Helium

Helium Rudy Francisco

Resenhas -

Jessica Hellen 26/06/2020

This body is not a shotgun
Eu queria ler esse livro há muito tempo, e agora que finalmente li entendi porque tanta gente gosta desse autor. Eu já tinha visto vários vídeos dele e gostava muito, mas não sabia a qualidade do trabalho como um todo. É excelência em pouquíssimas páginas.

O livro trata de relacionamentos familiares, amorosos, violência, racismo e autodescobrimento.

Um livro que mal terminei e saí recomendando como se não houvesse amanhã.

Brenda Roberta 16/09/2021

Você ainda está vivo. Portanto, aja como tal.
Bem, depois de dois dias pensando, acredito que chegou o momento de escrever sobre este livrinho. Eu não leio poemas, eu não consigo sentir/entender os poemas, o que acaba me afastando do gênero textual, contudo, eu amei a escrita deste livro, amei a forma que conforme o balão subia as palavras, frases, passavam por transformações de temas. Rudy Francisco usa de narrativas pessoais para discutir a política de raça, classe, gênero e religião, ao mesmo tempo que identifica e reforça a natureza interconectada do ser humano e sua existência neste planeta. Este livro foi uma grata surpresa, ele não me tocou pelos poemas que falam sobre o relacionamento humano, a solidão, as críticas sociais seja pelo racismo estrutural ou pelos problemas ambientais. Ele me tocou pela maneira que o autor escolheu para discutir tais temas e conseguir colocar tanto sentimento em apenas 4, 5 frases. Eu senti. O autor conseguiu me fazer sentir. Por ele, pelo outro, por nós.

segue meus poemas favoritos:
chameleon
windows and mirrors
skin II
liberty
To the Man Standing on the Corner Holding the Sign That Said “God Hates Gays"
rifle II
i bet the trees are thinking
Complainers
yes

talvez o meu favorito dos favoritos seja o Complainers, mas só talvez*

Luiza 17/06/2021

The power of words. Art.
Esse livro é incrível!! Os poemas são maravilhosos, do tipo que te faz querer tatuá-los no cérebro para nunca mais esquecer. O uso de metáforas é constante nas obra, o que torna o livro ainda mais rico. Os poemas expõem a realidade ao apresentar diversas temáticas nos versos, como, por exemplo, o racismo, que ainda, infelizmente, é tão presente na nossa sociedade. E, apesar de todas as problemáticas apresentadas nas palavras genialmente escolhidas, temos um final que aquece o coração e traz esperança. Eu amei!

Babi 18/09/2021

Como é bom ser uma pessoa influenciável !
Li o livro meio no surto. Cheia de livro pra concluir, resolvi começar esse e... ainda bem!

Conheci o livro pelo Lucas Barros, no vídeo dos favoritos da Olivia Rodrigo e achei muito bom. Ultimamente estou viciada em poesia então veio no momento certo.

Sobre os poemas: MUITO bons, me identifiquei horrores com alguns (e doeu) e os que não me identifiquei me tocaram demais, principalmente por tratarem de assuntos importantes e vivências do próprio autor.

Acabei tirando 0.5 estrela por causa da linguagem que, apesar de no geral ser bem simples, em alguns momentos foi meio difícil (coisas pequenas, vocabulários e afins) e acabou prejudicando minha compreensão mas nada que estragasse a experiência.

Os meus favs foram "My honest poem" (provavelmente o mais pessoal dele, por ter vários detalhes bem minuciosos sobre o autor, mas, por algum motivo, foi um dos que eu mais me identifiquei ???), "Mess" (esse me pegou de um jeito que olha... só dor e sofrimento. Acho que doeu mais por eu ter passado por algo parecido e me lembrou de algo que escrevi sobre recentemente), "Why Did You Leave?", "Complainers" e "Yes" (esses dois últimos foram um tapa na cara que eu tava precisando).

longlive. 01/06/2022

conheci esse autor pelos videos de poesia no youtube, onde ele fazia apresentações, e depois descobri que ele também tinha esse livro. adorei ler esse livro, especialmente as partes I e II dele pois achei os poemas lindos e muitas das coisas que ele escreveu me tocaram em um lugar pessoal. também gostei que outros poemas aboradaram temas sociais e políticos. uma leitura mt gostosa e sentimental.

Sandy 10/09/2021

Poemas lindos demais
Esse livro foi uma experiência. Fiquei feliz porque, mesmo sendo de poesia, trata de assuntos do dia a dia, então fica bem mais fácil de entender. Gostei muito, só não dou 5 estrelas por causa de um poema que não concordei muito com o pensamento do autor, mas tirando esse todos os outros foram perfeitos.

Vic 21/07/2021

Gostei bastante
Recomendo e com certeza gostaria de ler algo mais do autor, recordo de alguns poemas que realmente me pegaram e me fizeram parar alguns segundos pra refletir.

Bigu 20/08/2021

Olivia Rogéria tá com tudo
Esse livro é um dos favoritos da Olivia Rodrigo, influenciável como sou o li. Eu indico? sim, tem várias reflexões superlegais, e os temas são magníficos, tirei meia estrela porque o inglês é um pouco complicado (pra mim). E alguns poemas falam sobre amor, algo que eu não me identifiquei muito, de resto é um cheiro.

mari 16/09/2021

not a love poet
Olivia Rodrigo influenciando leitores. Quando vi esse livro na timeline do instagram, fiquei logo interessada já que estava procurando uma leitura leve. Pobre de mim que não sabia que de leve, esse conjunto de poemas não tem nada.
A primeira parte foi estrondosa, eu adorei os poemas, principalmente Horizon e Instructions. Mesmo sendo uma poesia “simplista” é algo escrito por um jovem-adulto, para jovens-adultos, e, dependendo de qual estágio da vida você esteja, faz todo o sentido.
"Some days I forget that my skin is not a panic room"
A segunda parte já foi uma quebra de expectativa e a terceira parte foi um balde de água fria. Comecei a achar algumas partes meio bobas e os poemas sem muito significado para mim.
"Youth promises us immortality,
but doesn’t have the means to
uphold its end of the bargain."
De qualquer forma, vale a experiência. A capa pode dar uma sensação de infantilidade, mas o Rudy aborda temas muito complexos como a masculinidade problemática, relações familiares, problemas mentais e o amor.
"Do you know the human body is approximately
sixty percent water? When I walk into a room
full of people, all I see is an ocean."
"remind yourself
that you are human
and this too
is a gift"
"I don’t know much,
but I do know this:
Heaven is full of music,
and God listens to my heartbeat
on his iPod. It reminds him
that we still got work to do."
[...]
"I promise I will love you as if it’s the only thing I’ve ever done
correctly"

dani 16/10/2021

claramente favoritado
tanto a linguagem simples que ele usa pra falar de certos assuntos quanto a leveza com a qual ele aborda tais assuntos me fizeram ficar apaixonada por esse livro, sério
queria mt ter o livro físico pra sair marcando tudo e usar cada marcação pra uma situação da vida (e sim, da pra fazer isso)?
me fez querer ver outras obras do rudy, sinceramente
o fav veio por ele ter me feito refletir sobre coisas com uma perspectiva bem diferente?

Carol @solemgemeos15 21/06/2022

Estou à procura de um poeta que ressoe em mim e acreditei que Rudy Francisco seria a pessoa (já que vi esse livro sendo recomendado por Lucas Barros e a cantora Olivia Rodrigo). De forma geral, o livro não funcionou para mim. Eu gostei da maioria dos temas que ele abordou (tais como crítica a racismo, classicismo, amor, masculinidade e raiva). No entanto, nem sempre a execução foi algo que achei interessante.
Por exemplo, todas as vezes que ele menciona amar uma mulher é escrito de uma forma, creio eu, machista. Ao mesmo tempo, que os poemas sobre autorreflexão são muito tocantes.

Lice 23/07/2022

Amei
Descobri esse livro em um vídeo do Lucas Barros, e num dia aleatório decidi ler, e fui surpreendida! Amei os poemas, o Rudy tem realmente um dom, ele escreve de maneira muito encantadora e simples, o que não quer dizer que os poemas são bestas, as palavras deles impactam, e o Rudy consegue falar sobre tudo, com muita maestria. Sentimentos e situações muito bem construídos e representados!!!
P.s. sobre o inglês: muito tranquilo de ler, mas diria que é intermediário.

Maria Cristina 26/08/2022

Not every building that shakes will collapse
Era uma meta começar a ler livros em inglês e esse livro se encaixou perfeitamente no que eu procurava. A linguagem é simples e fácil de ser lida. É um livro emocionante, os poemas são delicados, críticos, inteligentes e as vezes um pouco dramáticos demais. Difícil escolher um poema favorito, eles conversam com a gente de forma muito íntima. É uma excelente recomendação.
Lice 30/08/2022minha estante
Ahhhhh, q bom q gostou

Lice 30/08/2022minha estante
???

yas 31/08/2021

Gostei do livro, inicialmente consegui até me identificar com alguns. Depois os temas foram ficando meio amplos e não se conectaram tanto, na minha opinião. Mas é um livro bom, com poemas fortes e delicados ao mesmo tempo. Uma leitura de uma perspectiva bem diferente.

cecis 13/09/2021

fico sem palavras
A maneira como autor com poucas palavras me fez sentir um milhão de sentimentos, foi incrível.
Cada poema tem a sua história e seu próprio sentimento. Marquei vários trechos que me identifiquei, ou que entendi a mensagem que o autor quis passar.

Não é somente um livro de poesias que fala sobre sentimentos e cenários da vida do autor, mas é um livro que crítica diversas pautas que são necessárias. Adorei o livro, a leitura é bem fluida e com certeza leria de novo. Por mais curta que tenha sido, amei a a experiência de ler esse livro de poemas.