Deixe a peteca cair

Deixe a peteca cair Tiffany Dufu

Resenhas - Deixe a peteca cair

Rossana 22/05/2020

Bela, recata e do lar?
O machismo sempre controlou a mulheres, como devem agir, o que pensar, como se vestir e o que pode ou não fazer. Toda essa manipulação tem uma carga histórica, e é desde cedo, definindo meninas como frágeis, separando brinquedos, cores, palavras e modos. Criando assim, mulheres para servir, cuidar, aceitar, procriar, serem recatadas e do lar. Diferente da criação dos homens, que desde criança são inserindo num contexto de espaço público através de brinquedos, instruindo a mandar, crescer profissionalmente, e em hipótese alguma, excercer tarefas domésticas.
Em Deixe a Peteca Cair, livro da feminista Tiffany Dufu, ela mostra como estamos inseridos nessa sociedade machista e de que maneiras podemos reverter esse papel. Após o nascimento do seu primeiro filho, Tiffany enxerga que é impossível conciliar sua dupla jornada de trabalho, coisa que a grande maioria das mulheres compartilha do mesmo pensamento.
Trazendo pesquisas cientificas para comprovar muitos fatos sociais, Dufu nos faz ter aquele sentimento de 'eureka' para muito comportamento ao nosso redor que sempre consideramos como normal, já que fomos impostos a isso. Leitura leve e com muitos choques de realidade, a escritora nos deu a honra de conhecer sua história e como ela aprendeu a lidar com obstáculos machistas do dia-a-dia. Um livro que todo mundo deveria ler, sua obra acrescenta e tanto na sociedade.

Quézia Júlia 01/03/2020

Super mulher?
Esse livro traz de maneira prática os dilemas da maioria das mulheres, ser tudo, fazer tudo, dar conta de tudo e como ir contra a maré pode ser libertador.

Nic 18/01/2024

°
O livro "Deixe a Peteca Cair" fala sobre a organização externa e interna da vida de uma mulher na sociedade atual, citando a vida da própria autora como um exemplo real.

Tiffany conta como sua vida mudou após ela implementar novas estratégias em sua vida.

No início, a autora conta como se sentia sobrecarregada com a quantidade de responsabilidades que recaíam sobre seus ombros, sendo mãe, esposa e mulher de negócios. No entanto, ela continuava realizando essas tarefas arduamente todos os dias, acreditando ser apenas sua responsabilidade e de mais ninguém.

Ela afirma que esse sentimento de ser responsável por tudo não é, nem de longe, o correto, pois isso a sobrecarregava. É necessário entender que as tarefas podem ser divididas entre outras pessoas, tornando tudo mais leve, afirma a autora.

Minha opinião honesta sobre o livro: achei interessante a forma como ele aborda a vida cotidiana de uma mulher com uma vida dupla, e como ela derruba o conceito de que a mulher consegue fazer milhares de coisas ao mesmo tempo, e que, caso consiga, isso demanda muito de sua disposição. A autora desabafa seus sinceros pensamentos e lamentações sobre como é se sentir cansada e esgotada o tempo todo.

A autora também traz algumas opções de estratégias para uma melhor organização dos afazeres e para dividi-los com seus companheiros. Algumas são um pouco irreais, mas vale a intenção da autora.

Frases importantes do livro:

"Só porque faz uma coisa melhor do que os outros, não significa que esse seja o uso mais produtivo do seu tempo"

?De onde foi que tiramos a ideia de que ?fazer tudo? é nossa responsabilidade??

?Se quiser algo que nunca teve antes, você vai ter que fazer algo que nunca fez antes?

?Quando abordamos experiências como se elas fossem transacionais, como quando vamos trabalhar porque somos pagos, há um limite quanto ao que achamos que precisamos fazer para cumprir com a nossa parte do negócio.
Por outro lado, quando abordamos as experiências como se fossem relacionais, como ir trabalhar porque a missão da empresa nos inspira, não há limite para o que fazemos pra alcançar nossa missão?

"Agradecer é uma forma especialmente poderosa de afirmação porque suscita sentimentos de valorização e todos querem se sentir valorizados. No entanto, agradecer exige intencionalidade, porque como prática, não é incentivado por nossa cultura, que tem um propensão automática para a insatisfação."

"Assim como mulheres que recebem afirmação positiva são mais propensas a alcançar níveis mais altos de liderança no trabalho. Homens que recebem afirmação positiva podem alcançar níveis mais altos de liderança doméstica."

JAlia.Feldmann 19/02/2024

Necessário!
Reflexões interessantes a partir de uma história de vida desafiadora e cheia de insights sobre rever os padrões e preconceitos.

Dani 01/08/2018

Ainda muito jovens, meninas já aprendem, com os brinquedos que possuem, a serem donas de casa. Bonecas bebês, pequenos fogões, máquinas de lavar, vassourinhas e rodinhos nos colocam em um lugar: o de mãe e esposa, a típica rainha do lar.

Ao crescermos, percebemos eventualmente que nem só de tarefas domésticas se faz uma mulher. A cada dia que passa, discursos feministas, o sucesso de outras mulheres e diversos livros, enaltecem que sim, podemos ser o que quisermos! De astronautas a motoristas, trabalhos antes tidos como tipicamente masculinos, mulheres podem ser e fazer de tudo, tão bem ou melhor do que qualquer homem.

Porém, mulheres podem ser profissionais, mas, continuam sendo mães e donas de casa. E muitas vezes, a carga mental pra que tudo funcione da forma como deveria, continua sendo somente das mulheres. E que tarefa árdua se torna, após uma vida aprendendo que precisamos dar conta de tudo, delegar simples tarefas aos parceiros e aos filhos.

Tiffany Dufu, especialista em desenvolvimento da liderança feminina, profissional, esposa e mãe, nos conta em Deixe a Peteca Cair, sua jornada em busca de equilíbrio entre todas essas funções. Ao tentar ser excelente e fazer com perfeição tudo a que se propôs, Tiffany compreende que é simplesmente impossível manter sua sanidade ao tentar abraçar tudo sozinha. E compreende também o quanto é difícil se deixar ajudar, incluir seu marido e família nas muitas tarefas diárias necessárias para o funcionamento de uma casa, na educação dos filhos e na busca por metas profissionais.

Com dicas práticas abordadas de forma natural e bem humoradas, Tiffany nos mostra que é possível ser feliz sem carregar nos ombros o peso de mil e um compromissos, nos faz abrir os olhos para o que podemos mudar em nosso dia a dia, além de nos mostrar que a imperfeição não é um defeito. Livro pra manter na cabeceira!