Os desafios da esquerda latino-americana

Os desafios da esquerda latino-americana Marta Harnecker

Resenhas - Os desafios da esquerda latino-americana

Japa 24/01/2024

Mediano.
O livro é dos anos 90, então algumas críticas feitas pela autora já não fazem sentido.

Ela diz que a esquerda não tem atuação na mídia: hoje existe o Youtube. Ela diz que o PT é exemplo de partido revolucionário: provou-se o contrário, PT hoje é partido da burguesia.

Mas tem coisas que ainda são atuais no livro. Os partidos continuam usando as eleições como catapulta de interesses no pior sentido possível, por exemplo, de forma individualista e deixando o movimento de massas de lado.

O problema maior é que, pelo título do livro e pela frase escrita na 4° capa ("Para a esquerda, a política deve consistir na arte de descobrir as potencialidades existentes na situação concreta de hoje para tornar possível amanhã o que no presente parece impossível"), o conteúdo não condiz.

Eu esperava que tratasse de temas como educação popular, organização de classe para além dos sindicatos, agitação e propaganda, e por aí vai. O que encontrei foi simplesmente um manual para militantes partidários.

Como manual para esses militantes de partido, o livro é muito bom. Mas pra fazer sentido precisaria ter um título diferente. Case se chamasse "erros e possibilidades do partido revolucionário latinoamericano" faria muito mais sentido.

Leitura agradável, mas me surpreendeu negativamente.

joaomiguelou 14/11/2023

Apesar de ter mais de 20 de anos, parece que foi escrito ontem de tão atual e pertinente as reflexões e pensamentos da autora. Livro essencial pra pensar a realidade latino-americana.

IgorX96 22/01/2021

Um guia político excelente
O livro cumpre bem o que se propões, é um excelente guia político para a esquerda no século XXI, tanto para militantes quanto para pessoas que queiram se organizar e construir um partido realmente socialista e de esquerda radical.