Classe Média e Lutas Sociais. Ensaio Sobre Sociedade e Trabalho em Portugal e no Brasil Elísio Estanque

Resenhas -

Gustavogl 22/04/2021

A classe média brasileira tá lascada!
Esse livro foi escrito em 2015 antes mesmo do impeachment. E incrivelmente, para vocês virem só como ciência funciona, o que se esperava aconteceu: Uma luta social entre duas classes médias. Uma que se apegou à ideia de meritocracia e outra que acredita no desenvolvimentismo.
Eu gostei muito da experiência de leitura providenciada pelo Elísio. Eu como um bom esquerdista frequentemente acho que a teoria surge na minha cabeça do nada e muitas das teses apresentadas por ele vão ao encontro do que eu pensava (raramente isso acontece, colegas de esquerda, bora todo mundo estudar mais). Ele começa explicando o conceito de classe média pelo espectro de direita e de esquerda. Passa pela multidimensionalidade desse grupo tão heterogêneo e como ele se organiza no trabalho desde sua ascendência até a decadência (precariado). Estabelece os cenários de Portugal e Brasil àquela época e termina pelas revoluções analisadas em retrospectiva e vislumbradas em perspectiva.
Vale muito a pena a leitura. Aprendi muito. Queria escrever bem mais, mas não quero dar spoilers.