Amor Abstrato

Amor Abstrato Daya Alves

Resenhas - Amor Abstrato

Clauclau/Eu leio sim e daí 07/12/2018

Amor Abstrato
Esse é um daqueles enredos que impregna a alma nos convidando a mergulhar no grande sentimento que é o amor, mas não apenas isso, encontraremos também no decorrer no livro a superação em situações que acreditamos perdidas. Quando o amor toma a frente somos capazes de contra atacar os males do corpo e da alma. Essa será a trajetória de vida de um jovem e belo casal, diferente em certos pontos, mas parecidos em suas entregas que viviam de emoções não ditas.

Um romance dramático narrado em algumas vezes em terceira pessoa e em outras em primeira, com personagens bem construídos, tanto os principais como os secundários. Nesse enredo, Daya empregou em sua escrita uma grande carga emocional, pautando temas e situações muito fortes como: pedofilia, agressão contra a mulher, traição, síndrome do pânico, depressão, racismo, diferença social e drogas, mas soube também nos levar pelo caminho da justiça, perdão, da superação e da homogenia de almas. O desenho da estória foi bem elaborado e desenvolvido, impossível parar de ler.

Para ler a resenha na íntegra visite o blog:

site: https://www.euleiosimedai.com.br/single-post/2018/12/07/Resenha-chegando-do-livro-%E2%80%9CAmor-Abstrato%E2%80%9D-de-Daya-Alves

Patricia637 08/04/2023

Emocionante
Amor abstrato é um livro emocionante.
Um rance que conta a história de amor de Jaqueline e Léo.
Uma trama repleta de drama, emoções fortes, mas também muita superação e sobretudo fé.
Impossível não torcer por este casal que lutou tanto para conquistar o seu tão sonhado final feliz.
Super recomendo.

Joana235 22/05/2019

Super recomendo!
Esse livro irá contar a estória de Jaqueline, uma garota humilde e sonhadora que já sofreu muito na vida mas apesar disso segue na luta para conquistar um dos seus maiores sonhos: o de ser fisioterapeuta.

No dia do tão sonhado baile de formatura de Jaque, tudo desmorona, pois ela recebe a terrível notícia de que Léo, seu irmão de coração, por pura irresponsabilidade, se envolveu num terrível acidente e agora, encontra-se entre a vida e a morte num hospital.

Quais foram os motivos que levaram o garoto a se envolver nesse acidente? E como eles irão reagir à essa fase tenebrosa e cheia de turbulências? Quais serão as surpresas que o destino reserva para esses jovens?

"Juntos, eles conseguiriam reconstruir as vidas destruídas e nesse dia, ela estaria realizada".

Numa narrativa envolvente, repleta de surpresas, emoções e muito drama, a autora é capaz de prender o leitor da primeira até a última linha nos dando uma estória muito bem construída.

"Eu quero você! Da forma que for, do jeito que puder ser. Não me importo com mais nada nesta vida, desde que você esteja presente nela".

Não vou falar mais detalhes do livro, pois não quero estragar a experiência literária de vocês mas deixo registrado aqui que essa leitura vale muito a pena.

E para finalizar gostaria de ressaltar o tato que a autora teve por ressaltar a importância da fé, mostrando que independente das nossas provações, dias melhores virão e, no final, sempre teremos um motivo para sorrir.

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo..." (Salmos, 23:4).

Super recomendo a leitura.
daya alves 24/05/2019minha estante
Muito obrigada! Amei, bj

AnaRitaCunha 21/11/2018

Surpreendente!!!

O livro é pequeno, 203 páginas, mas a história retratada nele é gigante.
Jaqueline é uma moça de infância difícil, mas que nunca desistiu de seus sonhos.
Léo é o típico filhinho de papai que aprende os valores da vida e das pessoas do pior modo.
Uma trama cheia de “coincidências infelizes”, e reviravoltas surpreendentes faz desse romance uma aventura instigante.
O que mais me encantou foi a sutileza ao descrever a intimidade do casal. O foco da autora é realmente a trama.
Super indico.

MillaSafira 09/04/2023

Fascinante ????
Uma História Sensacional. Adorei Muito Ler. De Um Enredo Muito Bem Desenvolvido e Envolvente História. Um Livro Irresistível que Te Conquistar a Cada Página. Jaqueline e Leo Vão Juntos Superar Medos, Inseguranças, Traumas, Acidente e Obstáculos Para Construírem Uma Linda História e Viverem Muito Felizes. Um Romance Arrebatador que Nos Fascina. Com Uma Leitura de Fácil Compreensão e Escrita Magnífica Que Flui Muito Bem e Que Te Prende do Começo ao Fim. A Não Mais Querer Parar de Ler Esse Livro Esplêndido. Uma Avassaladora História Que Nos Encanta e Faz Querer Conhecer Essa História Incrível. Completamente Fascinada Por Esse Incrível Livro. Parabéns a Autora Daya Alves Por Essa Belíssima História e Romance Adorável de Um Livro Com uma História Maravilhosa e Fascinante. ???

Priscila Debly 20/02/2019

Impressões do "Amor abstrato"
Impressões

Um livro que não desgrudei nem por um segundo, leitura fluida e rápida, história linda e emocionante, com muitas mensagens de superação, perdão. Eu aprendi ainda mais a dar valor na vida, assim como entender como as pessoas se sentem quando estão presas à cadeira de rodas. Elas precisam de ajuda, principalmente ajuda emocional. Sem falar na diagramação impecável a cada virada de página! Ainda vi o encantamento dos capítulos com quotes do livro “O pequeno príncipe” de Antoine Saint-Exupéry, e cada mensagem ali inserida, diz exatamente como é o capítulo, mas numa linguagem metafórica, por várias vezes voltei e relembrei os trechos do livro de Antoine Saint-Exupéry. Tão bom ver esse livro que eu amo nas páginas do "Amor abstrato"!!

Um fato que fiquei com raiva foi do Léo, no início da história, por ele demostrar ser muito egoísta e não gostar nem de si mesmo. Depois, ao longo da narrativa, fui me apaixonando por ele.

O que mais me encantou na história foi a amizade entre Léo e Jaque, singela e forte, vinda desde infância. Marquei aqui uma citação de um fato onde demonstra a verdadeira amizade dos dois.

“Léo presenciou algumas crianças falando de seu cabelo, dizendo que era ruim e jogando seu lanche ao chão, enquanto Jaque chorava sem entender porque estava sendo agredida verbalmente... sentiu-se triste, nunca fez nada para merecer aquele tipo de tratamento. Léo correu em sua direção, deu um soco no garoto, que tinha estragado seu lanche, ameaçou todo mundo e se sentou ao seu lado, oferecendo o lanche dele e consolando-a, dizendo que achava seus cabelos os mais lindos de todo colégio. Daquele dia em diante nunca mais a deixou sozinha no intervalo.”

Um fato lindo que a autora aborda profundamente é a questão do preconceito. Suas palavras na própria ação e vivência da personagem, nos lembra o quanto a realidade é amarga na vida real, Daya nos faz refletir sobre um mundo melhor, onde a cor da pele ou tipo de cabelo não deveria ser tão marcado com a crueldade, o racismo e preconceito gratuito. Ela nos mostra a valorização de uma mulher negra, que se acha bela e se ama por quem ela é, percebemos o quanto Jaque é empoderada, sendo ela naturalmente mulher e do jeito que é. Me encantei com a personagem e toda sua trajetória, principalmente quando sofreu, depois de adulta, preconceito de um amigo de Léo.

“Muito orgulho de minha cor, e o fato de você me achar inferior, não me diz nada; não esperava menos de uma pessoa tão mesquinha como você. (... ) Não vou perder meu tempo com um ser preconceituoso.”

Um livro que suspirei por vários momentos, e, quando o casal se aproximava, meu coração clamava por eles, ou seja, desejava que a união dos dois viesse.

Na visão de Léo, Jaque era uma moça encantadora e isso me fazia acreditar que o “playboy” poderia mudar de vez.

“Ela era linda aos seus olhos, sua pele morena com seus cabelos encaracolados sempre rebeldes, lábios carnudos e olhos tão expressivos que pareciam enxergar a alma.”

As palavras da autora, em muitas passagens, nos remete aos adjetivos poéticos ao citar características humanas e isso me encantei com a narrativa. Aquele ar meloso do casal me deixa mais fascinada ainda, eu não curto história em que o casal já se desenrola logo de início. Eu gosto quando eles vão nos mostrando o verdadeiro amor, igual a Léo e Jaque desse livro. Não posso mentir que fiquei entregue a paixão dos dois...

“Léo aproximou seus lábios dos meus, que já ansiavam pelos dele. Fechei os olhos enquanto, delicadamente, ele continuava acariciando meu rosto. Quando já estava entregue, com coração aos pulos, ele ainda falou, me dando uma última chance de partir: ― Minha doce Jaqueline, por favor, me mande parar! Em resposta, abri meus olhos e pousei meus lábios nos dele...”

Não posso mais contar nadinha a você, pois te entregaria muitos spoiler (risos), só digo que irá se emocionar, se encantar e refletir com essa riqueza de literatura. Gosta de romances com muita amizade, perdão, superação e ainda reflexão? Então vai se apaixonar pela Jaque e Léo...

By Priscila Debly

site: https://prisciladebly.blogspot.com/

robson.cuer 13/11/2018

Tudo como se espera
Você quer um amor? Aqui tem!
Quer um drama? Aqui tem!
Quer superação? Aqui tem!
Um livro super bem escrito, uma história direta, que te faz querer mais a cada final de capítulo. Torci muito por Jaque e Leo! Tive vontade de dar umas porradas nele, e uns chacoalhões nela, e se isso ocorre é porque me envolvi com o enredo proposto!
Parabéns Daya Alves! Agora vou correndo ler #Estareiaqui

Bia Sousa 20/05/2018

Surpresa estou com esse livro!
Como vocês já sabem, sou apaixonada por romances dramáticos, que nos deixam com o coração na mão, e quando surgiu a oportunidade de ler Amor Abstrato eu não pensei duas vezes, corri para ler.

Em Amor Abstrato conheceremos Jaque, recém formada em Fisioterapia e que mora com sua mãe na casa da Família Carvalho. Toda a família sempre demonstrou carinho por ela e por isso decidiu custear todos os estudos da nossa protagonista. Como forma de agradecimento Jaque decide convidar Léo para ser seu padrinho em sua formatura. Jaque sempre escondeu o amor que sentia por Léo, e no dia da sua formatura ela sentiu que talvez fosse o momento certo para que o amor falasse mais alto, mas não foi bem isso que aconteceu

Léo é um filhinho de papai inconsequente que só pensa em farra com seu melhor amigo, porém tem um coração muito bom. Depois de ter beijado Jaque em sua formatura no meio do baile, ele some e deixa todos preocupados. Momentos depois veio a notícia avassaladora: Léo sofreu um grave acidente, e pior acusado como culpado pela morte de duas pessoas.Em meio a dor em descobrir que não poderá mais andar, e sendo alvo da mídia, Léo cai em uma profunda depressão.O senhor Leônidas, pai de Léo, não sabe mais o que fazer, e confia em Jaque, que promete utilizar tudo que aprendeu em seu curso para ajudar Léo a sair desse momento tão doloroso.

A premissa parece com algum livro conhecido, não é mesmo? Mas é só na premissa mesmo. Jaque acaba cada vez mais apaixonada por Léo, que com o tempo não conseguirá mais fingir que o sentimento não existe.

Mas como é possível alguém ser feliz quando se tirou a vida de pessoas inocentes? Jaque e Léo partem em já jornada difícil para vencer todos os problemas que cada um carrega em seus corações.

Muito mistério e cenas fortes com temas polêmicos estão reservados para essa leitura que tanto amei, em Amor Abstrato eu ri, chorei, senti raiva e em outros momentos senti meu coração aquecido. Um livro repleto de muito sentimento e que trará um turbilhão de emoções em seu coração.

Me surpreendi muito com a escrita da Daya Alves, já havia me surpreendido com a leitura do conto Sinônimo de Amar, mas fiquei mais encantada ainda com a leitura desse livro.

Com certeza é um livro que super recomendo e que merece 5 estrelas, Daya Alves está arrasando como sempre

site: https://www.instagram.com/p/BgPouvnBeDI/?tagged=resenhasdober%C3%A7o

Renata Maggessi 21/05/2018

O amor vence barreiras
Daya nos apresenta uma história linda, de superação e repleta de sentimentos. Ela nos mostra que, através do amor podemos superar as barreiras e enfrentar todo e qualquer desafio. Amor Abstrato tem o poder de trazer à tona o melhor de nós.

Karin Cristine 15/06/2021

Perfeito que se fala né
? O livro Amor Abstrato conta a história de Jaque e Léo.

? Jaqueline é a filha da empregada dona Laura que é uma fofa e Leo é filho do senhor Leônidas que é um grande empresário que não tem tempo para o Filho. Após um acidente os dois acabaram se aproximando mais, porque eles cresceram juntos e eram muito amigos. Mas o que aconteceu fez com que o elo entre eles ficasse mas forte.

? O livro nós mostra que sempre devemos ter fé e jamais perdemos as esperanças.

? Aiiii que Livão maravilhoso !!!! Ele aborda temas fortes, mas descritos de uma maneira incrível, em uma escrita super fluída e gostosa de lê.

? Super recomendo!!!

? Amor Abstrato é destruidor (No bom sentido kkkkk) tocante, encantador, intenso, com reviravoltas, risadas, suspiros, coração quentinho, e também apertadinho, aflito, .... Literalmente é uma montanha russa de emoções, descrito de uma maneira muito gostosa de lê ? Eu Ameiiii !!!!!

? Super vale a pena a Leitura !!! Já disse que Ameiii Ameiiii Demais?? ?

? Você não pode desistir sem ao menos tentar.

? A única certeza que posso ter é a de que, quando abrimos nosso coração para os sentimentos bons, o mal não floresce.

? O amor de vocês vai superar mais essa barreira.

? Ambos tenham feridas na alma, mas, acima de tudo, agora tinham um ao outro.

Manu 28/04/2021

Achei o casal principal um pouco sem sal, não gostei muito (talvez porque romance não é um dos meus gêneros favoritos).

Esmeralda @witchesme 14/10/2018

Amor Abstrato por @Witchesme
Gostei desse livro por que a autora consegue passar valores a muito esquecidos pelo ser humano, são eles: Fé, Amor e Perdão.

Sentimentos que com o dia a dia vamos esquecendo que são importantes para termos um pouco de dignidade.

Fala também de preconceito, que não deveria existir mas que está ai, apesar de nem todos pensarem da mesma maneira.

Os personagens conseguem sobreviver com muita luta e sofrimento que eu não sei como conseguem ser tão bons.

E deixa um recado para nós, que não importa as lutas e divergências no dia a dia, nunca devemos deixar de ter fé.

site: https://www.instagram.com/witchesme/

nayara-nec 30/07/2018

"Léo, um festeiro que adorava curtir a vida, hora boa era aquela que ele estava curtindo. Muitas vezes quando as pessoas estavam acordando para mais um dia de trabalho, talvez ele estivesse voltando da farra.
Jaque, uma moça esforçada que dividia a vida entre ajudar a sua mãe e persistir para alcançar seu objetivo, ser fisioterapeuta.
"Enquanto Léo colecionava namoradas, ela se dedicava ao máximo aos seus objetivos. Nunca se permitiu envolver por ninguém, acreditava ser perda de tempo e de concentração para alcançar sua independência financeira e dar uma aposentadoria digna à mãe. Possuía outros valores, acreditava em coisas de difícil entendimento para as pessoas com quem se relacionava, e por isso preferia ter raros amigos e nenhum namorado."
E o que esses dois têm em comum? Bom ele é filho do patrão, e ela a filha da governanta. Tiveram uma amizade infantil muito forte, mas a vida tratou de traçar seus caminhos e foi distanciando os dois. Mesmo a vida tendo trilhado caminhos diferentes, o afeto que eles tinham permanecia.
Quem diria que a festa de formatura da Jaque fosse tão reveladora. O que era para ser uma comemoração, acabou tomando outros rumos. Na mesma noite acontece uma tragédia que irá desestabilizar a vida dos dois, mas a força de vontade, a persistência e a fé de Jaque conseguiu unir esse casal.
Não será uma união muito tranquila, já que os dois têm traumas do passado e cada um enfrentou e continua enfrentando esses medos. Como a Jaque diz "[...] é só uma questão de ver as coisas por outro ângulo. Talvez você só precise assumir seus erros e tentar tirar uma lição de tudo o que passou para seguir em frente, em busca de paz. A questão é que muitas vezes não conseguimos isso sozinhos."
E a vida ainda é capaz de pregar mais peças e trazer novos dilemas. E será que eles conseguirão enfrentar esses novos desafios? Os medos do passado foram totalmente superados? E o sentimento que eles possuem, será que resistirá? Até porque o Léo falou "agora sei que não consigo passar por tudo isso sozinho, você despertou em mim a vontade de lutar, acreditou quando eu já não era mais capaz."
E aí, ficaram curiosos? Espero que sim, mas não posso revelar mas nada, sem spoiler! O que posso comentar desse livro, eu adorei; já conhecia a escrita da autora e fiquei presa lendo o livro, querendo saber o que iria acontecer nas próximas páginas. Super recomendo."

Leninha Sempre Romântica 21/08/2018

Sempre que volto da Bienal venho não só com as baterias recarregadas como também com uma mala cheia de livros maravilhosos, e sempre — mesmo com todos os livros de parcerias na pilha —, eu escolho um dos que trouxe para ler. É como se isso me fizesse adiar um pouco a sensação de que a Bienal acabou. Dessa vez o livro escolhido foi Amor Abstrato, da Daya Alves.

Como citei no vídeo que fiz mostrando minhas aquisições da Bienal (aqui), há muito tempo a Daya — que eu considero uma amiga muito querida — já vinha me prometendo esse livro, ela gosta de compartilhar sua escrita comigo, e me sinto muito honrada com isso. Dessa vez a entrega aconteceu e eu não podia colocar seu livro na pilha, por isso e, além disso, decidi ler, e claro que eu amei.

Diferente do livro anterior que li da autora — Estarei aqui, que é divertidíssimo por sinal —, temos aqui um drama, uma história que nos traz momentos de tensão, de muito amor e amizade, e também de muita dor. E como não podia ser diferente nossa autora nos brinda com personagens que sonhamos em ver sempre nos livros que lemos. Temos aqui uma personagem afro-descendente e outro com deficiência física. Só isso já leva o leitor para outro patamar. Não temos aqui aquele casal clichê e tão visto nos romances que lemos por aí, não os desmerecendo, é claro.

Jaqueline é uma negra linda, humilde e batalhadora que já sofreu muito na vida, tem um passado marcado por um trauma que vai sendo desvendado ao longo da narrativa, além de ter sofrido bullying na escola. Mesmo assim ela lutou para conquistar seus objetivos e dar orgulho a sua mãe.

Léo é o filho do patrão da mãe de Jaque, e apesar dos dois terem sido muito amigos na época da escola, o mundo os afastou. Jaque se focou nos estudo e Léo na boa vida, nas farras e nas más companhias. Mas o destino quis unir novamente esses dois e os colocou frente a frente para lutar numa batalha assustadora, complicada e bastante difícil, para ambos.

Com certeza essa é uma daquelas histórias que nos surpreende a cada página, quando você imagina que as coisas estão andando para um final feliz eis que surge um fantasma, um trauma, um problema e afasta, une e constrange nossos protagonistas, transformando 200 páginas de uma história que poderia ser simples em algo inusitado e maravilhoso de se descobrir. Daya Alves consegue escrever com simplicidade e sem enrolação uma história completa e muito bem desenvolvida em poucas páginas. Não há como largar, como deixar o livro para depois, quando se começa a leitura só se larga quando se chega ao final.

Uma das coisas que eu achei de uma delicadeza sem par foram as citações do livro O Pequeno Príncipe, a cada início de capítulo. E cada frase dizia muito sobre o capítulo que o seguia, tornando a leitura leve e delicada.

Mais uma vez rendo elogios a essa autora que mostra que escrever é um dom e que ela o possui e demonstra isso a cada página virada. Recomendo a leitura e ainda digo mais: leia e se deixe apaixonar por personagens reais e sofridos, que entrarão em suas vidas de maneira única, e que ficarão na memória por muitos dias depois do término da leitura.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2018/08/amor-abstrato-daya-alves.html

Desireé (@UpLiterario) 27/01/2018

Traumas, preconceitos e amores improváveis. (@Upliterario)
Amor Abstrato traz a a história de Jaque e Léo, ambos marcados por traumas do passado e que apesar da amizade, sempre viveram em mundos completamente diferentes.
Jaqueline é a filha da empregada da mansão do Sr. Leônidas, pai de Léo. Apesar da origem humilde, a garota conquista a tão sonhada vaga na universidade pública, formando-se em fisioterapia. Em sua festa de formatura, tudo parecia perfeito até que Léo a beija na pista de dança e a abandona em seguida, sem qualquer explicação. Como se não bastasse a confusão de sentimentos que acometem a garota, Jaque precisa lidar, ainda, com a terrível notícia de que Léo sofreu um acidente de moto após sua saída repentina da festa. E, a partir deste trágico evento, suas vidas jamais serão as mesmas.
Um romance com alguns bons clichês, principalmente, quando Jaqueline inicia os cuidados e o tratamento em Léo, após a notícia de que o rapaz ficou paralítico. Imerso em todo o caos que se tornou a sua vida, Léo não se sente nem ao menos digno de ter sobrevivido ao acidente que ocasionou a morte de duas pessoas. Mas será a alegria, a insistência e a companhia de Jaqueline que poderão mudar o rumo de seu sofrimento e garantir uma nova vida aos dois? Mesmo que para isso, segredos do passado e traumas distantes precisem ser desenterrados?
Uma história cheia de reviravoltas do começo ao fim, embalada por trechos e passagens de O Pequeno Príncipe. Apesar do turbilhão de emoções e sentimentos dos personagens, para mim, contudo, o livro poderia ter aprofundado um pouco mais no dia a dia dos personagens, em seus problemas e seus anseios, trazendo um toque mais pessoal e íntimo e, assim, aproximando os protagonistas do leitor. Senti como se estivesse em uma cabine distante assistindo a uma grande história de amor, longe, entretanto, de qualquer contato com a narrativa.

site: www.instagram.com/upliterario