Ensaio obre os reinados de Claudio e de Nero e sobre a vida e os escritos de Seneca Newton Cunha...

Resenhas -

Marcelo 17/01/2021

Sensacional
Diderot é sempre uma leitura instrutiva e engraçada, com esse livro não foi diferente. Acostumado com o estilo ácido de Diderot nos romances, nessa obra em homenagem a Sêneca não faltam sacadas geniais a respeito da tirania e dos críticos pouco inteligentes que cercam as grandes mentes.

Ele começa fazendo um apanhado geral da história do Imperador Romano Cláudio e seu sucessor Nero com enfoque na relação destes com Sêneca. Após essa parte histórica bastante interessante se passa a uma análise sucinta das obras de Sêneca. Se Erasmo de Roterdã escreveu o elogio da loucura, é evidente que esse livro é o elogio da virtude, da razão e de tudo que é correto. Leitura recomendada a todos em busca de se tornarem uma pessoa melhor a partir da leitura de bons livros.

"Exigir demais do homem não seria um meio de nada obter?"

Diderot
Gabriela.Santos 17/01/2021minha estante
Amei a resenha, muito bem escrita!

Gabriela.Santos 17/01/2021minha estante
Muito interessante este início histórico