Choque

Choque Robin Cook

Resenhas - Choque

VinAcius.LAscio 31/03/2023

Uma continuação razoável de "Coma"
O enredo é bem construído e repleto de reviravoltas, mantendo o leitor preso até o desfecho final. A narrativa é intensa e emocionante, com uma linguagem simples e acessível, o que torna a leitura fluida e agradável.

Cook consegue criar personagens cativantes e realistas, como David e sua namorada, a também estudante de medicina e enfermeira, Aggie. Além disso, o autor aborda temas importantes relacionados à saúde, como a negligência médica e a falta de ética profissional.

A trama de "Choque" é repleta de tensão, mistério e ação, e o autor usa sua expertise na área da medicina para criar uma trama convincente e intrigante. Embora não seja o livro mais inovador de Robin Cook, "Choque" é uma leitura empolgante e satisfatória para os fãs do gênero de suspense médico.

Bruno Malini 17/03/2021

Fraco, muito fraco
Autor de obras como Coma, Cego, Cérebro, Risco Calculado, não faz jus ao título de mestre do thriller médico nessa obra muito , muito fraca.

Day 22/01/2021

Apesar de haver gostado muito do início e desenvolvimento me desapontei com o final e com as decisões tomadas pelas protagonistas, que foram bem estúpidas. Enfim esperava mais.

Tatiana Brandão 17/08/2020

Choque
O livro desenvolve vem com uma trama interessante, mas decepciona no final.

Paloma584 20/04/2020

Muito detalhista
Parece uma daquelas leituras dos livros do Dan Brown, mas cheia de detalhes insignificantes e diálogos repetitivos, além do que a escrita se torna redundante repetindo palavras e pronomes o tempo todo. Foi um livro difícil de terminar.

Berenice.Thais 11/07/2019

Não sentir simpatia por nenhum personagem
Primeiro livro que li do outor. Que e bem elogiado. Ele e médico então grande parte dos seus livros tem esse tema misturado com suspense mais nos leigos podemos entender os termos usados;
nessa história se trata de uma clínica que trabalha com fertilidade duas amigas aceitam doar seus óvulos são elas Deborah e Joanna são estudantes universitárias que estão prestes a se formar após mas de um ano elas ficam curiosas e aí se inicia a nossa história . logo nas primeiras páginas vc sabe que a clínica esconde algo já com a morte de uma das doadoras, que e dada como desaparecida, então já sabemos que elas vão descobrir mais do que queria.

Dani do Book Galaxy 22/11/2018

O verdadeiro Choque foi o Robin Cook ter escrito esse livro
Robin Cook é um dos meus autores preferidos da vida. Eu estava com bastante expectativas para esse livro, afinal, de todos os livros que li do mestre Cook, acho que não teve nenhum que não tenha gostado até então.

Mas aí veio a decepção.

O verdadeiro “choque” foi a qualidade da narrativa
Robin Cook é um mestre do suspense médico. Assim como Tess Gerritsen, ele tem uma habilidade formidável de inserir detalhes técnicos sobre medicina no meio da narrativa, através de diálogos, pensamentos dos personagens e descrições. Isso é feito de forma sutil, e a leitura não se torna cansativa apesar desses detalhes. Essa é uma das coisas que adoro na escrita de Cook, e (Graças a Deus) isso se manteve em “Choque”.

Infelizmente, acho que essa foi a única coisa boa que posso dizer sobre a narrativa.

Essa é a primeira vez que não gostei de um livro do Robin Cook, e o ritmo da história contribuiu fortemente para isso. Diferentemente de outros livros de Cook (principalmente os que fazem parta de série de Jack Stapleton & Laurie Montgomery), não há em “Choque” um enredo com início, meio e fim bem definidos. O que temos é uma ideia que claramente não foi bem trabalhada, e o livro se arrasta ao redor dessa ideia.

O problema de personagens forçadas
O estilo de Robin Cook é bem marcado pela presença de personagens – principalmente femininas – fortes, decididas, curiosas e impulsivas. Geralmente, são personagens humanas, que cometem erros e até tomam algumas decisões que causam aflição no leitor, mas que no geral são sempre carismáticas. Num geral, é impossível não simpatizar com alguma dar personagens de Cook.

Em “Choque”, porém, essa “espontaneidade” das personagens principais – Deborah e Joanna – foi um tiro pela culatra.

Ambas me soaram extremamente forçadas, principalmente a Deborah. Sabe aquela personagem engraçadinha demais, que toma algumas atitudes que deviam fazê-la parecer destemida e espontânea, mas que na verdade a transformam em uma chata? Eis Deborah. Em algumas passagens, ela é tão forçada que senti que aquilo não parecia coisa do Robin Cook.

A outra personagem, Joanna, veio em contraponto à Deborah, sendo mais sensata e pé no chão. Porém, esse jogo de “os opostos se atraem” pretendido por Cook com duas personagens tão antagônicas deixou a narrativa cansativa. Existem diversas passagens longas em que as personagens discutem por bobeiras, sem acrescentar nada à história. Fiquei muito surpresa por encontrar personagens tão ruins em um livro do Robin Cook.

Um tema bom desperdiçado em uma história ruim
Como podemos conferir na sinopse, o tema principal da história é a aventura dessas duas amigas após fazer uma doação de óvulos em uma clínica de fertilidade meio suspeita. O tema levantado por Cook para essa trama é interessantíssimo, e traz muitas questões éticas sobre as clínicas que fazem trabalho com fertilização artificial. Cook é conhecido por abordar temas polêmicos em seus livros, geralmente com respaldo em casos reais (como em Coma), então fiquei interessada para saber mais sobre os assuntos que ele menciona ali.

Infelizmente, esse tema tão bacana é pouco explorado na trama, dando espaço para acontecimentos desnecessários que arrastaram a história para um desfecho um tanto decepcionante.

Sinceramente, senti que “Choque” se distancia de forma gritante de todos os outros livros (que já li) de Cook, a ponto de parecer ter sido escrito por outra pessoa. Terminei a leitura com a sensação de que o autor o escreveu por obediência a um contrato com uma editora ou algo assim.

Sinto muitíssimo, sr. Cook, mas não deu pra engolir “Choque”, não.

Veredito final
Nota 2,5 de 5

site: http://daniellaparra.com.br/blog/?p=270

Thais.Pereira 24/08/2017

Robin Cook é incrivel
Bom, trata-se de um livro maravilhoso com um trama que lhe envolve do inicio ao fim

Luciane 08/12/2013

Primeiro livro do Robin Cook que li, gostei bastante, tem muita ação e suspense, a história se desenrola rápida. Tenho apenas alguns "mas", no lugar das personagens principais seria muita difícil fazer o que elas fizeram, voltar várias vezes a um local que sabiam ser perigoso. Mas tudo bem... É ficção mesmo. O final foi um pouco previsível, mas não tira o mérito do livro.
Recomendo.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Alessandra 07/04/2012

Sinopse - Choque - Robin Cook
Deborah e Joanna, duas colegas de faculdades, submetem-se a experiências na área de fertilização humana em troca de dinheiro para darem entrada em um apartamento e fazerem uma viagem a Veneza. Quando voltam para Boston, Joanna não consegue resistir ao impulso de descobrir o destino dos óvulos que elas doaram. Deborah fica seduzida pela idéia e a curiosidade transforma-se em obsessão, à medida que a poderosa cortina de sigilo imposta pela clínica as impede de descobrirem o que querem saber. Elas prosseguem a investigação, principalmente depois de constatarem algumas irregularidades perturbadoras. E a verdade que elas finalmente trazem à tona supera os piores pesadelos que suas mentes poderiam conceber.
Bethy 19/10/2012minha estante
euuuu amooo os livros dele.. ainda mais que a sua maioria relata temas de saúde.. são perfeitos super recomendo

Marlon Teske 29/08/2010

Desfibrilador
Primeiro livrinho que leio deste autor, emprestado e recomendado por uma amiga do trabalho. E apesar dos pesares me pareceu muito bom. Como não tenho conhecimento de outras obras dele, resolvi fuçar por ai e pegar opiniões de outros leitores. Infelizmente, parece que ele cai no mal "meu-tema-é-esse" e não sai disso. Não que esteja errado, mas acaba se tornando um tanto previsível. Porém, como já disse, é o primeiro que eu li, e considero uma boa estréia.

Choque, de Robin Cook, tem um inicio até que empolgante, excluindo a descrição cientifica da clonagem na primeira página. Uma operação mal-sucedida e a frieza da equipe médica diante da morte de uma jovem deixam o leitor com uma espectativa de que "algo de ruim vai acontecer com a protagonista" durante todo o livro.

Um ano depois duas colegas de faculdade tentando fugir de um mal sucedido noivado resolvem vender alguns de seus óvulos para uma clinica de fertilidade e viajar para Veneza na Itália, para esquecer um pouco dos seus problemas e escrever suas teses de doutorado. Na volta, contudo, a curiosidade sobre o destino de suas células acaba as levando a cometer uma série de crimes.

Apesar de que, muitas vezes, as duas meninas com suas peripécias extrapolarem o limite do possivel (a maioria das açoes de investigação são baseadas em momentos presenciados por elas no cinema) e algumas das passagens as palavras e nomes serem muito repetidos - especialmente a cena da invasão do prédio pelo segurança chefe da clínica - é uma leitura agradável.

O final, bem, acho que ele ficou sem idéias. Leiam se tiverem um tempo, mas nao esperem muito não. Destaque para a ética médica e o que seria ou não viável para a evolução da ciencia. Tem coisas bem chocantes por lá.

Lido em Fevereiro/06
Powerful 25/01/2009minha estante
Recomendo ler o Abduzidos, do mesmo autor, é sensacional !

Lívia 20/02/2015minha estante
Tenho quase todos os livros dele. É um melhor que o outro. Um suspense, um crime, uma máfia melhor que a outra! Inclusive o Degeneração ocorre na mesma clínica do Choque.

Thais.Pereira 17/08/2017minha estante
undefined