O Caso dos Exploradores de Cavernas

Resenhas - O Caso dos Explorades de Cavernas

1 | 2 | 3 | 4

Ericles Santos 22/05/2020

Jusnaturalista? Positivista? Contratualista?
A obra retrata um julgamento em segunda decisão, acerca a consumação de um "canibalismo", perpassando pelas correntes jurídicas.
Ju Valiengo - @literandoo 22/05/2020minha estante
Estou com ele aqui para ler, você

*você gostou?

Ericles Santos 22/05/2020minha estante
É simples, objetivo e elucidativo. Realça a visão crítica - não só do acadêmico de Direito, mas também de todo e qualquer leitor. Particularmente, gostei muito.

Ju Valiengo - @literandoo 22/05/2020minha estante
Legal muito obrigada irei ler ?

Kari 14/04/2022

Esse livro é muito lido por estudantes que iniciam o curso de Direito, conta um caso fictício de cinco homens que ficam presos em uma caverna e decidem que um deles deve morrer para que os outros não morram de fome. Durante o livro, quatro juízes debatem sobre a decisão mais justa. Os juízes trazem resoluções diferentes, utilizando argumentos distintos. É um livro que faz refletir sobre direito, ética, moral... se existem tantas resoluções diferentes para um caso, como saber qual opção é a correta, a mais justa?! É um livro interessante e dá para entender o motivo dele ser lido por estudantes de Direito, é um livro instigante. Apesar de ser interessante, a escrita é um pouco difícil para quem não é da área, dá para entender o que está escrito, mas torna a leitura menos fluida.
Cleyde leitora 15/04/2022minha estante
Sim, esse livro é famoso ???

Kari 16/04/2022minha estante
É bem interessante!!

Nycolas 22/11/2022

É um ótimo livro para aqueles que estão iniciando o curso superior em Direito, pois apresenta, por meio de argumentação jurídica, os pontos de vista do Direito (jusnaturalismo, juspositivismo) num caso em que 5 pessoas ficam presas em uma caverna e precisam tirar a sorte para decidir quem deles vai servir de alimento para o restante do grupo sobreviver.
AndrAa58 24/11/2023minha estante
Deve ser interessante

Lidiane 13/03/2022

Um livro que é para ler, reler e pensar e que todos deveriam ler, independente se estuda direito ou não, pois é muito usado para caso de estudo para estudantes de direto. Acredito que esse livro vai ficar um bom tempo na minha cabeça.
Dhewyd 16/04/2022minha estante
Esse eu li faz tempo, quando fazia faculdade de direito rsrs

Jéssica Libranumo 06/07/2019

Necessário
A variedade de fatores que envolvem a aplicação da norma legal em casos concretos.

Esse livro traz a dimensão do quão difícil é o trabalho de interpretar normas, ainda que essas normas sejam explicadas e teoricamente fáceis, expondo assim a complexado direito.

Cinco exploradores ficaram presos numa caverna, por causa de um deslizamento. Durante os trabalhos de resgate, houve outro deslizamento, e 10 operários morreram. No vigésimo dia a equipe de resgate conseguiu fazer contato com os exploradores por rádio, informando-os que demoraria, pelo menos, mais dez dias para serem resgatados.

O médico os informa que, com as provisões que tinham as possibilidades eram muito poucas de sobrevivência. Depois de oito horas, a contragosto, o médico responde positivamente que sobreviveriam se se alimentasse da carne de um deles.

Com isso cessaram as comunicações e, quando os homens foram resgatados, ficou- se sabendo que, no trigésimo terceiro dia após a entrada na caverna, os demais comeram a carne de um dos operários para se manterem vivos. A partir daí a gente acompanha o desdobramento de um tribunal.

Chocante, não é?? Mas o mais interessante é que este livro lida com o antigo embate entre direito natural e direito positivo, e certamente, o intuito de reforçar o argumento de que o realismo jurídico se apresenta como uma terceira via a este embate, buscando, muitas vezes, uma solução dada pelo bom senso.

Thiago 09/01/2020

Livro que prende sua atenção e desperta interesse.
Estava a procura de livros que fossem cobrados no início da faculdade de Direito. Surgiu-me o interesse no mesmo, que despertou-me curiosidade assim que li sua primeira página. É um livro que prende sua atenção do começo ao fim, despertando curiosidade e fixando sua atenção. Muito bem escrito e fácil de entender. Com certeza irei reler, pois o conhecimento que ele passa é imenso e que podemos usa-ló no dia-dia. A fim de saber argumentar em busca de resolver discussões cotidianas, buscar ver o outro lado em busca da melhor solução para o problema. Concluo recomendando a todos a leitura. Nota 10!

Guilherme 23/02/2020

Bem legal
Apesar de não enteder muito de direto... Valeu a pena a leitura, até por não exigir o conhecimento de direto.. tinha alguns termos que não entendia... Mas nada que o dicionário não ajudasse...

mizumonoo 13/01/2024

Didático e interessante.
O autor propõe um caso fictício em que um grupo de espeleólogos ficam, após um desabamento, presos em uma caverna. É constatado que não possuem mantimentos o suficiente para que sobrevivam até a chegada do resgate. Para sobreviverem decidem assassinar e canibalizar um dos integrantes do grupo. Após serem resgatados e se recuperarem da desnutrição no hospital, são julgados pelo crime de homicídio. O livro mostra um debate entre diversas teorias do direito durante o julgamento. É bastante didático e interessante, além de ser rápido de ler pela quantidade pequena de páginas. Gostei bastante.

Douglas.Amaro 27/04/2020

Que livro incrível, a leitura é um pouco difícil e tem alguns termos que só dá para entender pesquisando, uma vez que é um livro de direito, mas a história que ele traz e correlação que faz com a atualidade é incrível!

Lunna.Santanna 30/04/2020

Você acha que sabe o que é certo até ler essa obra
Um livro de rápida leitura mas que te prende de uma maneira incrível, é o livro de direito mais lido no Brasil, e te põe entre a cruz e a espada na hora de tomar a decisão se realmente o que as pessoas fizeram foi "certo ou errado".

Vittória Brasil 08/05/2020

Interessante
Como estudante de direito eu achei interessante encarar essa experiência jurídica tão atípica e instigante. Realmente é muito interessante ver quantas perspectivas um caso pode ter e como é incerta a luta do moral com o ético às vezes.
Particularmente eu me identifico mais com as teorias de Foster e a ideia da absolvição, mas a questão aqui é: ninguém está completamente correto, todos possuem embasamentos racionais para um caso muito complicado.

Jonathan Tavares 22/05/2020

A apresentação desse livro é um crime. O rapaz basicamente contou o livro todo, o que de certa forma prejudica a experiência, mas não a estraga por completo. Sendo assim, recomendo não ler a apresentação e ir direto para a história.
Apesar disso, é uma excelente leitura.

laiscguima 20/06/2020

Instigante
A leitura não é as das mais fáceis por conta de todo o vocabulário jurídico, porém vale a pena por nos fazer questionar o que pensamos por justiça e nos instigar a encontrar um veredicto que nós consideramos "justo" para aqueles que estão sendo julgados.
Além disso me parece ser uma verdadeira aula (me corrijam se estiver enganada, pois não sou da área) sobre diferentes filosofias e correntes do direito.

EduardoCDias 11/08/2020

Culpados e/ou inocentes?
Livro muito utilizado em cursos de direito por todo o mundo, conta uma história fictícia, num futuro muito distante, sobre um grupo de espeleólogos que fica preso numa caverna ficando sem mantimentos. Resolvem então sacrificar um deles, para que sirva de alimento aos demais, enquanto não são resgatados. Vemos então as avaliações de vários juízes sobre o caso. Apesar de ser uma história interessante e de muito valor jurídico, torna-se extremamente entediante pelo linguajar para quem não não é do meio.

Ferreiro 28/08/2020

Sensacional
Leitura fundamental para o acadêmico em Direito, uma vez que abre debate sobre qual decisão deveria ter sido tomada.

1 | 2 | 3 | 4