Balzac - Dois Contos Introdutórios

Balzac - Dois Contos Introdutórios Honoré de Balzac




Resenhas - Balzac: dois contos introdutórios


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Ju 01/01/2023

Clássico
Dois contos que te deixam com um ar de reflexão por um tempo? situações interessantes, resultados inesperados te aguardam nessa leitura
comentários(0)comente



Leonardo1263 20/07/2021

Dois belos contos introdutórios. Vale a pena!
Tive a honra de ser um dos escolhidos pela editora @sesispeditora para figurar entre os parceiros literários de 2021. O primeiro material enviado, foi esse clássico francês contendo literalmente DOIS CONTOS INTRODUTÓRIOS, escrito entre 1832 e 1842 por HONORÉ DE BALZAC.

Logo de início temos uma maravilhosa introdução sobre quem foi Balzac e qual sua importância para a literatura mundial, escrito por Ubiratan Paulo Machado. Os contos cunharam o estilo balzaquiano para definir seu estilo de escrita e suas críticas voltadas para temas específicos, como A COMÉDIA HUMANA, fazendo um paralelo A DIVINA COMÉDIA.

Nesta edição temos dois contos. O primeiro deles UMA PAIXÃO NO DESERTO onde conta a aventura de um soldado que após muito lutar por sua sobrevivência nas mãos dos inimigos consegue sua fuga inesperada rumo ao deserto. Deserto esse de infinitas areias e poucas chances de sobrevivência até que ele se deparada com uma LEOPARDA. Já não fosse a morte por inanição ruim o suficiente, agora teria que se preocupar com o animal selvagem em toda esta vastidão. O conto trata da relação entre o soldado e a leoparda, ao melhor estilo Hemingway... o homem e a natureza selvagem.

No segundo conto A GRANDE SETEIRA conhecemos a história de uma velha mansão no alto da montanha e toda sua mística de abandono. O castelo por assim dizer possui dentre a vizinhança uma história sombria que poucos sabem. O abandono da propriedade, tem seus motivos obscuros. O curioso que faz o mesmo papel do leitor, descobre cada detalhe da tragédia que assolou a família em Vendome e como aquele espaço agora está legalmente em testamento condenado a ficar 50 anos após a morte da proprietária sem que recebesse uma só pessoa, em nenhum dos cantos da propriedade. Neste conto talvez descubramos o porque do termo A COMÉDIA HUMANA, uma escrita mais rebuscada, diferente do primeiro conto há uma melhora exponencial na escrita do autor, dado os quase 10 anos de diferença entre um conto e outro.
Tenho certeza que você fã dos clássicos vai adorar ler BALZAC!!!


site: https://www.youtube.com/watch?v=UZYe__WqfoQ&t=39s
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR