Deixe a peteca cair

Deixe a peteca cair Tiffany Dufu

Resenhas - Deixe a peteca cair

JAlia.Feldmann 19/02/2024

Necessário!
Reflexões interessantes a partir de uma história de vida desafiadora e cheia de insights sobre rever os padrões e preconceitos.

Nic 18/01/2024

°
O livro "Deixe a Peteca Cair" fala sobre a organização externa e interna da vida de uma mulher na sociedade atual, citando a vida da própria autora como um exemplo real.

Tiffany conta como sua vida mudou após ela implementar novas estratégias em sua vida.

No início, a autora conta como se sentia sobrecarregada com a quantidade de responsabilidades que recaíam sobre seus ombros, sendo mãe, esposa e mulher de negócios. No entanto, ela continuava realizando essas tarefas arduamente todos os dias, acreditando ser apenas sua responsabilidade e de mais ninguém.

Ela afirma que esse sentimento de ser responsável por tudo não é, nem de longe, o correto, pois isso a sobrecarregava. É necessário entender que as tarefas podem ser divididas entre outras pessoas, tornando tudo mais leve, afirma a autora.

Minha opinião honesta sobre o livro: achei interessante a forma como ele aborda a vida cotidiana de uma mulher com uma vida dupla, e como ela derruba o conceito de que a mulher consegue fazer milhares de coisas ao mesmo tempo, e que, caso consiga, isso demanda muito de sua disposição. A autora desabafa seus sinceros pensamentos e lamentações sobre como é se sentir cansada e esgotada o tempo todo.

A autora também traz algumas opções de estratégias para uma melhor organização dos afazeres e para dividi-los com seus companheiros. Algumas são um pouco irreais, mas vale a intenção da autora.

Frases importantes do livro:

"Só porque faz uma coisa melhor do que os outros, não significa que esse seja o uso mais produtivo do seu tempo"

?De onde foi que tiramos a ideia de que ?fazer tudo? é nossa responsabilidade??

?Se quiser algo que nunca teve antes, você vai ter que fazer algo que nunca fez antes?

?Quando abordamos experiências como se elas fossem transacionais, como quando vamos trabalhar porque somos pagos, há um limite quanto ao que achamos que precisamos fazer para cumprir com a nossa parte do negócio.
Por outro lado, quando abordamos as experiências como se fossem relacionais, como ir trabalhar porque a missão da empresa nos inspira, não há limite para o que fazemos pra alcançar nossa missão?

"Agradecer é uma forma especialmente poderosa de afirmação porque suscita sentimentos de valorização e todos querem se sentir valorizados. No entanto, agradecer exige intencionalidade, porque como prática, não é incentivado por nossa cultura, que tem um propensão automática para a insatisfação."

"Assim como mulheres que recebem afirmação positiva são mais propensas a alcançar níveis mais altos de liderança no trabalho. Homens que recebem afirmação positiva podem alcançar níveis mais altos de liderança doméstica."

Isabella 24/08/2023

?Para haver igualdade no trabalho , deve haver em casa?
É um livro que me fez abrir minha visão e perceber perspectivas diferentes, ela traz um tema muito importante e fundamental, ele tem uma leitura fluida, você não enjoa e se sente preso, é um livro bom!
Mas falando sobre o assunto abordado, qual é o papel da mulher? Através desse livro você vai perceber a importância do homem e da mulher em relação a carreira profissional e o lar dos dois gêneros, realmente é um livro bom e reflexivo.

Jacqueline Marinzeck 30/04/2023

Leitura leve
Vale a pena a leitura se quer se inspirar levemente sobre a divisão de trabalho doméstico entre marido e esposa.
A autora conta sobre a sua própria vida e sua trajetória sobre ?deixar a peteca cair? que significa não ser tão controladora e idealizadora sobre o funcionamento da vida no dia a dia.
Ela tem traços de perfeccionismo que, durante o livro, tenta mostrar que amenizou (mas nunca parou totalmente de querer controlar tudo). Tenho a impressão que ela apenas deslocou o controle em certas coisas para o controle sobre o controle. ?

De qualquer maneira, o tema vale a pena ser discutido pela quantidade de conteúdo que há na internet hoje em dia sobre a mulher ter que ser a melhor tanto no trabalho quanto em casa.

Fabi Luques 13/10/2022

Me surpreendeu!
Esse livro foi o melhor achado do ano. É muito mais do que apenas sobre deixar a peteca cair, é sobre como nós, mulheres, podemos lidar de forma mais leve com a vida. Como podemos chegar a cargos de liderança no mundo, nos desvinculando de crenças e limitações. Tiffany é uma escritora fenomenal, me prendeu durante o livro todo. Livro excelente!!

Jenn 12/10/2022

Não me arrependo de ter lido, porém
Achei uma leitura super válida, bem importante mesmo. Só tem o porém de que foi bem difícil terminar de ler isso. Sei lá, foram tantos dramas e eventos super chatos. Ela chegou a se repetir muitas vezes, MUITAS mesmo, mas entendo que faziam parte da proposta, como método de exemplificar, e fazer com que leitores se identifiquem.

Letícia Motta 22/06/2022

DEIXE A PETECA CAIR
Cada capítulo conta sobre experiências da vida de Tiffany Dufu e mostra como ela não está sozinha, o livro é repleto de fontes de informação e pesquisas, e em cada um ela levanta pontos importantes. Mulheres acostumadas a provar seu valor fazendo de forma impecável todo o trabalho que lhe é atribuído, seja lavar a louça ou dirigir a maior empresa do país.

Tiffany conta como foi o processo de deixar a peteca cair e entender que não precisa (e nem pode) dar conta de tudo sozinha. Seu processo começou com o nascimento do primeiro filho, onde ela se viu dividida entre ser uma boa mãe, esposa e dona de casa sem deixar de ser uma boa profissional e abrir mão de bons anos da sua carreira.

Um dos meus temas preferidos que o livro abordou foi a necessidade de controle que muitas mulheres associam ao sucesso, e entender que nem tudo é minha responsabilidade. Com o livro aprendi que a mudança vem aos poucos e a importância de uma rede de apoio em vários processos. Sempre irei indicar essa leitura para aquelas que se sentem cansadas de ter que dar conta de tudo sozinhas.

Pam 23/05/2022

Espetacular
Livro muito bem construído, exemplos reais e uma didática bem prática.
Realmente dá para se sentir parte da vida da autora. Me identifiquei bastante em vários aspectos. Agora é realmente conseguir deixar a peteca cair e ser mais feliz e produtiva.

Mônica Japiassú 08/04/2022

O que é mais importante pra você?
Esse livro não é apenas sobre aprender a dividir as tarefas domésticas, como pode parecer (embora você vá aprender a fazer isso, com ele).

Mas o mais importante desse excelente livro é aprendermos a identificar quais são as coisas MAIS importantes da nossa vida.

Depois de defini-las, conseguiremos aplicar o outro passo importantíssimo que o livro ensina: de que precisaremos abrir mão, para conseguirmos focar no que é mais importante? E quais são as pessoas que são capazes de embarcar nessa conosco, nos apoiando?

Leiam! Vale a pena!

Livia.Zuim 13/02/2022

Eu amei esse livro, ele fala sobre feminismo, sobre a rotina de alguém que é mãe, trabalhadora e esposa (além de filha, tia, amiga e outros), sobre cultura, sociedade, dificuldade de dar conta de tudo, dificuldade de aceitar que não da conta de tudo e outros. O livro é perfeito.

"Precisa desacelerar e estabelecer prioridades. Você não pode fazer tudo. O que você quer de verdade?" Pag 111

Layla.Dias 11/12/2021

Abra mão do controle
Tiffany, a autora do livro, é uma mulher negra e líder nata. Ao adentrar o grande portal da maternidade, se vê sobrecarregada e sozinha.
Com uma lista de tarefas interminável, Tiffany decide abrir mão do controle, da crença de que precisa ser uma super mulher e dar conta de tudo para, finalmente, se tornar uma mulher que tem tempo de apreciar a vida, ter um parceiro colaborativo e ainda ocupar cargos de liderança no trabalho. Como? Deixando a peteca cair.

O livro foi extremamente útil na minha rotina, me fez deixar de assumir tantas responsabilidades sozinha, reorganizar minhas prioridades reais e trazer meu marido para a colaboração diária (tendo em mente que ninguém muda da noite para o dia; é um processo para todos nós).

Em alguns momentos, ela parece ser redundante ou repetitiva, principalmente nos capítulos finais. Entretanto, a leitura é muito válida! A reflexão, ainda mais!

Gabii.Ferreira 12/11/2021

Bom porém redundante
Este livro transmite as leitoras ótimos ensinamentos e alguns deles estou tentando colocar na minha vida e os que consegui é possível já notar uma diferença no dia a dia, porém entretanto é um livro extremamente redundante, passei cerca de 3 capítulos lendo a mesma coisa, porém de maneiras diferentes e com palavras diferentes, o que faz o livro ficar chato e repetitivo. Óbvio, este não é nem de longe o meu estilo de leitura favorita, porém gosto de sair da minha zona de conforto para conhecer novos horizontes do mundo da leitura, talvez seja por isso que o livro não me prendeu tanto e eu demorei quase 1 mês pra ver ? Talvez, mas ainda assim achei o estilo de escrita redundante, apenas recomendaria este livro para quem tem muito interessante no assunto, fora isso não.

Evangeline 30/09/2021

Deixar a peteca cair é essencial para as mulheres?
Ler este livro me fez refletir sobre o peso que nós, mulheres, carregamos em nossas costas ao tentarmos provar que damos conta de tudo e que somos fortes. Se só trabalho, não invisto em desenvolvimento pessoal; se só estudo, não ganho renda para me manter; se não quero ter filhos, não prezo pelo ?dom? de ser mãe.
Estamos sendo sempre cobradas e precisamos abrir mão do quanto a cobrança nos afeta para vivermos livres.
Deixar a peteca cair é mostrar que não somos responsáveis por tudo.

Jenni.Castro 08/09/2021

Um livro sobre a mulher que se torna mãe, que quer cuidar dos filhos e continuar sendo uma mulher bem sucedida. Será que é possível? O livro nós dá as respostas.
Acredito que uma das piores coisas é a comparação! É claro que se ficarmos nos comparando com outros, nós iremos nos frustar. E aqui no livro o que mais a personagem principal faz é se comparar.
Quando se tem um filho, as coisas jamais voltam a ser como antes, as coisas mudam.
E claro que a frustração vem quando você quer fazer tudo sozinha. Se não tem um diálogo entre você e seu parceiro, as coisas sempre vão ficar mais puxadas para um.
Não tem problema você ter filhos e querer continuar com sua carreira profissional, mas você precisa saber que as coisas ficam mais puxadas agora. Você pode muito bem dividir todas as tarefas do lar com o marido, e então vai ficar bem para todo mundo.
Achei algumas coisas muito bobas nesse livro, mas dá pra entender o recado que a autora quer passar.