Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

joana 04/04/2022

Fui capaz de ler este livro...demorei mas consegui
Poderia escrever resenha sobre como esse livro foi importante, principalmente em uma época de guerra que o mundo está assistindo, mas não. Esse livro foi uma meta minha. Queria ser capaz de ler este livro. Foram muitos meses mas consegui e estou muito orgulhosa de mim porque Tolstói é bem difícil de ler por ser muita informação.

Ana 04/04/2022

Gente esse livro é simplesmente incrível, agora sei pq é um clássico. POREEEEMMM por ser uma versão reduzida fica muito superficial os fatos e eu gosto de detalhes, muitos detalhes. Acredito que eu teria uma experiência muito melhor com a versão original

Jóice 01/04/2022

Li esse livro em 3 meses. Talvez pelo espaçamento de tempo ou pelo momento leitora que estou, não foi fluido e não se desenrolou bem. Li também Anna Karenina e talvez essa junção tenha me deixado cansada e por isso não consegui aproveitar tanto a leitura. Pretendo reler em um momento mais a frente.

Leco 30/03/2022

Guerra e Paz. Uma obra incrível, épica!
Concluí a leitura desta obra, dividida em 4 volumes nesta edição, em meio a esta horrível invasão russa contra a Ucrânia. Invasão que levou ao sancionamento ou a um ?cancelamento? - muito comum nos nossos dias - generalizado da Rússia. Até mesmo seus autores mais clássicos como Tolstói e Dostoiévski estão sendo ?cancelados? em universidades e instituições ocidentais neste momento, o que é uma grande bobagem.
A obra trata de um momento contrário ao atual momento. No início do século XIX, a França de Napoleão invade e controla quase toda a Europa e avança para cima da Rússia, sendo então os russos invadidos e devastados no contexto. Mas o livro não se limita às muitas manobras, movimentos e táticas de guerras que são muito bem exploradas. Trata de um contexto muito maior e complexo. A sociedade russa é mostrada com uma grande profundidade através de inúmeros personagens (é bom ter um guia para não se perder, inclusive). Ilustra a aristocracia com suas festas, fofocas, intrigas, visão de mundo, anseios, organizando casamentos lucrativos, articulando posições, cobrando e pagando favores. Mostra a vida dos militares em seus diferentes níveis hierárquicos. A vida do soldado na frente de batalha em meio as suas misérias, esfarrapados, com fome, obedecendo ordens, mais ou menos empolgados em servir os propósitos do imperador. Os oficiais e ajudantes de campo dando suporte e enviando mensagens para todos os lados, aspirando promoções e reconhecimentos. Os generais conduzindo e discutindo as táticas, participando de festividades e bailes nas pausas dos combates. Os camponeses como massa produtora, servos dos proprietários de terras, mostrando que a Rússia ainda era uma sociedade praticamente feudal. Há discussões em momentos entre alguns personagens sobre a liberdade dos camponeses, mas são casos isolados. Tolstói também entra em questões filosóficas que nos mostram como é difícil analisar o movimento da História. O que leva um povo a ir lutar em uma guerra? A ordem de um homem considerado líder? Quais são os interesses individuais que fazem as pessoas deixar os seus familiares para trás, pegar em armas e sair matando outras pessoas longe de seus lares?
Há muitos momentos de questionamentos mais ou menos densos e que muitas vezes fui incapaz de acompanhar, o que acabou sendo maçante em alguns momentos. Quando se familiariza com os muitos personagens, acaba sendo uma leitura muito fluída em sua maior parte.
Já fazia muito tempo que estava para ler Guerra e Paz. Fui influenciado na época em que ouvia o Pretinho Básico da Atlântida onde em algum momento o Marcos Piangers disse que estava lendo. Cheguei a concluir a leitura do primeiro volume em 2016 mas não segui adiante. Agora em 2021 resolvi encarar o desafio novamente.

Jorlaíne 30/03/2022

Tolstói sempre ensinando sobre a vida!
Um romance histórico com objetivo de contrastar a realidade da vida durante a guerra, com o quadro irreal escrito pelos historiadores. Uma leitura com inúmeros aprendizados históricos, filosóficos e sociológicos. Faz você refletir sobre os comportamentos da sociedade e suas formas de governo e poder. Recomendadíssimo!

Angelica.Shihara 28/03/2022

Pra quê guerra?
A guerra separa, causa discórdia, causa sofrimento, MATA inocentes, MATA sonhos e famílias.
Esse livro conta não só os bastidores de uma guerra, mas também os reflexos que ela causa na vida das pessoas envolvidas.
Desde que o mundo é mundo, quem causa guerra não dá a cara a tapa por ela, o causador joga inocentes pra lutar.
Guerra não é solução.

Daniel Lucca 21/03/2022

Perfeito
Um romance que retrata as dores e as alegrias de um povo guerreiro. Cheio de altos e baixos Tolstoi trás além dos elementos históricos muito da moral e do relacionamento entre as pessoas da Rússia de 1800. Uma história fantástica!!!

anarontani 20/03/2022

foi difícil terminal esse livro !!
isso pq eu ouvi ele, e apenas relia no ebook algumas partes.

achei bem sem graça, e a parte dos conflitos eu sinceramente prefiro ler na wikipédia.

q homi chato, na parte do romance ele nem se esforça pra fazer a gente gostar do casal ou das pessoas ?

todas as mulheres tiveram o pior fim, ou morreram ou se tornaram esposas exemplares.

e sim, fiquei muito irritada com todas as críticas q ele fez aos historiadores? historiadores positivistas são ruins?! são! mas quem é tolstoi pra criticar?!

por fim, ele não faz nada melhor, nem
diferente? ficou exaltando alexandre e falando mal do bonaparte. criticou e fez a msm coisa.

Homericio 12/03/2022

POR QUE ESTE LIVRO É IMPORTANTE?
A obra se destaca pelo tamanho, conteúdo e complexidade. É ao mesmo tempo um romance, uma novela, um documento histórico russo e francês, um guia sobre estratégias de guerra, um estudo sobre comportamento social, sobre antropologia, sobre classes sociais. Retrata muito bem a aristocracia do início do século XIX russa. Escreve uma obra desse tamanhos SEM PERSONAGEM principal, mas cada um dos “principais” possui tanta personalidade, e você os acompanha por tanto tempo, que este ou aquele acaba sendo seu favorito, você torce, sente, e lamenta acontecimentos. Detalhes tornam a obra grandiosa: quando franceses conversam, conversam em francês! Quando um russo, que não domina fluentemente o francês, fala francês, o faz cometendo erros! Quando a aristocracia alta debocha e se enche de orgulho pela sua classe social, conversam entre si em francês. A evolução dos personagens em Guerra e Paz transcende qualquer outra história, e qualquer outra tentativa escrita de faze-la.

História possui mais de 600 personagens. Isso se deve ao fato de Tolstoi fazer questão de nomear muitos coadjuvantes que passam pela história uma única vez ou não desempenham papel importante na trama. Trata-se de um "humanismo literário" de Tolstoi, que sugere que todo personagem merece um nome, história, perspectiva, aspirações, defeitos e qualidades.

TEMAS TRATADOS NA OBRA:
- PATRIOTISMO
- AMOR
- STATUS (muitas vezes confrontando o status)
- FOFOCA
- PERDÃO

Daniel Lucca 12/03/2022

Primeira Parte
Guerra e paz traz uma atmosfera de um país próspero vivendo em suas lutas internas e externas, por um lado diversos personagens se inspiram em Bonaparte e outros são extremamente nacionalistas... uma guerra que sempre existiu e sempre irá existir em todas as nações... ?? x ??

Mah 11/03/2022

Esplêndido
Dificil sintetizar Guerra e Paz em poucas palavras. Como o proprio Tolstoi descreve, nao se trata de um romance, nem uma epopeia e muito menos uma crônica.
Ele retrata as conquencias causadas pela invasão Napoleonica na Russia entre 1805-1812, como afetou as relações humanas, espirituais, economicas, politicas e eticas da sociedade.
O desenvolvimentos das personagens , e são muitos, é incrível, as contradições de cada um deles, suas necessidades e ambições.
Tolstoi tambem descreve muito sobre os livros e documentos historicos desse evento e descorre das improváveis causas de um homem sozinho ter feito tudo como relatado pelos historiadores.
Uma obra única, grandiosa, que exige paciência, perseverança, mas que vale muito a pena.

Arthur Sanches 10/03/2022

Sem dúvidas este livro não é um clássico venerado por gerações em todo o globo à toa. Tolstoi nos conta aqui um épico histórico cheio de personagens cativantes com sua escrita poética e inigualável. Sem dúvidas um livro obrigatório na estante e na mente de todos que amam literatura.

Jose.Maltaca 08/03/2022

Paz e Guerra
Guerra e Paz é um monumento, uma obra colossal que se desdobra em vários temas, personagens, momentos históricos e acontecimentos bombásticos. Publicada originalmente em 1865 pelo lendário escritor russo Liev Tolstói, o livro cobre um período de 15 anos (1805-1820) da história russa, narrando os destinos de quatro famílias aristocráticas durante um período conturbado em que se intercalavam a paz e a guerra. Assim, uma galeria memorável de protagonistas ganham vida e profundidade psicológica sob a tutela de Tolstói, com destaque para Pierre Bezukhov, Natasha Rostova, Mária Bolkonskaya e Nicolau Rostov. As personagens se chocam como bolas de bilhar impulsionadas pelos acontecimentos históricos e pelas exigências da alta sociedade russa, em que se misturam o determinismo, o seu consequente fatalismo e, por fim, o inevitável espiritualismo subjacente.

A obra é dividida em quatro tomos, sendo que os dois primeiros são muito diferentes dos dois últimos. Narram uma história só? Sim. Carregam os mesmo personagens? Sem dúvida. Buscam abordar temas similares? Com toda certeza. Porém, os primeiros dois volumes se estendem em sua cronologia por mais de uma década, narrando eventos sucessivos, porém esparsos no tempo, enquanto os dois últimos têm seu enfoque na invasão napoleônica da Rússia, um período que abrange alguns meses – com exceção do epílogo, o qual se passa vários anos depois. Assim, as primeiras partes narram um período em que predomina majoritariamente a paz, enquanto os dois últimos narram a guerra, o que faria a denominação “Paz e Guerra” mais coerente. Os primeiros tomos também não entram a fundo nas ideias de Tolstói acerca da maneira como a história ocorre, ao passo que em quase todos os volumes que compõem o livro dois, Tolstói dá seus dois centavos sobre como ocorre o processo histórico – o que o autor também faz no extensíssimo segundo epílogo. Essa repetição por vezes se torna enfadonha, uma vez que interrompe o fluxo narrativo para exemplificar um ponto que já estava claro anteriormente.

A história de Guerra e Paz, contudo, é um deleite. Misturando personagens fictícios com figuras históricas reais, o livro consegue a proeza de dar profundidade e camadas psicológicas a figuras proeminentes na história mundial, com destaque óbvio para Napoleão, mas também para Mikhail Kutúzov, marechal do exército russo, e também para o Imperador Alexandre I. De um ponto de vista histórico, Guerra e Paz é um prato cheio para adentrar nas nuances de um período conturbado da história mundial, compreendendo a invasão napoleônica da Áustria, a paz selada entre a Rússia e a França e a fatídica e famosa invasão da Rússia pelo exército francês. Porém, concomitantemente, as personagens são ricas, interessantes e profundas, buscando o sentido da vida em vários lugares e fracassando sucessivamente – seja na busca pela glória militar, pela influência na burocracia estatal, pelo conhecimento maçônico ou pelo amor conjugal. A lição final de Tolstói é de que a espiritualidade individual é a única busca frutífera, sendo que a simplicidade é a felicidade plena – o que é personificado pelo personagem Platon Karataiév. Por todos os motivos acima citados, Guerra e Paz é um livro reflexivo, instigante, arrebatador e, sem dúvidas, obrigatório.

Jéssica (@simboraler) 01/03/2022

Maravilhoso e já estou com saudade
Hora de me despedir deste livro incrível e também dos seus personagens, que ficaram comigo e me fizeram companhia por tanto tempo.
Esse livro tem absolutamente tudo que uma trama precisa, nós ficamos tensos, rimos, ficamos tristes, ficamos surpresos, é um prato cheio. Críticas aos historiadores, personagens realmente humanos, com suas qualidades e imperfeições, política, guerra, opinião pública, romance, religião, etc.
Aqui, Tolstói nos retrata com um olhar russo, os acontecimentos da Batalha de Austerlitz (1085) e também sobre a Campanha Russa (1812) na Era Napoleônica. Com muitas críticas aos historiadores, principalmente os franceses, Liev faz questão de retratar Napoleão com um tolo e desmistificar toda a visão heroica e poderosa que se foi criada dele. Tolstói deixa muito evidente que não se pode confiar nas retratações dos documentos oficiais da guerra, pois sempre serão retratados da forma mais conveniente ao lado da guerra em que o está redigindo. Assim como até mesmo os próprios militares distorcem os acontecimentos ao contar para outras colegas, tentando se vangloriar cada vez mais. Então, o que nos garante que tudo aquilo ali é o que de fato aconteceu? Além disso, Liev exalta nomes de altas patentes russas que foram menosprezadas, mas que para ele, merecem um grande crédito.
Além disso, todo o cenário da guerra, os acontecimentos e cada passo, como o campo de batalha, as conversas entre os superiores, as decisões e as baixas, são contadas com riqueza de detalhes, onde os mapas nas edições nos auxiliam muito na visão de todo o embate.
Também vemos como a sociedade russa se comportou durante essa guerra, as atitudes, em quem realmente atingiu, tudo o que foi necessário realizar não na parte do exército, mas sim na parte social.
Mas, nem só de guerra é feito esse livro, temos personagens marcantes e apaixonantes, nos mostrando o outro lado, das administrações de patrimônio, período de caça que era comum na época, os bailes, os mexericos, as festas de encontro das sociedades, a religião, os amores e as paixões. E aqui, devo tirar o chapéu ao autor, pois ele conseguiu criar personagens completamente diferentes um do outro e acima de tudo, humanos! Que cometem erros, acertos, que tentam, desistem, um retrato realmente da sociedade. A única coisa que não gostei muito foi da finalização da Natacha, não esperava que fosse assim e pra mim, ela merecia um upgrade muito melhor, mas isso você precisará ler para compreender.
Fica a dica de um livro SEN-SA-CI-O-NAL!!!

@agabriiella 26/02/2022

Clássico...
Guerra e Paz é definitivamente o que a gente pode chamar de: um livro para ser lido na vida!!
Aqui você acha de tudo e Tolstoi arrasou demais.
E dar uma risada da cara de Napoleão também foi im bônus haha