Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Carolina.Gomes 14/12/2021

O tratado de Tolstói
Comecei a leitura desse clássico, em setembro e, até o final do primeiro volume, estava completamente apaixonada.

A justaposição de personagens fictícios e históricos, a evolução das personagens? tudo parecia perfeito.

O ritmo de leitura caiu um pouco, quando começaram os detalhamentos das cenas de guerra. Mas continuei empolgada com a narrativa, aguardando pelo desfecho da história.

Chegando perto do final, fui me dando conta que as personagens eram todas coadjuvantes e o verdadeiro protagonista de Guerra e Paz, é Tolstói, cujo propósito único me pareceu o de provar sua teoria sobre o livre arbítrio.

O epílogo dividido em duas partes me deixou exausta. Eu já não tinha a menor conexão com a obra e, confesso, nenhum interesse sobre as divagações filosóficas do autor.

Achei q seria um favorito da vida, mas não. Concluo, hoje, com sentimento de alívio e dever cumprido.

Não deixou saudade.
Eliza.Beth 14/12/2021minha estante
Eitaaaa ?
Mas acho que sempre é válida essas experiências, até mesmo para nos conhecermos enquanto leitores.
Um dia quero ter tbm esse sentimento ao ler essa obra clássica! Um sentimento super válido.

Carolina.Gomes 14/12/2021minha estante
Valeu a pena, sim! Só o final foi frustrante ?

Joao 14/12/2021minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha, Carolina! Ainda pretendo ler esse clássico. Só não sei quando hehehe

Carolina.Gomes 14/12/2021minha estante
Resenha/desabafo, John

Isadora1232 14/12/2021minha estante
Adorei tua resenha, Carolina! Imagino que seja uma jornada exaustiva hehe ainda bem que, no final, valeu a pena!
Preciso ler, mas sinceramente não tenho tanta pressa pra isso não ?

Thamiris.Treigher 15/12/2021minha estante
Amo suas resenhas!

Carolina.Gomes 15/12/2021minha estante
Thami, fico feliz! Procuro exprimir como me sinto p q vcs queiram ler tb? ou não kkk

Bastos 05/12/2021

Clássico atemporal
Sinceramente não consigo encontrar palavras para fazer essa resenha. São tantos personagens e histórias que se cruzam, acompanhamos a evolução e as escolhas da vida de cada um deles, com reflexões e debates que são validos até hoje, também foram inúmeros momentos que me emocionei, que me despedaçaram e que me deixaram extremamente feliz.

O livro é simplesmente uma obra-prima e um clássico essencial na estante de cada leitor.

Calebe 26/11/2021

Completo
Se eu tivesse que descrever esse livro em uma palavra provavelmente seria 'completo'. É aquele tipo de livro que se você pudesse ler um único livro na sua vida toda e escolhesse esse estaria fazendo uma ótima escolha. Ao longo dessas infinitas páginas você aprende, sofre, se empolga, ri, chora, se alegra e muito mais. Tolstói consegue criar personagens extremamente humanos e cativantes, conflitos pessoais e familiares intrigantes, cenas de batalha incríveis e também nos faz pensar constantemente no que é o poder? o que é grandeza? e qual é a força que move as nações?
Eu amei cada momento desse livro, personagens e aprendizados que vou levar comigo pro resto da vida. Acho que eu nunca fiquei tão imerso em um livro como fiquei nas cenas da batalha de Borodino enquanto escutava 1812 do Tchaikovski kkkkk
São momentos como esse e essas lembranças e aprendizados maravilhosos que me dão vontade de continuar lendo e não parar nunca!
Não deixem o tamanho desse livro assustar vocês. É uma jornada longa sim, mas é boa, e quando o caminho é agradável é melhor que a jornada dure o máximo possível!

Tatiane 25/11/2021

Romance grandioso e forte. Comecei a ler "Guerra e Paz" porque quero ler os grandes clássicos, mas não foi uma leitura fácil. Precisei parar por um tempo para conseguir enveredar pelo segundo volume. O melhor de tudo, para mim, são as reflexões filosóficas de Tolstoi sobre a guerra, o poder, a liberdade e sobre as relações humanas. Há passagens que preciso voltar e refletir bastante. Difícil destacá-las, mas sorteei duas:

"O meu menino cresce e se diverte com a vida, na qual ele será, como todos, um enganado ou um enganador."
(p. 771, vol. 2, Cia. das Letras, 2017)

"A guerra não é uma amabilidade, e sim a coisa mais cruel da vida, e é preciso entender isso e não brincar de guerra. É preciso levar a sério e com rigor essa terrível necessidade. Tudo se resume a isto: pôr de lado a mentira, a guerra é a guerra, não é uma brincadeira. Senão a guerra acaba sendo esse entretenimento predileto de pessoas ociosas e levianas... A carreira militar é a mais honrosa. Mas afinal o que é a guerra, o que é necessário para o êxito em questões militares, quais são os padrões de conduta no meio militar? O objetivo da guerra é o assassinato, os instrumentos da guerra são a espionagem, a traição e o seu encorajamento, o extermínio dos habitantes, a pilhagem dos seus bens ou o roubo para o abastecimento do exército, a fraude e a mentira, chamadas de astúcias militares; os padrões de conduta da carreira militar são a ausência de liberdade, ou seja, a disciplina, a ociosidade, a ignorância, a crueldade, a depravação, a bebedeira. E apesar disso é a carreira mais alta, a mais respeitada por todos. Os reis todos, exceto o chinês, usam um uniforme militar e conferem a maior recompensa àquele que matou mais gente... Como vai acontecer amanhã, eles se reúnem para se matarem uns aos outros, ferem, aleijam dezenas de milhares de pessoas, e depois vão mandar rezar missas em ação de graças por terem matado tanta gente (cujo número ainda tratam de aumentar) e vão proclamar a vitória, supondo que quanto mais gente for massacrada maior o mérito. Como é que Deus, lá do alto, pode vê-los e escutá-los?"
(p. 937-938, vol. 2, Cia. das Letras, 2017)

Joao.Hippert 23/11/2021

Livro bem desafiador. O total de 2500 páginas assusta e, sem uma rotina muito bem definida, é um pouco difícil pegar um bom ritmo.

Dito isso, Guerra e Paz é uma obra inesgotável. Parece que o livro consegue ser tudo ao mesmo tempo: romântico, histórico, engraçado, lírico, filósofico. É o livro definitivo sobre a invasão napoleônica na Rússia, mas interessa perceber a visão histórica crítica do próprio autor. A guerra é vista com maus olhos e os personagens não são grandes gênios; são apenas líderes que ocasionaram de ser líderes por determinados contextos. Mesmo que o livro seja da segunda metade do século XIX, essa visão crítica de Tolstoi me interessa bastante e parece dialogar com a História contemporânea.

Para além disso, Tolstói também é bem hábil na parte de ?romance de costumes?. Os personagens têm traços bem definidos e nos importamos com eles. Isso facilita a leitura e dá mais corpo ao romance como um todo.

Por fim, é uma experiência bem desafiadora, mas que ao final compensa. Um clássico absoluto, essencial para amantes de boas histórias e História.

voandocomlivros 21/11/2021

Ler "Guerra e Paz" sempre foi um sonho, mas não me achava preparada até este ano. Foram quatro meses nessa jornada, em um ritmo de leitura lento que a própria obra exige, e finalmente terminei suas 1.532 páginas. A sensação de concluir um calhamaço assim é indescritível.

Mas o que é "Guerra e Paz"? Sobre o que ele fala? Para mim, "Guerra e Paz" é um novelão que destaca a trajetória de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 até 1820. Como pano de fundo, temos as batalhas napoleônicas e seus impactos brutais na vida da sociedade da época.

Os excertos com batalhas são os meus preferidos. A escrita do Tolstói tem o poder de nos transportar para as cenas de um jeito único. É sensacional olhar o cenário de dentro e conseguir sentir exatamente o que se passa no corpo e na mente da personagem. Os devaneios, os júbilos, principalmente as dores e sofrimentos, são tão vívidos que é possível experienciar junto com cada personagem.

Eu gosto muito da técnica de escrita que o autor usa para transitar entre as passagens, ele conseguia aguçar minha curiosidade para os próximos acontecimentos e quebrar uma possível monotonia que uma cena muito longa poderia me causar.

Enquanto estava lendo, eu falava para alguns amigos que tinha muita "paz" no primeiro volume da obra. Cadê a "guerra"?, perguntava para quem já tinha lido haha... uma brincadeira que expressava o meu deleite ao ler os trechos geniais das batalhas.

Mas é claro que essa obra-prima não se resume a lutas. A busca espiritual é um dos fios que tecem essa colcha de tempestades e angústias que permeiam todo o enredo até seus momentos finais, onde a sensação de paz paira no ar.

"OLHOU PARA O CÉU. E O CÉU ESTAVA TÃO MÁGICO QUANTO A TERRA. O CÉU ESTAVA LIMPANDO, E ACIMA DO CUME DAS ÁRVORES AS NUVENS CORRIAM LIGEIRO, PARECIAM DESVELAR AS ESTRELAS. ÀS VEZES DAVA A IMPRESSÃO DE QUE O CÉU LIMPAVA E REVELAVA UM CÉU NEGRO E LIMPO. ÀS VEZES PARECIA QUE AQUELAS MANCHAS NEGRAS ERAM NUVENS. ÀS VEZES PARECIA QUE O CÉU SE ERGUIA ALTO, ALTO, ACIMA DE SUA CABEÇA; ÀS VEZES O CÉU DESCIA MUITO, COMO SE FOSSE POSSÍVEL TOCÁ-LO COM A MÃO."

Eu ainda não superei o desfecho e talvez nunca supere. A vida é dura demais e quando encontro recortes fidedignos dela em minhas leituras, principalmente com personagens que estou tão envolvida, é difícil aceitar. Sofri, chorei e amei. Valeu cada minuto dedicado a essa leitura grandiosa em tamanho e qualidade.

Se você também tem vontade de ler esse clássico, deixo aqui meu conselho: só se joga, deguste com calma, não tenha pressa em terminar. Vai valer a pena!😉

site: https://www.voandocomlivros.com/post/guerra-e-paz-resenha

Cdmm 20/11/2021

Casos de família...
Casos de famílias da aristocracia russa durante as guerras Napoleônicas. É um livro muito extenso onde Tolstoi reflete muito sobre a injustiça da guerra, quem é mais afetado, as tradições desigualdades e ironias sociais tanto quanto a hipocrisia da época também. É um livro que contém romance, cenas de guerra, humor, tragédia. Um feito gigante.

Marcio 18/11/2021

Clássico
Apesar de muito bem escrito a leitura, para mim, sem muita empolgação; terminei a leitura só para comentar que li Guerra e Paz.

cris 18/11/2021

QUE OBRA INCRÍVEL!!!!
O que dizer dessa obra tão grandiosa e completa? "Guerra e paz" é um livro que espanta muitos devido ao número assustador de páginas, mas não deixe um número te aterrorizar porque essa leitura só rende lucros. Não é apenas uma mera descrição das guerras napoleônicas na visão dos russos.... é um retrato perfeito das atrocidades da guerra, acompanhada reflexões filosóficas e questionamentos a respeito das descrições feitas pelos historiadores da época. Este livro proporciona tanto um rico conhecimento histórico do período quanto grandes gargalhadas ao ler determinados comentários cômicos.
Enfim, não é atoa que Tolstói é um autor tão adorado(e o meu preferido). Recomendo demais.

Heros Pena 14/11/2021

Romance, História, Sociologia, Filosofia e Teologia....
Para mim Tolstoi é/foi uma dessas pessoas iluminadas que de tempos em tempos visitam nosso planeta e ajudam a humanidade em sua evolução. É difícil discorrer sobre uma obra tão grandiosa como Guerra e Paz, que na forma de romance nos dá uma verdadeira lição de vida firmemente fundada em conceitos históricos, sociológicos, filosóficos e teológicos. Em fim, um livro de duas mil páginas que se as limitações de meu corpo e de tempo permitissem eu teria lido todo de uma vez, tão cativante é a história.

Natália 13/11/2021

Nunca li tanta descrição sobre a Guerra, sobre o horror
Minha primeira experiência com clássicos russos, com a escrita de Liev Tolstói, me conquistou de uma forma sem igual, não podendo deixar de tê-lo favoritado, esta obra de imensidão que nunca experimentei.
Nunca me senti tão imersa em um livro a ponto de me sentir parte do que nos é descrito, de senti-lo como real e palpável. Os personagens, como quaisquer ser humano, hora conquistam, porém, não lhe é possível ama-los em todo tempo, vê-se questões da vida, psicológicas, diárias, amorosas, questões mundanas e profundas.
Temos uma descrição de como era os movimentos da aristocracia, a influencia, a ganancia, a falta de ligação com o momento vivido.
Ao longo do romance se nota o patriotismo que move colunas de pessoas, que abandonam suas vidas por um bem da pátria, por um sentimento que flui por muitos ao mesmo tempo. As batalhas, tão sangrentas, que levantam questões morais, que deixaram-me a pensar, por quê? Pelo louvor do Tsar.
Enfim, Guerra e Paz para mim foi um divisor de águas, um livro a ser lembrado.
Deixo como observação que foi muito útil, rever os fatos das Guerras Napoleônicas para se situar e entender os movimentos presentes.

Leb 09/11/2021

Um clássico da literatura mundial, repleto de conteúdo histórico, filosófico e de romance. Ao contrário do que eu previ, cheguei inclusive a me emocionar em determinadas partes. Traz também uma descrição minuciosa dos cenários de guerra vivenciados pelos personagens.

Gio 05/10/2021

Gigante?
Gigantesco, mas não só em tamanho como também em profundidade e riqueza. Parecia quase interminável no começo, porém depois do fim fica um vazio. Foram tantos personagens, histórias e emoções?
Pedro 05/10/2021minha estante
"São tantas emoções."
Roberto Carlos
??????

erbook 18/09/2021

Épico e humanista!
Terminei este clássico de Tolstói há algumas semanas, mas demorei para registrar esta resenha pois é difícil assimilar toda a extensão do conteúdo, as nuances sociais refletidas nos diversos personagens históricos e fictícios, as críticas aos historiadores e as intrincadas relações da aristocracia russa do início do séc. XIX.

A obra se passa no período das guerras napoleônicas, entre 1805 e 1820, da hegemonia conquistadora de Napoleão ao seu declínio, com ênfase na perspectiva do povo russo.

O personagem de que mais gostei foi o conde Pierre Bezúkhov, por ser o fio condutor desta epopeia. O ingênuo Pierre possui a perspectiva ampla dos acontecimentos, na medida em que convive com jovens boêmios, torna-se conde após o falecimento do pai, acompanha de longe a famosa batalha de Borodinó, torna-se prisioneiro do exército napoleônico, conhece pessoas humildes e sábias na prisão, frequenta clubes requintados e se torna respeitado na sociedade aristocrática. Numa de suas aventuras, participa de um duelo com outro nobre, prática muito comum na Rússia do séc. XIX. Pierre ainda se torna maçom e cristão ao longo da sua formação existencial.

Como o próprio nome da obra ressalta, nem só de guerra vive o homem! Tolstói nos mostra situações cotidianas, como caçadas com cães, festas natalinas com pessoas fantasiadas, bem como grandes bailes e eventos, nos quais são discutidos tanto assuntos de estado quanto intrigas sobre casamentos arranjados.

Tolstói vislumbra o chamado “direito das gentes”, embrião do direito internacional, visando à paz perpétua. Expõe desde a situação dos camponeses no período da servidão até as diferenças entre os oficiais mais próximos do Estado-Maior e os soldados da linha de frente das batalhas. Critica a suposta genialidade de Napoleão ante as circunstâncias, ao tempo em que defende a tese de que não são os personagens históricos os únicos responsáveis pelo movimento da humanidade em determinado sentido.

Para ampliar a visão deste clássico, indico estes memoráveis e premiados filmes: Guerra e Paz (Direção: King Vidor, 1956, com Audrey Hepburn e Henry Fonda) e Guerra e Paz (Direção: Serguei Bondarchuk, 1965-1967). O primeiro filme consegui assistir no canal do Telecine Cult. O segundo no YouTube.

Recomendo a leitura deste clássico a todos!