O Processo

Resenhas - O PROCESSO

1 | 2 | 3 | 4

Teca.Alves 13/02/2021

Kafkaniando
Esse livro despertou em mim vários sentimentos, mas os que mais se acentuaram ao longo da leitura foram o da angústia e da aflição. Confesso que no sétimo capítulo queria que o Kafka ressuscitasse para que eu o matasse, rsrsrs. Terminei a leitura dessa obra prima com a sensação de que "Entendi tudo, e não entendi nada"! Recomendo!!

Jonas.Doutrinador 03/10/2023

Existe democracia onde o judiciário não funciona de forma plena?
Esta obra que tem quase um século faz uma crítica bem contundente sobre o sistema jurídico estatal. Logo no início da narrativa, o protagonista K. ao completar 30 anos é detido por dois agentes sob acusação de que cometeu um crime e está sendo processado.

Ninguém sabe explicar ao certo que crime ele comentou e por conta disso, K. vai em busca de informações deste processo para poder se defender. No entanto, chegar ao entendimento deste fato não é algo fácil, pois o protagonista não encontra quem possa esclarecer sobre o seu conteúdo.

A dificuldade de obter informações se dá ao excesso de burocracia e a má gestão que existe no sistema judiciário, não se sabe quem vai julgar o processo, também as pessoas não possuem conhecimento sobre o conteúdo das leis, inclusive os agentes públicos. K. tenta colher informações durante um ano em vão, pois nada significante ele conseguiu.

O final da obra é bem shakespeariano e com uma simbologia de um indivíduo que é devorado por um judiciário corrupto e confuso. Acho interessante fazer uma comparação com a nossa realidade brasileira e refletir o motivo de que os membros do STF não são eleitos pela população, será que vivemos realmente numa democracia?

anonimoBR 19/05/2020

Obra espetacular de Kafka, marcando a impotência do homem institucionalizado frente a um processo que o mesmo não compreende.

Mariana 14/05/2022

Neste romance clássico do século XX, K. acorda do seu aniversario de 30 anos sendo processado e proibido de saber o motivo. Acompanharemos ao longo do livro a busca incessante de K. pelos seus direitos, com passagens angustiantes, claustrofóbicas e inquietas. Este livro traz, de modo arrebatador, críticas que fará você se questionar sobre o poder judiciário, a frustração humana em meio a um sistema opressor e a tão falha burocracia.
Mesmo não tendo uma experiencia marcante com o mais conhecido livro ''A Metamorfose'', ''O Processo'' me cativou de modo inesperado, as analogias escritas, as criticas impostas e o desenvolver dessa incógnita que foi esse processo são inesquecíveis, este livro é uma aventura atemporal e devoradora na qual vale a pena se deixar arriscar

Brenda B 27/02/2020

K.
Nunca pensei em ler um livro tão denso quanto o processo.A leitura apresenta cada passo que se dá quando nos deparamos com as burocracias cotidianas e demonstra um lado feio dos tribunais que julgam os réus.Alias k. nem sabia o motivo de sua prisão.
Carol 24/05/2020minha estante
Eu já li a metade do livro, mas não consegui me prender.
Vale a pena insistir?

Brenda B 26/05/2020minha estante
Vale sim!Também tive muita dificuldade de terminar.

Brenda B 26/05/2020minha estante
Mas, é um desafio que vale muito.

Carol 27/05/2020minha estante
Obrigada, vou dar mais uma chance!

Carol 14/10/2020minha estante
Oi Brenda! Dei mais uma chance a essa leitura e terminei hoje. É impressionante como a leitura de Kafka é angustiante. Maravilhosamente angustiante.

Brenda B 14/10/2020minha estante
Que maravilha!

miguel 29/12/2021

Um ano de angústia em "O processo"
Esse é o segundo livro de Kafka que leio e este se mostrou bem mais promissor e interessante que "A metamorfose". K. é preso sem nenhum motivo aparente e se torna réu de toda uma corte. Assim ele tenta descobrir a verdadeira causa do processo. É claramente uma crítica ao sistema judiciário e à grande burocracia que torna um processo tão demorado e inútil.

A escrita de Kafka é bem refinada, mas simples, porém não posso dizer com certeza sobre isso pois a edição da Editora Novo Século é uma tradução indireta a partir do inglês, o que tira a essência de Kafka. Falando ainda sobre a edição, NÃO LEIAM A ORELHA DA CAPA. Alguém que não tem amor ao próximo colocou o fim da história nela ?

O fim foi uma surpresa, mas já era de se esperar, já que é uma obra marcada principalmente pela melancolia e angústia do personagem.

Realmente houve partes bem chatas em que Kafka encheu páginas e páginas com apenas um único parágrafo, mas tirando isso foi uma leitura agradável e leve. Recomendo à todos que curtem um temperamento melancólico nos livros.

LUNII 26/01/2022

Legal, mas é cansativo. As situações surrealista deixa tudo engraçado, e a gente já sabe da frustração até o final do livro, principalmente conhecendo o escritor. Acho que o tema não é algo que eu goste muito particularmente, o que faz a leitura já ser arrastada, ainda mais pelos parágrafos longos.

Carol749 17/01/2022

O fato da leitura de Kafka ser tão surrealista e nunca entregar de completo o porquê das coisas acontecerem da forma como acontecem é fascinante, O processo não deixa nada a desejar neste ponto, é fluído o ritmo que acompanhamos o processo de K e o final realmente me deixou col uma surpresa intrigante.

Evelin Graceffi 24/10/2020

Uma crítica bem direta ao sistema judiciário. A obra tem capítulos inacabados e um final totalmente sem sentido... porém, quem ousaria entender Kafka?

Rodrigues 25/10/2023

Instigante, prende o leitor. Embora um pouco confuso quanto ao final ou talvez seja eu que não tenha aceitado o final, o livro trás a insatisfação, o desespero por se ver de mãos atadas em várias e/ou em muitas citações. Mas e principalmente pela falta de agilidade, respeito, e verdade quanto à justiça. Talvez - quem sabe!? - qualquer semelhança não seja mera coincidência.

Leonardo.Antonio 27/08/2020

O absurdismo dos dias comuns
Neste livro, Kafka cria toda uma alegoria para retratar o quão opressor ou "impossível" pode ser um sistema contra um indivíduo. Além do mais, faz uma crítica majestosa aos processos burocráticos e judiciários.

gabmello 17/04/2023

Nos alienamos no processo de Josef K.?
"O Processo" é uma história de narrativa surreal e distópica que segue o protagonista Josef K., um bancário, que de repente é acusado de um crime misterioso. O curioso é que ele não sabe o crime que cometeu, ou quem o processa, mas ainda assim se vê envolvido em um labirinto burocrático e absurdo de um sistema judicial inacessível.

A trama se desenrola em um cenário opressivo e claustrofóbico, o que me agoniou completamente. Estamos tão perdidos quanto K., tentando compreender e enfrentar as acusações invisíveis.

Kafka utiliza uma linguagem detalhada e uma atmosfera angustiante para explorar temas como a alienação, a burocracia, o absurdo da condição humana e a impotência diante de um sistema opressivo. O autor coloca-nos as pensar e repensar as leis que seguimos, assim como o sistema que cultivamos. A história evoca uma sensação de pesadelo e paranoia, deixando os leitores intrigados ao questionar essa natureza da justiça e da realidade.

"O Processo" é uma obra-prima da literatura moderna que fui capaz de vivenciar. A história é conhecida por sua escrita única e estilo narrativo singular de Kafka, mas, por ser um trabalho "inacabado", publicado postumamente, coloca o leitor a enxergar as entrelinhas, o que com certeza é um jogo incrível. É uma leitura desafiadora, mas completamente reflexiva e existencialista.

Dukharloz 08/03/2021

Culpado
Uma leitura de bastante oscilação: as vezes cansativa, as vezes instigante. Acredito que não conhecer o contexto histórico no qual o livro foi baseado dificultou um pouco o entendimento de todas as críticas ao sistema de justiça, mas isso é compensado pela situação ser apresentada de forma totalmente absurda. Tal absurdo não se limita ao exterior do personagem, mas o próprio muitas vezes se mostra conformado com a (in)justiça, entrando em diálogos longos e de difícil compreensão para o leitor (no caso, eu) sobre sua situação.

No geral, se K. tivesse consultado o Celso Russomano, tudo isso poderia ter sido evitado.

1 | 2 | 3 | 4