A origem do dinheiro

A origem do dinheiro Carl Menger

Resenhas - As origens do dinheiro

Titi 10/06/2023

Sobre a origem do dinheiro
Neste pequeno livro, Menger busca oferecer uma justificativa, que segundo o próprio é incerta, sobre a origem do dinheiro e o porquê o dinheiro surgiu primeiramente sob a espécie de metais (commodities). Além disso o autor também fala que o dinheiro é uma instituição social, e não estatal, o dinheiro surgiu como meio e troca primário, e não através da lei. Menger desfaz muitos mitos sobre o assunto de forma simples, mas com um linguajar erudito, a qual é fruto de seu tempo. Excelente livro! Recomendo!

Bruh 07/03/2022

Um livro muito pequeno e muito bom
Carl Menger é um economista austríaco, talvez para quem não compreende muito de economia, não faça ideia do peso que é ser um economista austríaco (ver Escola de Chicago e Austríaca).

Mas falando do livro em si, é um ótimo livreto. Cheio de informações e bem explicativos. Não é um livro novo, é um clássico econômico! O autor explica exatamente a origem do dinheiro e como cada sociedade e em determinados tempos foi adotando certas commodites como meio de troca, sem ser de forma compulsória, mas apenas por meio de uma cooperação entre indivíduos (creio que isso determinaria o que é viver em sociadade).

Se fosse colocar uma critica, é o fato das frases serem enormes em uma explicação, as vezes acabava esquecendo o raciocínio ali presente e tinha que reler novamente. Mas como é um livro antigo, passo pano para ele e por que é Carl Menger! ?

Gonçalves 06/03/2022

Achei muito interessante o conceito da vendabilidade dos produtos, que o autor, Carl Menger, usa para explicar a origem dos meios de troca, do dinheiro.

Menger diz, no final, que o governo não criou o dinheiro, apenas aperfeiçoou criando métodos de aumentar a confiança nele. No entanto, ele estava falando dos metais preciosos usados como dinheiro, o que não existe mais hoje (pelo menos no Brasil). Não está explícito no texto, mas usando o que o autor diz, pode-se perceber que o dinheiro criado e controlado pelo estado, o papel-moeda, não é um bom meio de troca. A impressão de mais dinheiro pelo estado diminui a vendabilidade dele, o que é, pelo que eu entendi, a inflação. Qual é a segurança que alguém tem ao usar um meio de troca que pode ser multiplicado indefinidamente pela ordem de uma outra pessoa? Nenhuma.

Júlio 01/01/2022

O fundamental e genial Carl Menger

Aqui Carl Menger explica a origem do dinheiro como sendo uma mercadoria/commoditie altamente comercializável, por isso sendo adotada como dinheiro e resolvendo a impraticidade do escambo. Assim como destaca que a moeda da época de metais preciosos é elegida pelo livre mercado, pelas pessoas, agentes individuais espontaneamente, e não pelo Estado - essa escolha sendo devida a sua, novamente, alta comerciabilidade, graças a seu valor intrínseco e suas poucas limitações a ser comercializada.
O livro é um pouco denso e técnico e a tradução um tanto falha, traduzindo termos e raciocínios muito mal, o que o torna mais difícil de entender.

Erick Simões 14/04/2021

Histórico e analítico
Um livro que explora a criação do dinheiro tal como é, todos os processos que levaram a tal e como se deu a sua adesão. Apesar de ser um livro, relativamente, simples e curto, não recomendo para quem está iniciando os estudos nesse campo, um livro mais claro e de conteúdo relevante no mesmo nível que recomendo é Bitcoin: A Moeda na Era Digital do Fernando Ulrich.

oAnder 06/10/2020

Resenha do livro A Origem do Dinheiro - Carl Menger
Carl Menger é um grande economista e fundador da escola austríaca de economia. Entre os seus trabalhos ele escreveu a teoria da utilidade marginal, no fim do século XIX. E o livro (A Origem do Dinheiro), que retrata bem a história do escambo na sociedade, e a sua visão perante a origem do dinheiro.

Um dos pontos principais do livro é o papel dos indivíduos como autores da mudança da sociedade. Menger nos mostra que, mesmo em uma economia de escambo, os bens precisariam ter diferentes graus de vendabilidade. Pois quanto mais vendável fosse a commodity (bem), mais fácil era a sua troca por outros bens. No livro Menger apresenta bem sobre a formação do dinheiro, e durante o prefácio, ele faz uma crítica a instituição do banco central feitas por Douglas E.French. Mostrando como é prejudicial a interferência do governo na Economia. E às consequências da capacidade dos agentes públicos de inflacionarem, já que a população é obrigada a utilizar, devido o monopólio da força imposto pelo estado.

Esse livro é muito importante para conhecermos mais sobre a origem do dinheiro como meio troca, e como o estado obtêm benefícios com a inflação. Recomendo muito a leitura!

Renisson 07/09/2020

Não espere um livro com dados históricos.
Livro A Origem do Dinheiro não tem com análise falar sobre a história do valor monetário, Mas como o dinheiro passou durante os tempos. O livro é muito mais econômico de como a valor monetário foi mudando conforme o tempo.
Livro com termos técnicos que até deixou a leitura cansativa. Mas de forma geral bem explicado.

Marcio527 11/07/2020

Muito bom para iniciar os estudos
Pratico, fácil e rápido de ler, muito bom para iniciar o estuo em economia, e quebrar essa falácia de que a riqueza é algo ja determinada na sociedade

Dieguiiim 30/04/2019

Importante porém de difícil leitura
Nesse volume, Carl Menger, precursor da escola austríaca de economia, explica a origem do dinheiro, suas classificações e as formas como ele deve ser usado, saindo do padrão monetário que conhecemos (dinheiro como papel-moeda apenas: cédulas, cheques etc). O livro é essencial para se entender o que os austríacos pensam sobre o monopólio governamental sobre a emissão do dinheiro, mas pode ser um livro extremamente complicado de ler pra quem ainda não leu nenhuma obra do gênero. Se você é um desses, recomendo ler pequenos artigos e conhecer a história do autor antes de partir pra essa obra. Separe um marca textos e fique bem tranquilo antes de começar, senão terá que voltar várias vezes para entender kkkk

kevyn.campos.73 10/01/2019

Carl Menget
Neste pequeno livro Carl Menger demonstra a constituição e qualidades do donheiro, revelando e distinguindo as categorias de comodites e os demais bens escassos. Recomendo.