Menina - Mitacuña

Menina - Mitacuña Paulo Stucchi

Resenhas -

Julia.Degaspari 24/10/2018

Tocante e verídico
Menina-Mitacuña é um romance histórico escrito por Paulo Stucchi. A história se passa na Guerra do Paraguai. Os personagens são Negro João, um soldado que deixou o exército no Brasil e uma menina guarani. Os dois não conversam, o soldado por ter perdido a fala e a menina por não saber falar a mesma língua que ele, mas a conexão dos dois é tão profunda que se comunicar com palavras parece superficial.

Vivemos num mundo onde somos bombardeados pelas guerras americanas e europeias, eu não fazia ideia de quanto ler um pouco sobre a Guerra do Paraguai podia agregar em meus conhecimentos. Miséria e destruição não é meta alguma, mas isso deixa bem claro o quanto a humanidade tem de fugir disso cada vez mais.

O livro não é apelativo e como já disse com muito conhecimento, o autor estudou muito antes de produzi-lo e isso só mostra o quanto essa história podia ter sido real, você acaba se apegando a trama e conhecendo mesmo os personagens.

A escrita é leve mesmo sendo um assunto pesado, recomendo muito a leitura para fãs de livros históricos e para quem deseja se aventurar em um novo caminho. Que Maria e Negro João possam te ensinar coisas valiosas.

Adriana @livrosdaadri 19/10/2018

Menina
Menina Mitacuña é um romance histórico que conta a história de um soldado brasileiro chamado Negro João e uma pequena índia chamada Maria, em meio a um Paraguai devastado por uma guerra insana no século 19.
Negro João era escravo no Brasil e fora enviado para lutar na Guerra da Tríplice Aliança, que era constituída de Brasil, Argentina e Uruguai, em troca de sua liberdade.
Depois de três anos, Negro João já não tinha mais certeza de que valia a pena retornar ao Brasil para ser um homem livre. Perdera a real liberdade quando se alistou e matou outros homens. Nunca mais seria livre. Pelo contrário, seria eternamente escravo de sua própria consciência, uma prisão interna talvez mais cruel do que o cativeiro.
Com a resistência inútil do Paraguai na guerra, colocando crianças para morrer no campo de batalha, e diante da intolerância dos saldados brasileiros, Negro João decide desertar ao impedir que um de seus companheiros mate uma pequena índia guarani. Ele promete ao irmão da menina, nos segundos antes de sua morte, que irá levá-la em segurança até Assunção.
A maior parte da história se passa durante essa viagem dos dois.
Percebe-se que o autor pesquisou muito para escrever esse romance, pois o cenário da guerra é muito bem descrito.
A leitura flui muito bem.
É uma ótima indicação para quem gosta de romances históricos.

André Brusi (@booksandcandies) 19/10/2018

Menina-Mitacuña
SINOPSE: Um romance histórico, que se passa durante a Guerra do Paraguai, é o fundo dessa história intensa, forte, e por vezes, triste.
Os escravos sabiam que teriam a liberdade caso se alistassem para batalhar contra o país vizinho. E Negro João assim o fez.
Ele só não sabia que suas habilidades com as armas e seu porte físico lhe dariam vantagem.
Até que entre tantas mortes e sofrimento, ele encontra Maria, uma menina paraguaia. Ele e ela, sem falar, criam um laço de amizade intensa, já que Negro João percebe que no fundo de sua alma, ele não é um assassino. E precisa salvar aquela pequena índia.
Negro João é um desertor, para salvar a menina, e tentar restaurar sua humanidade.

🔹️Menina Mitacuña é um livro que pode te trazer lágrimas, expectativas e talvez, uma dureza no coração. Eu, pessoalmente, não conseguia chorar. Tamanha a intensidade dos acontecimentos, a escrita crua e fluida do autor, fazendo com que quisesse saber o que iria acontecer no final. É de fato uma obra linda, que desperta os mais variados sentimentos, e que dá orgulho a literatura nacional.

Fernanda @condutaliteraria 19/10/2018

Maravilhoso!
Menina - Mitacuña, de autoria de Paulo Stucchi retrata a dura realidade de um dos períodos mais cruéis e sangrentos da história na América do Sul, A Guerra do Paraguai.

Ocorrida entre 1864 e 1870, o conflito armado foi travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

Na história temos Negro João, que desertou do Exército Imperial Brasileiro, e está em fuga com uma pequena índia.

Negro João, antes da guerra, era escravo de uma fazenda em Petrópolis, onde vivia com sua mãe e onde aprendeu a atirar e a cavalgar muito bem. Após uma tentativa de assassinato, ele nunca mais falou.

Por outro lado temos María, uma indiazinha com tão pouca idade, que teve toda sua família dizimada pelo conflito.

"Uma vida dolorosa que, assim como a mãe, María aprendera a levar em silêncio. Talvez por isso, agora, a amizade muda entre ela e Negro João era tão reconfortante. Ela compreendia a linguagem do silêncio e do olhar. Nada precisava ser dito."

Dentre os personagens, encontra-se Cabo Reis, que foi ferido por Negro João e agora, cego em seu ódio, quer por todo custo vingança.

A história se passa intercalando o presente, durante a fuga de Negro João e a caça de Cabo Reis. E com flashbacks do passado, mostrando os personagens, antes da guerra.

Essa foi, sem sombra de dúvida, uma das leituras mais emocionante que li esse ano. O pano de fundo da guerra, milhares de famílias dizimadas e ao mesmo tempo, em meio a este cenário, o nascer da amizade de duas pessoas tão diferentes entre si e tão carentes desse afeto.

"E essa prisão parecia ser mais cruel conforme a resistência inútil dos paraguaios aumentava. E, diante dessa resistência, soldados e oficiais do exército imperial mostravam-se cada vez mais cansados e intolerantes."

As cenas do conflito são muito verdadeiras e cruas, o autor passou para o leitor, toda tensão dessa dura realidade da guerra. Deixo como destaque, sobretudo, a Batalha de Acosta Ñu, uma das partes mais tristes e emocionantes do livro, onde mais de 3500 jovens perderam suas vidas.

Vale ressaltar também, a excelente pesquisa do Paulo para escrever todo esse cenário, é nítido todo cuidado que ele teve durante o desenvolvimento do livro.

Como falei, eu me emocionei muito durante a leitura. Tanto pelo cenário da guerra, quanto pela amizade entre Negro João e María. O final é de arrasar mais ainda.

E por fim, ainda temos algumas notas do autor, onde ele fala um pouco sobre a experiência de escrever o Menina Mitacuña. Eu fiquei bem emocionada em alguns trechos.

Termino essa resenha dizendo o quanto essa foi uma leitura maravilhosa e repleta de sentimentos. Recomendo para todos!

dayolive 19/10/2018

Um país destruído.
Uma guerra sangrenta .
Menina- Mitacunã.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No romance “Menina – Mitacunã”, o leitor acompanha a trajetória de um soldado negro, desertor do exército imperial do Brasil, e uma menina guarani que cruzam o território paraguaio rumo à Assunção. Ainda que em silêncio, cultivam uma amizade calcada naquilo que não pode (e não precisa) ser dito. O cenário é a Guerra do Paraguai, conflito que dizimou a população masculina paraguaia e que, até hoje, é alvo de vários estudos históricos e de geopolítica.
Gente! Que livro lindo.
O autor nos traz a história incrível de Negro João e sua luta para proteger uma índiazinha paraguaia que ele encontra em meio a guerra entre Paraguai, Brasil e Uruguai.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Negro João é um soldado desertor do exército imperial brasileiro, perseguido por seus inimigos, machucados por seu passado. Em meio a isso tudo, ele encontra uma amizade silenciosa, porém real com a pequena menina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nunca vi, de fato uma amizade tão bem descrita, posso até dizer paternal.
É fabuloso cada palavra escrita.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A índiazinha por sua vez, é forte, já viu muita coisa horrível que apertou meu coração toda vez que lia a história sobre essa pequena garotinha, porém seu amor de irmã para com o Negro João acalmou meu ser de uma forma incrível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Paulo nos deu o deleite de tantas emoções que vai desde rir a chorar, amar a odiar alguns personagens, sentir pena, dor com ele e esperança de um mundo melhor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma leitura gostosa e ao mesmo tempo de muita aprendizagem para quem ler.
Eu me encantei. Amei.
Leiam! Sério. Leiam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Porque a vida, João, é feita de espinhos, mas o que Deus guarda para nós é algo muito além da bondade que podemos ver ou crer no mundo dos homens. Se hoje nós sofremos, um dia seremos merecedores de graças infinitas. Foi isso o que aprendi, e é isso o que quero que tu saibas, filho”, ela dizia."

Cibele.Heredia 19/10/2018

Resenha
Olá pessoinhas, tudo bem por aí? Espero que sim, hoje vim trazer a resenha de um livro que tive o prazer de ser convidada a ler junto com outros igs.
Livro: Menina Mitacuña (@paulostucchi )
🌻
Aqui vamos ver a história de um soldado negro, desertor do exército imperial do Brasil, e uma menina guarani que cruzam o território paraguaio rumo à Assunção. Tudo se passa como plano de fundo a Guerra do Paraguai, conflito que dizimou a população masculina paraguaia.
🌻
Este soldado era um escravo, foi mandado pelo seu Senhor para lutar na guerra.
Lá ele presenciou tudo o que há de ruim neste mundo, e que nada poderá tirar as lembranças de sua memória.
Mas em meio a tanta desgraça, ele encontra um pequena menina guarani que precisa muito de ajuda após passar por uma situação muito dolorosa.
E se vê responsável por aquela menina agora, até deixá-la em segurança em Assunção.
🌻
Eles passarão por muitas coisas juntos, o que irá cada vez mais aproxima-los um do outro.
E um laço que nunca se imaginou se cria entre eles.
Se eles conseguem chegar ao destino, se dará tudo certo no final, e como será a trajetória, terá que ler para saber, se eu contar tirarei toda a beleza desta história.
🌻
Um livro tocante, que em momentos mostra toda a crueldade que o homem pode fazer. Mostra o lado do ser humano que só surge em meio à tanto horror como em uma guerra.
Um livro que mostra uma amizade genuína, entre pessoas que perderam a fé em tudo e que a mesma se renasce por esta amizade.
Um livro que você deve ler, e dar uma chance a nacionais tão bons que temos aqui.
Tire o preconceito em relação a livros nacionais, eu te garanto que eles podem ser tão bons quanto aos estrangeiros.
Agradeço pela oportunidade de conhecer um novo autor nacional, que me cativou muito com sua escrita. Lembrando que você pode adquirir o ebook pela Amazon e grátis pelo kindle unlimited.

Coruja dos livros 19/10/2018

Sensível
Olá corujinhas, como estão hj?
Vamos de resenha? Hj é do livro da LC que estava participando e já tinha falado para vcs sobre ela.
Menina Mitacuña
Autor: @paulostucchi
Editora: Schoba
Páginas: 256
Nota: 5 ?
Menina mitacuña é um romance histórico, ambientado na guerra do Paraguai. Conta a história do Negro João, um escravo brasileiro que ao se alistar sonhava com a liberdade. Ele abandona a guerra e se torna um soldado desertor.
João encontra com uma indiazinha paraguaia, a Maria. Ela assustada, pois viu todo o seu povo ser dizimado, o único familiar sobrevivente (além dela) foi um irmão, que mesmo muito novo foi levado ao exército. Assim Maria fica sozinha em um país devastado pela guerra.
Negro João e Maria criam uma amizade pura, cheia de afeto e sentimento, mesmo sendo uma amizade silenciosa, pois João não fala, eles se entendem e comunicam-se por olhares.
Ele decide levá-la à capital Assunção e deixá-la com um padre, mas essa caminhada/travessia não é nada fácil, eles passam por momentos difíceis e sofridos.
Esse livro é MARAVILHOSO. Fazia muito tempo que não lia um romance histórico e esse me encantou lindamente. Ver descrições dos sentimentos dos personagens, nos faz entrar de cabeça na história.
Chorar? É o mínimo diante de tantas situações descritas alí. Conhecer a história por diversos personagens nos ajuda a entender o que se passava.
Vc conhece o bem e o mal. O amor é o ódio que andam lado a lado. Vemos em cada palavra o quanto o autor Paulo teve um cuidado e estudo dos fatos. Fatos fictícios e reais.
Menina Mitacuña toca o coração do leitor sem pedir licença.

Uinayara 18/10/2018

Resenha A menina mitacunã
O cenário é a Guerra do Paraguai. Uma amizade improvável. Um silêncio que fala mais que qualquer palavra. Negro João, assim como varios negros, viu na guerra a oportunidade de liberdade, que lhes era prometida no alistamento, mas ele se torna um desertor quando seu cominho cruza com o da pequena índia Guarani Maria (que viu toda sua família ser dizimada) e promete levá-la para Assunção, onde ficará aos cuidados de um padre.
?????????
Quando recebi o convite pra essa leitura coletiva, fiquei bastante receosa, pois não é uma leitura que eu escolheria, mas ao dar a oportunidade me surpreendi com a riqueza de detalhes e emoções que essa história traz. O autor conseguiu traduzir perfeitamente toda o cenário da guerra e a dualidade de sentimentos de ser humano diante de situações extremas. Amizades, guerras, preconceitos, fatos históricos fazem de A menina mitacunã um romance histórico riquíssimo em aspectos que formaram a história do nosso país e que deveria ser lidos por todos! O e-book está disponível no Kindle Unlimited e também para compra na Amazon! Agradeço ao autor pela oportunidade de fazer parte dessa leitura coletiva, foi uma experiência indescritível!

May 17/10/2018

Simplesmente incrível
Com uma escrita envolvente e um cenário de guerra histórico, conhecemos Negro João, um escravo que em troca de liberdade se torna soldado quando o Brasil entra em guerra com o Paraguai.
Negro João não fala, todavia nem tudo precisa realmente ser dito com palavras, e é assim que em meio a sangue e corpos mutilados, em meio a sofrimento, dor e desespero, Negro João deserta.
Com uma missão pessoal que o faz ser caçado pelo exército brasileiro, em solo inimigo, Negro João e uma pequena menina paraguaia atravessarão cidades para tentar chegar até a capital, Assunção.
Com um plano de fundo historicamente sangrento e realista, Negro João e a pequena paraguaia acabam criando um vínculo de amizade onde palavras não precisam ser ditas, onde olhares não mentem e se tornam a base mais verdadeira de conversas em anseio de uma consciência limpa onde um escravo desertor brasileiro pode, enfim, encontrar descanso.

Miry 16/10/2018

Amizade linda
Eu só sei definir esse livro como tocante. Um livro que não vai te fazer chorar mas que vai te deixar com o coração apertado o tempo todo. A história que envolve a amizade de Negro João e a Menina Maria diante da Guerra do Paraguai que passa por ele a todos os momentos, te faz querer proteger os dois de todo o mal que encontram no caminho. Você querendo que tudo acabe bem o tempo todo.

Eu indico demais essa leitura, porque você não será o mesmo quando terminar de ler.
Cioran E. 17/10/2018minha estante
Boa tarde, Mirione! Já retornei sua mensagem, poderia conferir? Abraço!

Fabi @FLeituras 16/10/2018

Uma história tocante
Menina-Mitacuña é um romance histórico escrito por Paulo Stucchi.

A história tem como cenário a Guarra do Paraguai, onde um soldado negro, um desertor do exército imperial do Brasil, cruza o território paraguaio rumo a Assunção para deixar em segurança uma garotinha guarani.

Ambos não conversam, Negro João (o soldado) por ter perdida a fala e Maria (a menina) por não saber a língua de seu companheiro. Os personagens são bem construídos e mesmo sem se falar conseguem transmitir várias emoções.

O autor tentou trazer o que os envolvidos com a guerra sentiram na pele, uma visão dos dois lados: a dos soldados, tanto brasileiros como paraguaios, e a da população que sofreu com a guerra que trouxe miséria, dizimou boa parte da população masculina e um destruiu o país.

O livro traz alguns fatos fictícios e outros que realmente aconteceram como: recrutamento de crianças paraguaias para lutar; boa parte do exercito brasileiro ser composta por negros escravos na promessa de alforria; o patriotismo do povo paraguaio que deu a vida por seu país...

Tudo isso faz com que a história seja bem comovente e você se afeiçoe aos personagens, pois fica a sensação de que aquilo aconteceu.

Temos um pouco de espanhol e italiano neste livro durante os diálogos dos personagens que são estrangeiros. Vale um destaque para Giacono, um mercador que ajuda Negro João e Maria durante sua jornada.

A história da algumas voltas, é como se mostrasse fragmentos de memórias e depois os explicasse. Isso ajuda a criar um suspense no livro, pois você fica curioso para saber os detalhes de cada evento, e principalmente saber por que Negro João decidiu ajudar aquela menina. Acontecem tantas injustiças durante a história que você torce para que Negro João e Maria tenham um final bom.

Um livro curto, mas que te transporta até o cenário da guerra e te faz sentir angustia, revolta e se emocionar muito no final.

Uma leitura que sem dúvidas vale a pena, principalmente para conhecer um pouco deste momento histórico. Algumas vezes tive a sensação de estar lendo alguma das obras clássicas da literatura devido ao contexto histórico e as descrições do cenário, porém tudo com uma escrita bem mais leve e gostosa. O autor de alguma forma quis fazer uma homenagem aqueles que lutaram na guerra e as mulheres que reconstruíram o país após ela.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 16/10/2018

Menina Mitacuña- Paulo Stucchi
Eu adorei esse livro por ter fatos históricos reais, acho que esse tipo de leitura agrega muito conhecimento sobre o mundo. A ambientação na Guerra do Paraguai é sensacional! Foi um conflito muito sangrento que a maioria de nós desconhece e ainda ocorreu aqui mesmo na América Latina. O enredo mescla a língua portuguesa com a espanhola, fazendo com que o leitor sinta-se mais dentro da narrativa. Os personagens são cheios de sentimentos mostrando o pior e o melhor do ser humano. O livro tem uma linguagem simples e sua narrativa ocorre em poucos dias, porém é cheio de cenas fortes. Paulo é capaz de despertar no leitor empatia por aquelas pessoas e ao mesmo tempo ódio pelos “vilões”. No retrato de María percebemos que nestes conflitos quem mais sofrem são os inocentes, e que nada de bom vem de uma guerra.
Percebemos que Paulo fez um estudo profundo sobre o conflito e escreve com propriedade. O autor merece meu mais profundo respeito por abordar essa parte da história tão importante...
Indico muito pra quem gosta de livros reflexivos e cheios de história!
História linda, reflexiva e que vale cada página lida!

Myrelando 16/10/2018

Cenário de Guerra
Negro João é um soldado brasileiro, que foi pra guerra em busca de sua alforria, mas estando lá e vivendo oq viveu, percebeu que com tantas mortes, sangue e dor, ele mesmo sendo alforriado, jamais ia ser livre, pois iria levar as mortes de jovens soldados, crianças e doentes em suas costas. Sua esperança era conseguir levar a menina guarani para Assunção e com esse gesto heroico redimir pelo menos um pouco de toda a sua culpa. . .

Mária, menina que mesmo com pouco mais de 7 anos de idade, vivei e viu coisas que nem adultos são capazes de suportar, foi mais uma que sofreu com a guerra no Paraguai, a única de sua família que sobreviveu a guerra, guerra essa que levou suas irmãs e irmãos, sua mãe e amigos, ela foi a única que com a ajuda do soltado desertor, suportou a fome, o cansaço e sobreviveu. . .

Num cenário real, num mudo real, a estória foi contada. Cheio de luta e desigualdade, dor e sofrimento, vimos os bastidores de uma guerra insana, uma guerra que teve como consequência um país com mais mulheres que homens, mulheres fortes, que reergueram o país e deram seu sangue,deram seus filhos. . .

Esse livro é maravilhoso, pois pude ler e sofrer com essa guerra, que não é tão falada e que mesmo assim levou tantos de nós, que mostrou como a desigualdade e o preconceito são coisas tão tolas e que não leva a nada, confesso que, sofri em cada parte dos relatos e pude sentir a dor que as guerras causam. Enfim, recomendo de mais esse livro, atrevo até a dizer que é uma leitura necessária.

site: https://www.instagram.com/p/Bo4pVLSnc1B/?utm_source=ig_web_copy_link

Lendocomamih 15/10/2018

Amei ?
?Então, aprendeu que o tempo e os fatos são agentes frios, insensíveis. Que chegam e passam pela vida das pessoas sem o menor pudor ou escrúpulo, sem piedade alguma. Passam deixando apenas seu rastro. E é sobre esse rastro que os sobreviventes devem construir sua vida.?
?Um soldado negro, desertor do exército imperial do Brasil, é uma menina Guarani cruzam o território paraguaio rumo a Assunção. Ainda que em silêncio, cultivam uma amizade calçada naquilo que não pode (e não precisa) ser dito. O cenário é a Guerra do Paraguai, conflito que dizimou a população masculina paraguaia e que, até hoje, é alvo de varios estudos históricos e de geopolítica.
?Aqui conhecemos a história de negro João escravo de uma fazenda em Petrópolis, onde o fato de sua mãe ser querida da família Albuquerque, dava status a Negro João. Criado diferente dos outros escravos, aprendeu as técnicas da cavalgada e a atirar de revólver com o seu Senhor o barão Manuel Calisto. Quando seu senhor morre Negro João fica na mira de seu novo senhor que nunca gostou dele e na primeira oportunidade ele é mandado para guerra, onde conhece Maria.
?Essa leitura me tirou totalmente da minha zona de conforto, bem diferente de tudo que já li. Uma estória com a narração bem detalhada e que te passa a emoção, o amor e a dor dos personagens.
?Esse livro fala sobre a maldade do ser humano, mas acima de tudo da amizade. Recomendo muito essa leitura e não fiquem com medo de sair da sua zona de conforto, não irá se arrepender.