de possibilidades dançantes. Com uma descrição histórica, de fácil leitura, viajamos no tempo através do Balé e seus desafios. Visualizamos como eram as relações entre a sociedade e a dança. Entre homens, mulheres e a dança. Entre a dança e o teatro. E principalmente refletindo a dança como arte. Uma leitura interessante para quem gosta de dança, balé e História.

Enfim...
"Dança é, basicamente, movimento, movimento e gestos. Mas quaisquer movimentos e gestos constituem dança?"

O que é dança pra você?

site: Canal e perfil: Devaneios em arte