Todo dia a mesma noite

Todo dia a mesma noite Daniela Arbex




Resenhas - Todo Dia a Mesma Noite


1923 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


biaandradezz 07/05/2024

A tragédia de Santa Maria
O incêndio que ocorreu na boate kiss, em Santa Maria, 27 de Janeiro de 2013 é uma história muito complexa, comovente, que provoca uma certa repugnância nas pessoas.
Estava tendo uma festa organizada por alunos da universidade federal de Santa Maria na boate kiss, quando as 2h30 chamas de um efeito visual utilizado por um cantor no show atinge a espuma que revestia o teto da boate, era uma espuma altamente inflamável e tóxica, assim expandindo a fumaça na casa noturna. Quando as pessoas tentaram sair, os seguranças não deixaram, mas após verem a fumaça, liberaram a saída. Nesse tempo muitas pessoas acabaram indo aos banheiros por engano por causa da baixa iluminação.
Toda essa tragédia deixou 636 sobreviventes e 242 mortos.

Em primeiro lugar eu nem sei porque fui ler esse livro, já que o caso da boate kiss é um dos poucos que realmente me deixam mal. Eu sempre tive um pensamento, de porque as pessoas tinham que estar lá justo nesse dia?
Fico imaginando a dor das famílias que perderam seus parentes, filhos.
Encero essa resenha por aqui, pois nem tenho palavras para comentar sobre a tragédia de Santa Maria.
AliJu 08/05/2024minha estante
Eu preciso resenhar esse, mas li faz tanto tempo e não quero reler não ?
Apesar de que acho que lembro de pontos relevantes que poderia escrever, mas também não iria entrar na contagem de 2024 então não é prioridade ?????




Kess 06/05/2024

O livro aborda o trágico incêndio na Boate Kiss em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no qual 242 pessoas perderam a vida e muitas outras ficaram feridas.

Daniela Arbex demonstrou uma sensibilidade única ao narrar o sofrimento das vítimas e de seus familiares, destacando como a tragédia afetou profundamente a comunidade de Santa Maria. A falta de um julgamento dos responsáveis até então é um tema abordado no livro. No entanto, é reconfortante saber que, após tantos anos de espera, as famílias estão gradualmente encontrando a justiça que tanto ansiavam.
comentários(0)comente



Ni ni 05/05/2024

Kiss
O livro realmente é bem emocionante e pesado, reviver cada cena com certeza não foi fácil..
A história dos acontecimentos me fizeram chorar do início ao fim! Muito lindo mesmo
comentários(0)comente



dariostradlin 05/05/2024

Uma história real de terror
É um livro muito difícil de ler, principalmente nos primeiros capítulos. Cada perda é um soco na alma de quem está lendo, cada história que inicia com uma esperança daquele "personagem" ser salvo, mas termina com sua morte é devastadora.

Eu não dou cinco estrelas ao livro pela forma que os diálogos foram descritos. Não sei qual foi a intenção da autora, se foi priorizar seus princípios sobre um português 100% correto. O fato é que essa é uma história real, com diálogos que foram ditos com muita dor e emoção, e toda essa dor muitas vezes é perdida na descrição pela foram como as conjugações verbais foram feitas. Ficou artificial.

Tirando isso, é um trabalho jornalístico incrível sobre uma história real e devastadora. Como se fosse um roteiro de Stephen King, que infelizmente não é.
comentários(0)comente



Nathalia191 29/04/2024

Boate Kiss
Tem umas semanas que li o livro, mas coloquei uma meta para mim mesma de fazer resenha de todos os livros que lerei nesse ano de 2024, então aqui estou eu, só um pouco atrasada kk.

Depois de assistir a série na Netflix e ler algumas resenhas no Skoob, cheguei a mesma conclusão de alguns comentários: não conheço nenhuma vítima ou familiar, mas senti como se conhecesse depois de ler o livro.

Daniela é impecável na escrita, ela nos traz de uma forma muito bem colocada todos os sentimentos que os familiares e até as vítimas sentiram naquele dia e nos anos seguintes.

Não costumo marcar livros, mas esse me vi grifando linhas e mais linhas de tudo que mexeu comigo. Eu era muito nova quando aconteceu, não sabia a dimensão do crime (e sim, foi um crime!) e depois de ler, pude entender a luta incessante que esses pais tiveram desde o momento que descobriram sobre o incêndio.

Chorei, e muito. É um livro carregado das histórias das vítimas, quanto eu mais lia sobre eles, mais eu torcia para terem sobrevivido e quando vi que o nome estava na lista (tem na contracapa do livro), era impossível não se emocionar.

Em nenhum momento vi que Daniela escreveu para ganhar fama, muito pelo contrário, ela deu visibilidade para que outras pessoas, assim como eu, entenda tudo o que aconteceu naquele dia 27 de janeiro e, de certa forma, se juntasse a luta pela justiça que até hoje não foi cumprida.
comentários(0)comente



Larissa 28/04/2024

Eu não tô sabendo lidar
Ouvir os relatos do que houve é se identificar um pouco e morrer um pouco a cada capítulo
Ouvi o audiobook e passei o domingo em um mix de sentimentos
Não leia de não estiver com o coração em dia
comentários(0)comente



Dk 26/04/2024

"Quantos quartos em Sta Maria estarão com as luzes acesas?"
Eu já conhecia a história da tragédia. Na época eu era uma universitária, cursando minha primeira graduação. Também assisti a série da Netflix (muito bem adaptada, inclusive) pouco depois que saiu. Ainda assim, Daniela Arbex conseguiu me arrancar um choro que eu não sabia estar preso na garganta por essas vítimas, essas famílias. Ela escreve de forma meticulosa, narrando o ponto de vista de quase todas as partes envolvidas na tragédia de um jeito tão sensível e ao mesmo tempo direto, que é impossível você não se ver quase que diante da situação relatada. Também é possível observar todo o cuidado que ela teve tanto com a pesquisa, a apresentação dos fatos, quanto com os sentimentos e a memoria dos familiares.
Minha primeira experiência com um livro dela, e com certeza recomendo a todos que puderem conhecer a sua escrita.
comentários(0)comente



V ROSA 25/04/2024

A Daniela tem o poder de escrever de uma forma que mexe profundamente conosco. É praticamente impossível ler este livro sem se emocionar. Do primeiro ao último capítulo, eu me debulhei em lágrimas. Parecia que a dor era tangível, tanto ao toque quanto aos olhos.
comentários(0)comente



hmhenrique 24/04/2024

Totally Heartbreaking
Li esse livro há alguns anos atrás e só agora lembrei dele para marcar aqui.

O livro é tocante e profundo de todas as formas. É muito difícil acompanhar a dor das famílias e principalmente saber que até hoje os culpados ainda não foram responsabilizados.

Esse caso é tocante demais e até hoje me causa uma angústia enorme.

Que a justiça seja feita
comentários(0)comente



Robtavares 23/04/2024

Pq?
Que história mais triste... esse livro dói em todas as páginas, do início ao fim! Quanto sofrimento para as famílias e para os jovens q estavam dentro da boate naquela noite. Que triste parte da história do Brasil.
comentários(0)comente



Rebeca_Moledo 17/04/2024

Eu amo a escrita da Daniela e a forma como ela consegue demonstrar tanta sensibilidade com as pessoas as quais ela entrevista. Esse livro me deixou devastada do início ao fim. Como pode uma tragédia dessa proporção ter assolado nosso país?
comentários(0)comente



Maria 13/04/2024

Livro impactante, com uma temática super difícil, mas maravilhoso! Como eu amei a escrita dessa autora! Como eu amei a forma que ela conduz a história e os acontecimentos, bem como as explicações também! Obrigada por essa obra prima, estou sem palavras.
comentários(0)comente



Bruna.Campidelli 13/04/2024

Comovente
Nunca me arrependo de ler um livro da Daniela Arbex, que com muito cuidado e propriedade aborda assuntos delicados. Nesse livro, a autora traz a perspectiva dos sobreviventes, dos pais das vítimas e dos envolvidos na linha de frente ao atendimento da tragédia, se é que assim pode ser chamada, já que ao meu ver, se tratou mais de fato ocorrido pela negligência de muitos. Uma história que sem dúvida marcou o país, tanto no cenário nacional, quanto internacional foi brilhantemente retratado por Daniela. Às vítimas falecidas, que estejam em um lugar harmonioso, uma lástima que a ganância por economia tenha ceifado suas vítimas. Aos sobrevivente, que Deus continue cuidando de seus caminhos, pois acredito que a dor da perda de amigos e familiares tenha, por muitas vezes, os feito duvidar do "merecimento" da vida, os abraço daqui. Livro muito bem escrito. Leitura necessária.
comentários(0)comente



gabspittol 12/04/2024

O que deixa a história pior ainda é descobrir que o incêndio poderia ter sido evitado, visto que não deveria ter sido usado itens de pirotecnia durante a apresentação, e que a espuma usada para revestir o local não era antichamas, além de ser altamente inflamável e liberar um gás tóxico, que foi o que provocou a morte de diversos jovens naquela noite. Inclusive, como não houve contato entre os seguranças do palco com os que estavam na porta da boate, a princípio, as pessoas não foram autorizadas a sair do local, o que custou vidas que poderiam ter sido poupadas.
Fora as queimaduras e o trauma, muitos ainda precisam conviver com as consequências causadas pela intoxicação pelo cianeto, mesmo princípio usado nas câmaras de gás durante o holocausto nazista. Sequelas neurológicas, respiratórias, cardiovasculares... A vida nunca mais foi a mesma para ninguém depois daquele incidente.
Existe uma série na Netflix, inspirada no livro, e uma série documental na Globoplay que remontam os meses e até anos de terror pós-desastre. Já são mais de dez anos, e a sensação de impunidade ainda paira no ar.
Eu precisei de muito estômago para ler esse livro. Estou habituada a leituras pesadas, mas essa realmente me causou dor em todo o enredo. Eu tinha 19 anos na época do incidente, e não tinha dimensão do que realmente tinha acontecido, pelo menos não até o ano passado, quando assisti às séries, a ficcional e a documental, sobre o incidente. Inclusive, assisti junto da minha mãe, e acho que nós duas sentimos a mesma coisa... Pode acontecer com qualquer pessoa.
A boate estava com a lotação acima da capacidade, e falando da nossa rotina ? me incluo, porque aos trinta anos, ainda me considero jovem e gosto de festas ? isso infelizmente é mais comum do que se imagina. Eu sei que nada vai trazer de volta as vidas perdidas, os traumas, o que cada envolvido viveu..., mas é inadmissível toda a questão que foi ignorada pelos responsáveis pela segurança daqueles jovens. A boate funcionava com uma espuma que não era permitida, e tinha alvará! O extintor de incêndio da boate estava vazio! A espuma soltava um gás tóxico! As pessoas chegavam em pé no hospital e morriam de repente, por causa da toxicidade da fumaça inalada. Eu não consigo nem imaginar o cenário de terror que deve ter sido!
Eu nem sei mais o que dizer. Acho a leitura importante, pra que a gente nunca esqueça, pra que aquelas vidas não tenham sido em vão, para que as autoridades sejam mais firmes quanto ao cumprimento de leis..., mas já deixo aqui um alerta de diversos gatilhos. Quem não se comoveu com essa tragédia não é humano.
comentários(0)comente



Emanuelly.Roque 09/04/2024

Apenas dor...
Esse foi com certeza o livro que mais doeu ler. Uma história que eu já conhecia, mas aprofundar no que aconteceu me despertou muitos sentimentos, me despertou raiva, tristeza, indignação.
Me coloquei no lugar dos familiares e amigos que perderam pessoas queridas naquele dia trágico. Cada página era uma dor no peito.

Por mais que seja pesado, eu recomendo esse livro para todos.
comentários(0)comente



1923 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |