Pantaleón e as Visitadoras

Pantaleón e as Visitadoras Mario Vargas Llosa

Resenhas -

Mauricio.Carvalho 11/12/2023

Pode se curar um mal com outro?
Pantaleon e as visitadoras conta a história de um capitão do exército que foi incumbido da missão por seus superitores de administrar um serviço de prostituição para atendimento exclusivo do exército, a fim de diminuir a quantidade de estupros cometidos por soldados nas comunidades da floresta amazônica próximas de suas bases. Além dessa história "principal" é também a história do casamento do capitão Pantojas, a história do irmão Francisco e os seguidores da Arca, um pouco da história de Iquitos e do Peru e de vários personagens que desfilam à nossa frente. Histórias que se entrelaçam como uma marca já registrada de Llosa, assim como a justaposição no texto de diálogos que acontecem em lugares diferentes, às vezes até em horários diferentes, que podem confundir um pouco no começo o leitor não habituado, mas com os quais o autor constrói uma colcha de retalhos de vozes que nos contam a história.
Pode se dizer que é uma obra menor de Llosa se comparada a um Conversa na Catedral ou a Festa do Bode, mas para mim vale a leitura principalmente pelas finas ironias e passagens cômicas.

paulla.costa.779 02/03/2020

Um capitão do exército quem tem a missão acalmar os instintos da tropa espalhada pela região do Rio Amazonas.