História: A Arte de Inventar o Passado

História: A Arte de Inventar o Passado Durval Muniz de Albuquerque Júnior

Resenhas -

@bibliotecagrimoria 10/04/2021

Estilo provocativo
A obra do autor se divide em três partes. A primeira aborda a relação entre História e Literatura, buscando traçar novos caminhos da prática de escrita da História; algo válido em tempos em que, cada vez mais, precisa que a produção historiográfica ganhe novos contornos para poder se aproximar mais das camadas sociais, tornando-se mais fluída, mais atrativa. A segunda parte aborda a influência da obra de Foucault na História e na escrita do próprio autor. É interessante enquanto procura explicar o método do autor francês em comparação com outras linhas da prática historiográfica. Já a terceira parte é formada por textos avulsos, sem conexão entre si. Uma compilação de artigos que abordam vários assuntos. O que mais chama atenção é seu capítulo sobre uma leitura "safada" de Thompson. Onde o autor teve como objetivo demonstrar, sem desmerecimento do autor inglês, o quanto as contradições do trabalho de Thompson podem ser exploradas em busca de novos horizontes para historiografia.

De forma geral, o estilo provocativo de Durval, engraçado as vezes, possibilita repensar nossa escrita e querer ampliar nossos horizontes tornando a prática historiográfica mais próxima de seu lado artístico que, infelizmente, tem se perdido.