O método TB12

O método TB12 Tom Brady

Resenhas - O Método TB12

Patricia Salcides 03/02/2022

Ótima estratégia para uma vida saudável de alto rendimento.
Em "O método TB12", Brady apresenta seu método de atividade física baseado em 12 princípios. São eles:
1) maleabilidade;
9) nutrição;
10) suplementação;
11) exercícios mentais e
12) repouso.
Assim, ele apresenta de forma bem detalhada desde exercícios com elásticos e exercícios de maleabilidade até sugestões de receitas para a alimentação diária adequada.
É sem dúvida, um livro completo. Baseado no autoconhecimento e respeitando os limites de cada um, além disso, prioriza bons hábitos mentais, já que acredita que para o corpo se recuperar, o cérebro tem que estar trabalhando focado nisso.
Achei bem interessante a abordagem sobre a questão inflamatória do corpo e sua estratégia para diminuir essas inflamações. Adotei parte do método durante 2021 e vi bastante resultado. Os treinos com faixas elásticas tem sido muito mais eficazes que treinos com peso, e os exercícios de maleabilidade realmente ajudam muito na recuperação e melhoram o desempenho. Ainda não consegui implementar todas as vertentes do TB12, mas estou me esforçando, pois acredito que seja um bom caminho a ser seguido.
Único ponto negativo que achei foi forçar vendas de praticamente todo tipo de produto que coubesse na ideia. Nada contra lucrar com a ideia, já que está de certa forma ajudando as pessoas a terem uma vida mais saudável. Mas existem opções além dos produtos TB12. Essa parte de marketing no livro realmente me incomodou um pouco. Fora esse detalhe, o livro é ótimo! Recomendo não só a leitura como o próprio método.

Jogute 13/01/2022

Coach de verdade
Putz, o cara é um dos maiores da história no esporte dele, um dos mais perigosos em termos de lesão, quarentão, e segue quebrando recordes. Pra ser honesto comecei a acompanhar futebol americano na pandemia e gostei bastante, e não deixei de correr atrás de informação, acabei por ler esse livro. Rápido, grande parte são exercícios e receitas, tudo desenvolvido pelo TB12 em anos de experiência, claro que com suporte de outros profissionais. Ele tem uma dieta curiosa, e o foco é sempre na flexibilidade, ideias interessantes, mas onde tem conteúdo escrito, da sua filosofia e história de vida, é bem papo de coach, no sentido ruim que a palavra desenvolveu, toda história de vida dele me pareceu um filme americano de superação e família perfeita do interior, que se mobiliza pelo atleta popular em busca de um sonho, bom, o sonho se realiza, ele casa com a supermodelo e vira o maior de todos os tempos! Não teve nenhuma desgraça, foi um caminho até meio natural. Da até inveja! Mas no geral é bom, vale por toda a informação para quem pratica esporte.

Robson.Vilar 19/07/2020

Método TB 12
O livro traz o método de treinamento do jogador e como este método se estende a todas as áreas de sua vida e como o seu desempenho no esporte é o resultado do equilíbrio e da disciplina aplicada em diversas áreas de sua vida como a sua alimentação, atividades físicas, sono, ...

José Prates 11/07/2020

É interessante conhecer o lado da preparação , mental e física, de um atleta de elite, como é o Tom Brady, além de conhecer sua vitoriosa história. Boa parte do livro trata de forma técnica sobre a preparação física, porém interessante para quem se interessa pelo tema, por ser muito didático. Minha crítica fica para a tradução, por conta de alguns termos que ficam pouco "estranhos" de ler.