O Fantasma da ópera

O Fantasma da ópera Gaston Leroux

Resenhas -

Rafaela Tulino 26/02/2021

Um livro que me encantou desde o início com seu cenário esplêndido da Ópera de Paris, personagens criativos e singulares que a cada capítulo do livro exprimem suas crenças e ou experiências com o famigerado Fantasma da Ópera.

Quase perto do final, é praticamente impossível interromper a leitura, visto que somos surpreendidos com o encaixe perfeito do quebra cabeça.

O fim não poderia ter sido melhor: belo, melancólico e tocante, como sempre há numa boa Ópera.

rayumix 19/02/2021

Potencial não totalmente explorado, maçante
"Só me faltou ser amado, para ser bom!"
Conheceremos a trama que gira em volta de uma ópera, um suposto fantasma e um "triângulo amoroso" .
Achei a leitura extremamente lenta e monótona, não só no começo, mas até mais da metade.
A questão do Fantasma e sua "feiura", quantas consequências isso trouxe à vida dele, a relativização da beleza e a real importância e sobressalência dela sobre outros aspectos na nossa sociedade foram conceitos muitíssimo interessantes neste livro; porém não foram muito bem explorados, assim como o próprio Erik, que também não teve tantas partes significativas nem tanto aprofundamento; como um ponto de vista de repente, que seria muito proveitoso; sendo ele, em minha opinião, um dos personagens com mais potencial de desenvolvimento e aprofundamento.
Tampouco podemos esquecer de mencionar o "triângulo amoroso", que é extremamente abusivo tanto do lado do Erik, quanto do lado do Raul. Não sei ao certo se isso pode ser considerado uma coisa ruim, talvez era isso que o autor desejava, mas de qualquer maneira é importante pontuar.
Amei a ambientação da história e o almanaque que tem no início desta edição também é interessante. Julgo que estava com minhas expectativas um pouco altas demais, por todo o clamor que esta obra tem, e acabei me decepcionando um pouco; porém, de qualquer forma, vale a pena ler para que cada um possa tirar suas próprias conclusões sobre este clássico que ficou tão popular.
Ticinha.Oliveira 03/11/2022minha estante
Obrigada, tô no início do livro e estava achando a leitura muito lenta mesmo. Esse tipo de livro eu nem vou ler mais.