O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller

Resenhas - O Caso dos Explorades de Cavernas

1 | 2 | 3 | 4

Karine.Godoy 15/02/2022

Eu já devia ter lido este livro
Um grupo de 5 homens fica preso em uma caverna. Não serão socorridos antes de morrerem de fome. A solução: escolher um para ser morto e servir de alimento aos demais. No julgamento dos sobreviventes pelo assassinato cometido, os juízes chegam a conclusões diversas e bem fundamentadas sobre a sentença.

Jéssica Libranumo 06/07/2019

Necessário
A variedade de fatores que envolvem a aplicação da norma legal em casos concretos.

Esse livro traz a dimensão do quão difícil é o trabalho de interpretar normas, ainda que essas normas sejam explicadas e teoricamente fáceis, expondo assim a complexado direito.

Cinco exploradores ficaram presos numa caverna, por causa de um deslizamento. Durante os trabalhos de resgate, houve outro deslizamento, e 10 operários morreram. No vigésimo dia a equipe de resgate conseguiu fazer contato com os exploradores por rádio, informando-os que demoraria, pelo menos, mais dez dias para serem resgatados.

O médico os informa que, com as provisões que tinham as possibilidades eram muito poucas de sobrevivência. Depois de oito horas, a contragosto, o médico responde positivamente que sobreviveriam se se alimentasse da carne de um deles.

Com isso cessaram as comunicações e, quando os homens foram resgatados, ficou- se sabendo que, no trigésimo terceiro dia após a entrada na caverna, os demais comeram a carne de um dos operários para se manterem vivos. A partir daí a gente acompanha o desdobramento de um tribunal.

Chocante, não é?? Mas o mais interessante é que este livro lida com o antigo embate entre direito natural e direito positivo, e certamente, o intuito de reforçar o argumento de que o realismo jurídico se apresenta como uma terceira via a este embate, buscando, muitas vezes, uma solução dada pelo bom senso.

Eduarda 09/11/2020

Leitura obrigatória para todo estudante de direito e apesar disso de ser um livro mais voltado para essa área, possui uma escrita bem fácil e gostosa de ler.

Ferreiro 28/08/2020

Sensacional
Leitura fundamental para o acadêmico em Direito, uma vez que abre debate sobre qual decisão deveria ter sido tomada.

laiscguima 20/06/2020

Instigante
A leitura não é as das mais fáceis por conta de todo o vocabulário jurídico, porém vale a pena por nos fazer questionar o que pensamos por justiça e nos instigar a encontrar um veredicto que nós consideramos "justo" para aqueles que estão sendo julgados.
Além disso me parece ser uma verdadeira aula (me corrijam se estiver enganada, pois não sou da área) sobre diferentes filosofias e correntes do direito.

Guilherme 23/02/2020

Bem legal
Apesar de não enteder muito de direto... Valeu a pena a leitura, até por não exigir o conhecimento de direto.. tinha alguns termos que não entendia... Mas nada que o dicionário não ajudasse...

Thiago 09/01/2020

Livro que prende sua atenção e desperta interesse.
Estava a procura de livros que fossem cobrados no início da faculdade de Direito. Surgiu-me o interesse no mesmo, que despertou-me curiosidade assim que li sua primeira página. É um livro que prende sua atenção do começo ao fim, despertando curiosidade e fixando sua atenção. Muito bem escrito e fácil de entender. Com certeza irei reler, pois o conhecimento que ele passa é imenso e que podemos usa-ló no dia-dia. A fim de saber argumentar em busca de resolver discussões cotidianas, buscar ver o outro lado em busca da melhor solução para o problema. Concluo recomendando a todos a leitura. Nota 10!

1 | 2 | 3 | 4