Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia: Inferno

Sabrina 28/02/2021

Um clássico que faz jus à fama.
Li a versão em versos e confesso que não foi uma leitura de fácil compreensão, provavelmente em um futuro próximo vou reler e compreender coisas que não compreendi de início.
Experiência que vale!

Lêh 17/02/2021

Esse livro tem uma linguagem complicada, mas que independente disso nos desperta algo indescritível. Essa viagem ao inferno que fazemos quando lemos, me fez repensar várias coisas. As críticas que Dante faz ficam bem explícitas, basta você querer perceber.
Demorei a ler mais do que eu imaginava, no entanto, foi uma leitura bastante agradável.

Flor 29/01/2021

Genial
A linguagem Medieval dificulta a leitura, porém com um pouco de esforço é possível entender a grandiosidade da obra.

paulo 25/01/2021

Como já é dito no prefácio, A Divina Comédia pode ser vista sobre quatro perspectivas e você nunca vai absorver todo o conteúdo da obra de uma só vez. É interessante e desafiador sair da zona de conforto, a história é legal dada o seu contexto e importância, mas demanda um certo repertório e paciência para entender e compreender todas as referências.

Vini 23/12/2020

Impressionante
Não esperava ler tantas referências a mitos gregos neste livro, mas eles estão em toda parte, apesar do catolicismo exacerbado de Dante. O fato dos não batizados permanecerem no inferno e Maomé ser um pecador é de deixar o leitor contemporâneo de queixo caído.

Vini 23/12/2020

Impressionante

Ana 14/12/2020

Inferno infernal
Confesso que foi uma leitura complicada por ter a linguagem mais antiga e com diversas referências que eu não sabia, mas fora isso é bem interessante ver os circulos do inferno e as penas aos diversos tipos de pecados. Fiquei bem ligada à narrativa de Dante espero ter lido de maneira correta, mas tenho certeza que lerei o livro no futuro!

Fernanda 22/10/2020

O que dizer do inferno???
É assim, se vc não se identificar com nadinha do que tá aqui, vc tá prontinho pro paraíso, vai pro céu sem escala. A questão é não se identificar mesmo né...

Jéssica (@simboraler) 15/10/2020

Instigante
O livro se inicia com Dante acordando em uma selva tenebrosa que representa os pecados humanos. Ao se dirigir ao monte próximo, vê seu caminho bloqueado por três feras: uma pantera, uma loba e um leão. Uma voz vinda da selva chama Dante, que se surpreende ao ver Virgílio (Dante era um admirador do trabalho do poeta).

Virgílio diz que foi enviado ali por Beatriz, a mulher por quem Dante foi perdidamente apaixonado. A missão de Virgílio é levar Dante até o Paraíso, mas não poderão passar pelas três feras, eles terão que fazer um caminho alternativo, passando pelo Inferno, Purgatório e enfim, chegar ao Paraíso.

Nesse primeiro volume é mostrado a missão de Dante e toda a sua passagem pelo Inferno, desde a entrada até a travessia ao fim da jornada nesta parte.

Acho incrível como Dante consegue expressar com convicção seus sentimentos e suas críticas, trazendo figuras conhecidas na época e também colocando na obra a sua insatisfação com sua terra natal (Florença).

Uma coisa que me chamou a atenção e gostei bastante, é a presença de diversos personagens mitológicos durante toda a trama, sendo da mitologia grega, romana, entre outras mitologias pagãs.

Achei genial a forma como ele separou o Inferno em diversos círculos, valas, fossos e rios, punindo diversos tipos de pecados da forma ideal. Não é um inferno em que todos sofrem da mesma forma, mas sim, de acordo com o pecado cometido e muitas vezes provando da própria moeda.

Um ótimo livro, uma ótima recepção a obra e espero que os outros 2 volumes façam justiça a este primeiro, pois para mim, foi espetacular.

Aline 16/04/2020

Que jornada!!!
Esse foi o livro mais DEMORADO que já li, pois atrás de cada verso, existe uma história, um indivíduo, um acontecimento e principalmente uma menção.... Então sugiro que você leia com um dicionário ao lado e consultando o Google a todo momento e ANOTANDO tudo!

Vicioouss 24/03/2020

Inferno
Um dos melhores livros já escritos até hoje

Andreyna 19/03/2020

O melhor de todos

MauricioTiso 21/07/2019

Os vícios e seu preço
Dante nos leva por uma viagem misturando mitologia, personagens históricos que o antecederam e personagens contemporâneos seus para, através deles, destacar os vícios humanos que perduram do século XIII até os dias de hoje.

O sofrimento impostos às personagens não necessariamente tem uma conexão lógica com o vício, mas sua descrição é tocante e angustiante, essencialmente por se tratar de uma declaração, como se estivesse a contar para nós o que lhe aconteceu.

A construção é belíssima, não saberei opinar se a estrutura literária é perfeita, mas a mim encantou profundamente. É necessário acesso à um dicionário pois há um grande volume de palavras que não se usam atualmente.

Me lembrou muito o Fausto de Goethe mas com uma dinâmica não de tentação mas sim de revelação.

Sam Regis 12/07/2019

A Divina Comédia, é Realmente Divina!
Estupedo! Uma obra magnífica, que não importa quantas vezes se leia, nunca se chega entender por completo toda sua grandeza, simbologia, magnitude. (Mas isso não quer dizer que não vamos tentar hehe). Leitura difícil, porém edificante e desafiadora, que com certeza irei refazer num futuro bem próximo.

DaniBooks 29/06/2019

A Divina Comédia: Inferno
O primeiro volume de A Divina Comédia, Inferno, nos mostra a viagem astral de Dante ao plano espiritual, iniciando pelas profundezas, lar dos pecadores. Aqui, Dante, guiado por Virgílio, poeta autor de Eneida, passa pelos nove círculos do inferno e presencia as penas atrozes das almas que, em vida, cometeram os mais variados pecados. A viagem começa no Limbo, onde estão as almas das crianças não batizadas e dos que não conheceram os preceitos cristãos, e termina no nono círculo, centro da Terra, onde Lúcifer faz penar as almas condenadas a ali estar.
O livro é escrito em verso, com muitas referências a figuras mitológicas e a personagens da época -séculos XIII e XIV. A linguagem empregada é bastante rebuscada, com muitas inversões da estrutura sintática padrão, o não dá fluidez à leitura. É uma obra para ler com calma, pesquisando e relendo as partes mais intrincadas.
Agora, vamos visitar com Dante o Purgatório e prosseguir no caminho que a alma faz em busca de redenção.