Bile Negra

Bile Negra Oscar Nestarez

Resenhas - Bile Negra

Francis.Graciotto 25/02/2019

Um Terror Apocalíptico com notas Lovecraftianas
Como fã de histórias de zumbis e apocalípticas em geral, esse livro foi uma grata surpresa. O autor cria um cenário apocalíptico com causas bem inovadoras, em solo brasileiro e com um tom sombrio digno dos clássicos de Lovecraft. O final travou meu cérebro, mas recomendo a todos os fãs do gênero.

site: www.facebook.com/febrevermelha
Albatroz2 01/02/2022minha estante
Que final foda ??

Livros e lírios 07/02/2019

LEIAM!!! ???
O que falar sobre Bile Negra?
Darei a vocês 5 motivos para ler o romance do @oscarnestarez. ???
1) Já ouviu falar sobre "Teoria dos humores"? Pois deveria. Confesso que não conhecia/ não me lembrava. Pesquisei a respeito e ainda estou bem reflexiva. Dá um google e leiam sobre a teoria e sobre "Hipócrates". Sim, aquele filósofo que era considerado "o pai da medicina".
2) Lidem com essa passagem que irão cativá-los: "A vida era o absurdo grotesco de sempre, a coleção de tropeços no escuro, de precipício a precipício e do início ao fim, mas era a vida." (p. 17).
3) A escrita do Oscar é peculiar demais. Eu não sei como explicar, mas quando não consigo expressar muito bem significa que realmente me despertou algo profundo - seja um sentimento bom ou algo que estava oculto, mas não significa que trata-se de algo negativo referente a obra. Ela é fantástica e muito envolvente!
4) O autor é pesquisador da literatura de horror. Estuda Poe e Lovecraft. Ah, e o romance foi premido pela @insta_aberst (muito merecido, inclusive).
5) Amei a construção das personagens. Ele já havia me surpreendido em "Horror adentro" e conseguiu novamente. Ele criou breves romances ao decorrer da história de forma EXTREMAMENTE natural e cotidiana...nada daqueles romances clichês. O bagulho é humano meixxmo!!! (desculpem o dialeto, me empolgo). ?????
Além disso, quem segue com Vex tentando sobreviver a pandemia é seu amigo C.G. (personagem homossexual - mais uma vez, encontramos diversidade em uma de suas histórias) e nos deparamos com uma relação afável de amizade verdadeira.

Day Morais - @daihanydemorais 14/01/2019

Impressionante!
O livro me deixou completamente envolvida com a história, me vi totalmente comovida com toda aquela situação e sentindo quase que na pele o que Vex e seus amigos estavam passando. O livro tem uma áurea pesada, uma linguagem forte. Uma escrita fenomenal que você encontra desde expressões em latim até palavrões dos mais F#d@S. Do meio para o final é completamente impossível largar o livro até terminar a leitura pois é eletrizante.
O último capitulo me deixou um pouco confusa, mas reli e depois de um bate papo com a minha amiga Regina conseguimos chegar (ou não) a uma conclusão dos fatos..rsrs
Ótimo, realmente de leitura obrigatória para os amantes de terror!

A resenha completa está no blog.

site: http://www.lendo1bomlivro.com.br/2019/01/resenha-bile-negra.html
Pepi 15/01/2019minha estante
Deu vontade de ler

Day Morais - @daihanydemorais 22/01/2019minha estante
Tem que ler!!

Pepi 23/01/2019minha estante
Não achei pdf :(

@livrosegatos 19/05/2019minha estante
Compartilha cmg o que vocês decidiram pq eu não entendi nada kkkk

Letty 16/07/2019minha estante
Me fala a conclusão que vocês chegaram do final dele!! Tô tentando digerir ainda pra ver se eu entendi certo hahahaha

Mundo da Vavah 12/11/2018

Oi pessoal
Hoje é dia de #resenhadaVavah com um livro maravilhoso da minha querida editora parceira @editora.empireo
Nessa história envolvente, perturbadora, assustadora e cheia de mistérios, vamos conhecer Vex, um jovem tradutor, que está prestes a viver fortes emoções.
Vex, viveu alguns traumas recentes em sua vida e está passando por acompanhamento psiquiátrico.
Nessa tentativa de voltar a vida ativa, retorna ao convívio de seus amigos e ao trabalho. Vex, neste momento, com auxílio de um de seus amigos, vai trabalhar em um livro que trata sobre a teoria humoral, que define a vida, como um equilíbrio entre os 4 humores: sangue (quente e úmido), fleuma (fria e úmida), bilis amarela (quente e seca) e bilis negra (fria e seca). Sendo que grande parte das nossas doenças derivam de um desequilíbrio entre esses humores, cuja causa principal seria as alterações vindas dos alimentos, ou seja, somos um poço de desequilíbrio (pelo menos no meu caso rsrs...)
Acontece que uma pandemia começa a tomar conta das cidades, inclusive atingindo seus amigos e aos poucos todos os locais que frequenta. O caos se instala e as pessoas afetadas não conseguem dominar seus pensamentos e atitudes. É extremamente devastador e catastrófico.
Vex então, se vê obrigado a tentar solucionar essa "guerra" e para isso precisa inclusive se afastar da cidade.
O que resta saber agora é se realmente ele vai conseguir uma solução e se a distância irá poupá-lo dessa peste. Afinal até onde esse "monstro" pode ir? E o que poderá detê-lo? Como salvar seus amigos e até a humanidade?
Me envolvi completamente com a história, fiquei ansiosa pelas respostas e consegui sentir tudo o que Vex narrava, o medo, a angústia, o pavor, até a dor...a escrita do autor @oscarnestarez é fluida e arrebatadora ao mesmo tempo. Ele consegue te levar para a história como se realmente fosse um personagem.
Garanto que você não conseguirá se desligar do livro enquanto não chegar ao final. E falando nele, o final, é totalmente surpreendente, que te deixa em um misto de sentimentos fazendo com que continue ainda por horas a fio refletindo sobre tudo que leu.

Encanto Literários 30/10/2018

Resenha - Livro - Bile Negra
|| RESENHA || -
Resenhado por - Ingrid Sousa - [Título: Bile Negra] - [Autor: Oscar Nestarez] - [Editora: Empíreo] - [Número de páginas: 163 - Números de capítulos: 34]
|| Sinopse || - Vex é um tradutor de livros na editora de seu amigo Môa. Após passar por um trauma psicológico envolvendo sua família, se manteve afastado por dois anos em tratamento. Se sentindo melhor, ele resolve voltar a sua rotina. Após uma noitada de curtição com seus amigos, no dia seguinte seu amigo Môa lhe entrega um calhamaço para tradução. Em suas páginas traz consigo teorias de um autor anônimo acerca da Bile Negra, que tem o poder de mudar os sentimentos, o humor e interferir no psicológico das pessoas. Quando Vex se depara com acontecimentos que têm correlação com o livro, o seu momento de estabilidade é ameaçado por uma espécie de gosma preta que infecta quem a olha. Como vez irá fugir disso, como não se entregar aos pensamentos ruins causado por esse tipo de infecção?
|| Impressões ||

° O livro traz um suspense, uma apreensão muito grande que me deixou com medo em vários momentos (sim, sou medrosa). Mas nesse caso é o jogo psicológico.
° Vex vê todos a sua volta ser infectado, e na tentativa de se salvar e salvar seus amigos ele decide fugir para um lugar onde julgar ter zero contato humano. Podendo assim ter uma oportunidade de sobrevivência.
° Essa epidemia está espalhada por todos os lugares. Ninguém sabe de onde veio, quem foi o primeiro infectado nem como se cura.
° É uma verdadeira loucura os seus efeitos nas pessoas. É tem umas cenas, que me deixaram mais apreensiva. Mas o livro é muito bem escrito, o autor nos conduz pelas páginas do livro, de uma magnitude espetacular. Não é nada cansativo o livro é super rápido e gostoso de se ler. Uma leitura incrível ao mesmo tempo que é eletrizante é também aflitante.

site: https://encantoliterarios.wordpress.com/

Ottaviou - @octaliterario 11/07/2018

Uma epidemia silenciosa.
Com base na teoria humoral, o livro nos traz Vex. Um jovem tradutor que já carrega consigo um histórico conturbado em relação a sua mente e que tem acompanhamento psiquiátrico. Após decidir que precisa retomar sua vida e seus trabalhos, ele procura seus amigos para firmar os laços de amizades, mas sem saber que algo sombrio estava se aproximando.

Não tardará até que ele percebeu que algo não está certo. Pois uma enorme carga de desequilíbrio no humor das pessoas faz surgir uma pandemia de tristeza, raiva etc. Onde a escuridão da mente humana passa a dominar todas as pessoas da cidade. Ambientada no Brasil, podemos sentir ?de perto" o horror das personagens. Oscar conseguiu usar um terror psicológico que nos deixa aprisionados a trama, rezando para que algo bom aconteça quando sabemos ou sentimos que no fim, pode dar tudo errado. E aí, como está o seu estado humoral hoje?