Unfinished Tales

Charles Duhigg

Resenhas - Unfinished Tales

NataliaSilvério 15/08/2023

Hostória do mundo
Ao mesmo tempo em que mostram mais coisas que o Tolkien escreveu sobre o universo da Terra Média, é possível ver um pouco do seu processo criativo e de algumas das versões que ele escreveu sobre o mesmo fato antes de escolher a cena que seria a definitiva.

e o bom é que ele guardou tudo. não jogou fora, mesmo aquilo que ele não usou em livro nenhum. o filho dele achou, com muita ajuda editorial, editou e juntou e publicou um belo de um livro que, me pareceu, deixar o tolkien mais perto. mostrando o pensar dele, os trechos das cartas em que ele comenta sobre a história com o filho, e o fato de o Christopher sempre se referir ao autor como “meu pai”.

confesso que não entendi tudo por completo em todas as minucias, afinal, além de ser a escrita do tolkien, era no inglês e nas línguas que ele inventou, então várias coisas eu perdi no meio do caminho, mas notei que a série Rings of Power foi bem fiel a alguns dos contos que estavam nesse livro, e, assistir a série enquanto eu lia (diferente de quando vi os filmes e cursos sobre o Senhor dos Anéis antes de começar a ler) me ajudou muito a enxergar melhor os personagens e as situações em que eles se encontravam nos ******tales.******

e, é claro, me deixou com muita vontade de ler o restante dos livros do tolkien.

Lulu 21/05/2023

Não precisava ser tão grande
Os ensinamentos do livro são ótimos, mas acho que o autor perde muito tempo acrescentando detalhes demais às histórias, o que não deixa o livro mais interessante e aí causando um desinteresse. Depois das primeiras 100 Pgs, o resto é só enrolação.

Rony 29/12/2022

"The sun shall shine upon your path."
Para fechar bem o ano, a minha última leitura concluída é a de Contos Inacabados de Tolkien, seguindo o plano de ir lendo mais sobre esse universo lindo do Senhor dos Anéis. Aqui, de certa forma, é um ponto bem importante, porque marca o fim das "releituras", já que eu li o Hobbit, Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos Inacabados com 14-15 anos. E apesar de ser uma leitura desafiadora, com uma estrutura que não possui uma narrativa completa (kkkkkkkkk), ajuda a entender muitos eventos da Saga principal e do Silmarillion. A parte final sobre os Istari (Gandalf e Saruman são istari) me deixou fascinado também. Agora vou ler as outras obras sobre a Terra-Média, publicadas por Tolkien e seu filho.

Cristiano 26/08/2022

Profundo, para pensar e praticar boas mudanças
Quando iniciei a leitura não havia me atentado ao subtítulo. Pensava que a abordagem se tratava apenas de como os hábitos influenciam as ações dos indivíduos. Para minha surpresa, e não foi algo ruim, ele aborda muito como os hábitos afetam os comportamentos de empresas, clientes, até sociedades. Demonstrando como os hábitos afetam muito mais que o pessoal e influencia o coletivo.

É um livro que se aprofunda muito bem no assunto. Gera uma linha de raciocínio que nos permite reavaliarmos nossos hábitos e nos emprenharmos em fazer boas substituições deles. Também proporciona bastante conteúdo útil às atividades corporativas.

O livro é instigante, bem escrito, profundo no tema. Uma das maiores referências do tema. Munição excelente para o crescimento pessoal.
Cristiano 26/08/2022minha estante
Spoiler:
No fim do livro há uma comparação entre dois casos. Um assassinato completamente inconsciente causado por um hábito. A destruição de uma família pela completa adicção em jogos de azar de uma pessoa. Ele parece conduzir a uma conclusão simplista do tema, contudo apresenta um encerramento bem fundamentado. A comparação foi muito bem balanceada, abordando os diferentes pontos de vista sem perder o foco no bom senso.

Paula.Macaggi 03/03/2022

Ótimo livro!
O livro contém uma série de informações científicas de como nosso cérebro funciona e como ele se adapta a hábitos contando diferentes casos de como influencia a vida dos indivíduos, empresas e sociedades. MUITO BOM!

Alex 11/06/2021

Excepcional
Leitura obrigatório. Quase um manual da vida!

Kel Cesar 21/02/2020

Me surpreendeu
Pensei que era mais um livro de auto-ajuda e como não curto muito o gênero tinha baixas expectativas. Mas de auto-ajuda esse livro não tem quase nada. Os casos relatados são bem interessantes e as partes que falam sobre a ciência do cérebro são fascinantes. Pontos negativos: algumas verdades absolutas me incomodaram um pouco e tem uma hora que fica meio repetitivo...