Cinzas do Norte

Resenhas - Cinzas do Norte

1 | 2 | 3 | 4 | 5

mardem michael 02/02/2017

Arte, revolta, poder...
Li esse livro há 3 anos atrás e hoje, mais maduro como leitor, relendo essa obra percebi suas nuances as quais não percebi da primeira vez que li. Como Milton Hatoum é incrível! Cinzas do Norte se passa no estado do Amazonas e conta a história de revolta de Mundo. Este só encontra sentido em sua vida através da arte e seu pai Jano, comerciante, ditador, o odeia por isso e quer a todo custo atormentar a vida do filho querendo que ele seja qualquer coisa menos um "artista vagabundo". A história é narrada por Lavo, o melhor amigo de Mundo que se torna advogado dando ainda mais motivo para Jano atormentar mundo comparando-o com Lavo. Nessa obra, Hatoum, com sua escrita realista e sensível me fez imergir em terras amazônicas, descrevendo os problemas da região com desmatamento e miséria ainda em tempos de regime militar. A história de mundo e sua família, trágica, emocionante e angustiante, nos dá um desfecho que é totalmente condizente com o título do livro. Cinza do Norte me deixou triste e feliz ao mesmo tempo.Sofri com Mundo, torci por ele, por ele chorei. Um dos meus livros favoritos. Meu escritor brasileiro favorito!!! Quero ler tudo deleee!

felipebeiragrande 06/01/2016

É de tirar o fôlego
Denso. Angustiante. Dramático. Fantástico. A cidade de Manaus que vai se tornando cinzenta ao longo dos anos. A história de pessoas queimando seus sonhos e suas vidas até às cinzas.

@varaomichel 01/10/2015

Na metade descobri que o livro é muito chato. Terminei porque não gosto de abandonar livros.

Enoque 15/05/2015

O Brasil é um só, e sua cultura se espalha por todo o extenso território
O livro Cinzas do Norte foi publicado em 2005 e foi o terceiro livro de Milton Hatoum a ganhar o prêmio Jabuti. Portanto, configurou-se como um autor muito importante na literatura contemporânea do Brasil. Trata-se de um Romance Realista com personagens bem definidas e descritas pelo autor, não tão profundamente, mas todas as suas aspirações e pensamentos mais superficiais são revelados e explicados por suas ações ao longo da narrativa.

A história se passa em Manaus entre os anos 60 e 80, contada por Olavo (Lavo), um garoto orfão e amigo de Raimundo (Mundo), principal personagem da história. Trajano (Jano) é um grande exportador de juta e espera que Mundo, seu herdeiro, o seja também. Ambos vivem em uma mansão com obras de arte por toda a casa, serviçais como Naiá e o motorista Macau e possuem vários carros. Já o narrador, mora com a tia Raimunda, costureira de ofício, e seu tio, irmão de Raimunda, Ranulfo, um vadio que passa o dia todo lendo deitado na rede, vagando por Manaus e tem horror ao trabalho.

Entretanto, desde o colégio, mundo aponta outros objetivos e é influenciado por outros personagens na história, Ranulfo e Arana, que o fazem ter aspirações artísticas e não empresariais. Esse fato deixa Jano desconsolado e este tenta fazer de tudo para acabar com a relação de Mundo com a arte, no entanto, sem sucesso. Apoiado pela mãe Alícia, personagem presente em todos os momentos sensuais, misteriosos e conturbados, Mundo faz de tudo para seguir sua vocação.

A influência do regime militar está em grande parte da obra, influenciando principalmente as relações de poder de Jano com os coronéis. A maioria dos cargos de poder são ocupados por militares e estes também são responsáveis pelas principais desgraças na vida de Mundo, até que ele foi parar em um colégio militar.
O enredo se torna cada vez mais interessante à medida que os personagens crescem, pois histórias do passado vão se revelando e o leitor passa a entender as raízes das discussões e tramas dos personagens. Cartas paralelas à narrativa são adicionadas entre os capítulos e vão tecendo as relações cada vez mais misteriosas entre as principais personagens, envolvem segredos, traições, revelações e provocações, todas destinadas ao herdeiro da Vila Amazônia, Mundo.

Mais um importante aspecto do livro, é sua relação com a cultura e os costumes do norte do país. O autor faz questão de expor muitas características locais ligadas à gastronomia, aos índios e à geografia. Além disso, é descrita brevemente a passagem de Manaus como uma cidade qualquer para uma cidade civilizada e de grande porte. Aliás, essa era outra aspiração de Jano, levar a civilidade ao povo do norte.

Podemos concluir de que a leitura da obra vale muito à pena. O livro é bastante curto e sua leitura flui com muita facilidade. Apesar de se passar em Manaus, um polo distante para muitos brasileiros, a empatia com as personagens e com o enredo acontece de forma natural. Além disso, a escrita de Milton Hatoum me pareceu bastante simples e concisa, capaz de narrar a história com muita facilidade. Um livro muito bom que retrata muito bem a cultura do nosso país e que pode ser enxergada até hoje em muitas famílias contemporâneas.

site: http://virazoi.blogspot.com.br/

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
“Toda mãe conhece pelo menos um homem na vida: o filho.”
“Mas, neste mundo, quem vive é que vê o pior.”
“Eu implorei pra ele tirar aquele ódio da alma. Ele disse que não ia tirar o que sobrara da vida.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/06/cinzas-do-norte-milton-hatoum.html

Igor 19/07/2012

Literatura brasileira para quem gosta de literatura brasileira
Um livro fantástico, bem ao estilo de Hatoum.
Drama familiar, memórias obscuras e opacas, um narrador envolvido com a estória, personagens densos... Talvez exatamente por isso, há quem o considere de certa forma parecido com outras de suas obras, como 'Dois Irmãos' e 'Relato de um certo oriente'.

Mas há diferenças. Aliás, acho que 'Cinzas do Norte' é mais brasileiro do que 'Dois Irmãos', outro que li do mesmo autor. Afinal de contas, 'Dois Irmãos' mescla muito o universo árabe ao da Amazônia, deixando de se aprofundar ora em um, ora em outro. 'Cinzas', por sua vez, é uma obra essencialmente amazônica, em que a Manaus (e sua degradação) são contadas em compasso com o Regime Militar em que nosso país esteve mergulhado no último século.

Por isso, digo que esse livro é uma obra da literatura brasileira para quem gosta de literatura brasileira, porque, ao longo de mais de 350 páginas (grande, ao meu ver), o leitor respirará um Brasil em vários de seus aspectos: da beleza natural de uma Manaus pré-militar ao horror da má preservação e à cidade inarmônica que é a capital amazonense hoje. Uma literatura cheia de contrastes e conflitos, ácida em muitos aspectos e colorida em outros. Brasileiríssima, essa é sua definição-maior.
Eduardo 05/06/2015minha estante
Também senti tudo isso que descreveste! Livro maravilhoso!

Lorena Porto 22/11/2015minha estante
O livro é muito bom, me identifiquei com o narrador de uma forma estranha.

Gláucia 11/07/2011

Cinzas do Norte - Milton Hatoum
Gosto muito do estilo do autor, mas seus livros são um pouco parecidos um com o outro. Sempre uma vida marcada pelo passado e suas consequências, as lembranças, uma dose de amargura. Deveria ter esperado um tempo maior entre um e outro.

Aline 10/04/2011

Simplesmente maravilhoso......

Meire 10/04/2011

Que cinzas...
Esse livro deixou cinzas em mim. Enquanto lia, admirava a história, seus personagens e o relacionamento deles.
A maneira de narrar a história também me agradou muito, vários narradores, vários pontos de vista. Um relato muito bem montado.
Personagens fortes, uns nem tanto, e o narrador, que parecia uma sombra, me encantou com sua invisibilidade tão terna.
Gostaria de lê-lo mais uma vez,

Evy 26/02/2010

O livro foi um presente de um leitor querido depois de ter me visto postar um outro texto de Hatoum em meu blog. Já naquele gostei muito do modo de escrever e das palavras escolhidas. Neste romance, isso se reafirmou. Brasileiro, com impressões nacionais fortes de Manaus e Rio de Janeiro, conta a história de dois amigos, Lavo e Mundo, que perdurou pela vida toda e quem sabe além, unidos pelos traços dos desenhos e palavras. É uma história densa, profunda, muito marcante e que prende do início ao fim. Gostei muito e com certeza, vou ler mais do autor.
Eduardo 05/06/2015minha estante
Me conquistou, vou atrás de outras obras dele.

Márcio Tigre 19/11/2009

Diferente...
Gostei do livro, da forma como o autor escreve, um pouco diferente do que estou acostumado mas gostei.

Claudia Sanzone 11/06/2009

Resumo da obra (os quatro primeiros livros) do escritor está em:

Powerful 09/04/2011minha estante
Adoro os livros do Milton Hatoum, especialmente porque falam da Região Norte, muito pouco conhecida de todos os brasileiros. Ele escreve super bem e estou ansiosa para começar a ler o Cinzas do Norte.

Guida! 24/04/2009

Um livro interessantissimo, apesar de que quando eu o li fiquei um tanto quanto perdida... Gostei muito da história, do pai tentando sufocar o talento do filho, deu no que deu, não é mesmo?

1 | 2 | 3 | 4 | 5