Principles

Principles Ray Dalio

Resenhas - Principles

Cristian.Alves 08/03/2022

Meritocracia e relações profundas
Ray Dalio escreveu esse livro na intenção de passar seus princípios para outras pessoas. Os princípios são baseados em sua experiência com a criação da empresa (head fund) BridgeWater.
Os dois pontos que mais me chamaram a atenção foram:
-Princípios pessoas e de trabalho estão estritamente associados. Com isso
-Relações profundas tanto no trabalho quanto na vida pessoal são de suma importância para alcançar seus objetivos.

O início do livro foi uma leitura pesada para mim (talvez porque li em inglês), contudo o meio foi mais interessante.
O final não foi tão útil para mim no momento pois fala bastante sobre princípios no trabalho voltado para cooperações. Alguns princípios consegui aplicar em trabalhos em grupo da faculdade mas nada comparado ao que foi possível aplicar com os princípios de vida que foi abordado no início do livro.

Por fim, o livro é bem denso com muitos princípios que são interessantes e aplicáveis a vida. Por outro lado a leitura e difícil e provavelmente precisará ser revisada posteriormente.

Ana @blogamorporlivros 11/05/2021

Livro para ler aos poucos
Princípios (como é bem autoexplicativo hahaha) é um compilado de diversos princípios que o Ray Dalio, bilionário fundador da Bridgewater Associates, segue na sua empresa e na sua vida.

Não é uma leitura linear e, como eu estava ouvindo o audiobook, me fez sofrer muito para conseguir terminar as últimas 4h. O narrador não era mais o próprio escritor, como no começo, e ficou muito repetitivo.

Esse livro você aprecia aos poucos, lendo seus fundamentos e buscando analisar se ele faz sentido para você e sua vida. Tem ótimas reflexões sobre trabalho e vida pessoal de forma geral.
Cassio Kendi 11/05/2021minha estante
Teve algum princípio que te chamou mais atenção? Estou com o livro em papel na minha estante faz um tempo, vou pegar para ler alguns capítulos aleatórios, já que a leitura não é linear

Ana @blogamorporlivros 11/05/2021minha estante
Um dos aspectos negativos de pegar esse livro em audiobook é não conseguir sempre anotar os trechos importantes como no físico.

Maas creio que um dos princípios que mais me chamou atenção foi sobre ser verdadeiramente (e até mesmo cruelmente) transparente com as outras pessoas. Apesar de ter impactos positivos e negativos, ele defende como o princípio que guiou seus relacionamentos e estilo de liderança.

Algumas considerações dele sobre como as pessoas são parciais com o que é certo e errado também foram bastante interessantes.

Cassio Kendi 11/05/2021minha estante
Sim, passei por isso com audiobook também. Pré-pandemia ia de bike pro trabalho, dai ficava parando toda hora para fazer anotações no Audible, não é muito conveniente.
Sobre a transparência, acho que é uma questão bem cultural, aqui no Brasil criticar diretamente alguém ainda é visto como tabu, o que não acontece em alguns países. Mas acho que faz sentido, economiza muito tempo e energia, mesmo que possa 'machucar' alguém
Vou começar por este capítulo então, obrigado pela sugestão!