Vinicius de Moraes Volume 1

Vinicius de Moraes Volume 1 Vinícius de Moraes

Resenhas - Vinicius de Moraes Volume 1

Kaethe 19/12/2022

Vinícius é sempre perfeito, para ler e reler por toda a vida. Criativo, amoroso, um homem culto, educado que escreve retratando toda a sua humanidade.

legarcia 22/08/2022

O poeta da paixão
Vinicius de Moraes é um artista já muito conhecido pelos brasileiros. Acredito que, assim sendo, em muitos de nós, resta a impressão de que conhecemos a obra desse autor. A leitura, porém, desse primeiro volume composto pela poesia e prosa poética de Vinicuis permitiu-me perceber a profundidade e genialidade desse grande autor, muito além do seus principais sucessos.

A escrita de Vinicuis é poesia! É doce e é amarga, é a condensação profunda de signos que ao serem genialmente trabalhados em um ritmo e uma estética, proporcionam efeitos complexos e emocionantes aos leitores, ultrapassando o mero significado dicionarizado das palavras.

É presente, nos primeiros trabalhos do escritor, o conflito entre carne e espírito, evidenciando o sofrimento do Poeta por meio de poemas com tom de súplica ao ter a compreensão da precariedade de sua existência. Já em suas próximas obras, é possível perceber que o foco está no que é mais térreo, no cotidiano.

Vinicius foi alguém que viveu sob o signo da paixão, e isso está muito bem representado em sua obra. A diferença entre suas duas fases mais distintas é que o que antes ele buscava em Deus - o contato com o eterno, o infinito - agora ele busca no terreno, no carnal, no corpo da amada.

Se no início havia um conflito entre carne e espírito, agora o conflito está em buscar o transcendental no carnal. E esse dilema torna-se ainda mais complexo, uma vez que é impossível encontrar o eterno em algo que é finito, como o amor feito por instantes de Vinicius. Amor esse de um fazer e de um desfazer quase imediato, feito de instantes fugidios.

Diante disso, ao colocar toda a expectativa da vida sob um momento passageiro, o Poeta angustia-se sempre que chega o fim. É o ter o que quer até não querer mais e, assim, ao não conseguir alcançar a plenitude, viver em uma permanente melacolia.

Ao ter esse contato íntimo com a obra de Vinicius, fiquei encantada. Além do pleno domínio das técnicas poéticas, o escritor demonstra uma enorme capacidade de abordar temas humanos profundos e complexos com uma aparente sutileza e com palavras simples, o que potencializa a doçura nos versos do Poeta.

Com certeza esse contato com Vinicius foi transformador em minha vida. Não é uma leitura que você realize sem se impressionar com a genialidade do Poeta. Sou encantada pela obra desse gigante brasileiro! Acredito que todos deveriam conhecer mais a fundo o escritor de tantos sucessos e, inevitalvelmente, se apaixonarem por suas composições.

Leila 13/06/2022

Como não amar Vinícius de Moraes?!?
Uma das coisas que mais amava, durante a faculdade de Letras (2005-2008), era pegar o livro da poesia completa de Vinícius de Moraes na biblioteca. Gostava de folhear as páginas finíssimas daquele exemplar, ler meus poemas favoritos enquanto me perdia na poética.
Sempre desejei ter aquele livro na minha biblioteca particular e nos últimos anos comprei essa edição da Editora Nova fronteira (dividida em dois volumes).
E como não amar mergulhar na poesia de Vinícius, se sentir viva lendo os versos do poetinha?
Amei a leitura, do início ao fim... Vários poemas marcados com post-its, um mais lindo que o outro.
Sou fã de poesia e Vinícius de Moraes, os tenho tatuado na minha pele e nada me fará deixar de ser leitora dele...

Quem ama poesia, indico sua leitura.

eupoetizo 05/12/2021

Rascunho 17
Um dos melhores box do Vinicius de Moraes, só não gostei da fonte muito pequena, gosto de letras grandes. No mais, livro sem defeitos. Poetinha ?

Gutemberg.Monteiro 08/02/2021

O Poetinha
A obra completa de um dos grandes expoentes da Literatura Brasileira.
Magistral!