Peregrino das Ilusões

Peregrino das Ilusões Abel Glaser




Resenhas - O PEREGRINO DAS ILUSOES


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Guilherme Ramos 22/08/2018

Livro curto, mas, com um conteúdo incrível !!!

O peregrino das ilusões nada mais é do que Davi, um judeu nascido na Alemanha e refugiado na Rússia onde vive até os 13 anos quando parte rumo a sua peregrinação.

Davi foi um espírito obcecado pela fama, pelo sucesso e sobretudo pela riqueza material, nessa encarnação desde o nascimento só conheceu a pobreza e a miséria. Sua mãe cuidou até certa idade dele e de seus irmãos sozinha, pois em busca de uma vida melhor para a família, seu pai partiu cedo e nunca mais retornou ao lar. Desde a infância Davi se ver obrigado a trabalhar para auxiliar sua família.

Mesmo sem nenhum capricho ou conforto, por ser o filho mais velho e mais trabalhador, sua bondosa mãe lhe cede algumas vantagens como por exemplo, se servir primeiro nas poucas refeições, deitar-se em uma cama improvisada sozinho, enquanto ela mesma dividia sua cama com os outros dois filhos.

Ainda assim Davi não se conforma com sua condição, em momentos sonha querendo ser famoso, sonha longe, sonha alto, em outros, no entanto um sentimento de revolta latente lhe domina. Davi ambiciona uma vida melhor, a família e nem ninguém parece estar em seus planos, em seus sonhos e assim aos 13 anos de idade na calada da noite foge rumo a América em busca de uma vida melhor.

Até aí tudo bem, Davi ambiciona uma vida melhor e isso é normal, no entanto o sentimento de Davi é ganância, aquelas capazes de tudo para chegar onde se quer chegar, passar por cima de pessoas e seus sentimentos se preciso for.

Quando chega na América, come o pão que o diabo amassou, mas, ainda assim sua estrela parece sempre brilhar e sempre encontra alguém para lhe auxiliar em sua peregrinação, sua caminhada enfim. Davi passará na América por duas famílias e terá a oportunidade de viver quatro amores, será que ficará com alguma dessas quatro mulheres? Será que seus sonhos são mesmo ilusões? Será que conseguirá chegar ao estágio que mais deseja e ambiciona? Será reconhecido? Terá fama?

É um livro gostoso de ler, escrita simples e objetiva, traz o aprendizado sobre como perceber os sinais da vida e as consequências de nossas escolhas, aborda temas como prostituição e alcoolismo e também intolerância religiosa, pois Davi embora Judeu, não se aceitava dessa “raça”, dessa religião, desprezava e menosprezava os Judeus, trocava de nome por onde passava para não ser identificado como Judeu, tinha horror aos Judeus e durante a leitura vamos descobrir de onde veio essa revolta e pavor tão imenso da raça judia. Vamos também aprender sobre o valor de uma amizade real, como foi o caso do amigo Samuel, tão tolerante, única pessoa pelo qual Davi teve algum sentimento bom.

Indico demais a leitura, livro curto, mas, com um conteúdo incrível.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1