The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

aelinlantsov_ 18/12/2023

The Picture of Dorian Gray
I was excited to start this book, and haven't regretted.
Definitely took me by surprise at some corners of the plot, however I really agree with the fact of being such a impactful and striking book worldwide.
It gives you a sense of self reflection, and makes you think about actions and consequences in a completely distinct way.

.Sarah. 17/11/2023

Não sei se consigo descrever esse livro de modo adequado.

É uma história interessante, a escrita é impecável e os personagens... bem, é nessa hora que fica difícil de explicar.

Com certeza vale à pena a leitura. É um livro que é exatamente aquilo que promete ser: complexa, misteriosa e polêmica.

caiothulius 20/06/2023

Eu adorei o livro, ele não tem aquela escrita chata de clássico, aborda vários temas e reflexões filosóficas de uma maneira que dá pra entender. É simplesmente perfeito.

bilisreads 08/06/2023

Uma pintura da alma
Esse livro é FANTASTICO. Toda a sua reflexão, suas filosofias excêntricas e pitadas de autobiografia. Com certeza pesquisarei mais sobre o autor e lerei a versão não-censurada agora!!!
Muitos não concordam, mas os personagens são incríveis, tornam a leitura deliciosa. O lorde Henry? Nossa, quão genial Oscar foi pra conseguir escrevê-lo. Isso sem falar do quanto eu amei o Dorian. Tudo é tão bom.

Jose 19/02/2023

O Retrato de Dorian Gray foi o primeiro livro inteiramente em inglês que li. Ele foi escrito por Oscar Wilde, e é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Seu personagem principal, Dorian Gray, e o misticismo da sua condição, se tornaram um ícone da cultura pop. Você pode encontrar em todo lugar, em séries, filmes e outros livros, adaptações do personagem e conceitos inspirados nele.
A história gira em torno de um retrato do Dorian pintado pelo artista Basil Hallward, que está apaixonado e inspirado pela beleza, juventude e graça do rapaz. Por sua vez, Dorian, depois de ser influenciado pela visão de mundo do devasso amigo de Basil, um homem chamado Henry Wotton, amaldiçoa seu destino de envelhecer, ficar feio e decrépito e se dispõe a vender sua própria alma para manter sua juventude. Depois disso, ele percebe que o retrato agora envelhece no seu lugar e sofre com seus pecados. Agora, que tipo de amoralidades um homem com juventude eterna, beleza e dinheiro pode buscar, é o que veremos no decorrer do livro.

A premissa é interessantíssima e o resto do livro também não decepciona. Adorei que o protagonista só é revelado depois de muitas páginas, e a constatação da verdade sobre o quadro só acontece ainda mais tempo depois. Outro ponto alto é o personagem Henry Wotton. Sua visão hedonística de mundo que envenena Dorian no início, é cativante. Mesmo que ele esteja errado, seja cínico e libertino, vemos como suas palavras podem influenciar os outros.

O Retrato de Dorian Gray é um livro que recomendo MUITO. A narração de Oscar Wilde sobre a amoralidade dos atos do protagonista e a espiral de destruição que ele entra e puxa todos ao seu redor é estupenda. Sem dúvidas, este virou um dos meus livros favoritos de todos.

Chapolin Leitor 22/01/2023

Filosófico e crítico
O livro nos faz pensar em diversos aspectos relacionados à sociedade, como hipocrisia, machismo e classicismo, e também sobre a mente humana e como ela pode ser tão complexa. Na época em que foi lançado, esse livro foi censurado e o autor caçado, mas fico feliz que tenha sobrevivido ao tempo, para que possamos apreciar essa leitura que nos transporta para uma época muito diferente de hoje.

bibis 16/01/2023

gostei, mas não muito
Devo confessar que esperava um pouco mais dessa leitura, por tudo que vi a respeito da obra em outras plataformas. Mas não se engane, essa não é uma má história, apenas tinha muitas expectativas para um livro que me deixou bem desanimada.

Várias e várias vezes parei a leitura, pois me cansei dos discursos embelezados e menções demoradas, que pareciam tentar impressionar o leitor em cada página (acabei me recordando da leitura "O Corcunda de Notre Dame").

Fora isso, a história em si é boa, uma trama intrigante. As personagens também são interessantes, embora com pouco desenvolvimento. Sinceramente, me apeguei apenas ao pintor, Basil.

Livros e Chocolate Quente 14/07/2022

Esse clássico realmente bom, gostei muito, te prende bastante nos dramas do eterno jovem Dorian Grey.
Surrender_Nih 14/07/2022minha estante
Acho que, dos clássicos, foi o que eu mais gostei até agora (não que eu tenha lidos vários também...)

Lore 12/04/2022

Ótimo livro, embora eu tenha gostado bastante da história e ache que foi muitooo criativo da parte do autor, eu tive dificuldade para ler o livro por conta das narrações e conversações grandes, principalmente por estarem em inglês. Ainda achei que a história ao mesmo tempo que passou muito rápido também foi bem devagar.
Mesmo assim a história conseguiu me prender e me deixar curiosa para saber e entender oq tava acontecendo, inclusive é fantástico conseguir perceber claramente a mudança na personalidade do Dorian com o passar dos anos e como isso é refletido na pintura.
É bem perceptível o pq esse livro é um clássico e pq continua sendo tão famoso depois de tantos anos, é uma história que realmente vale a pena ler.

Paulo 08/03/2022

É um crescendo constante na qualidade
Esse livro é a prova de que um bom final faz toda a obra parecer melhor em retrospecto. Dorian Gray usa o seu início para antecipar os acontecimentos do segundo e terceiro ato?algo muito óbvio já que é pra isso que ele serve?mas Wilde escreve tão bem, com uma beleza em cada frase tão potente, que o estilo gótico da decadência de um brilho perdido no seu ápice faz o esforço inicial mais que valer a pena.

Gabriele.Pereira 02/02/2022

Oscar Wilde foi um genio que merecia mais
Oq dizer desse livro?? Totalmente diferente com uma bruta honestidade sobre a sociedade, por isso que foi tão odiado na época do lançamento, simplesmente porque revela a verdade e toda a podridão do ser humano, narcisismo, preconceitos, crueldade, frieza.
Wilde realmente conseguiu debochar da sociedade inglesa de XIX de uma maneira genial e crua, mostrando toda a sua hipocrisia. Sim, eu sei q o Dorian era sim do mal e fiquei com mto ódio dele so q msmo assim foi um dos meus personagens favoritos, assim como o Henry q apesar de falar mta besteira diz mtas coisas q ninguém tem coragem de dizer, apenas pelas costas, ele é ruim sim, mas é verdadeiro sobre oq é.
Final incrível onde Dorian cavou sua propria ruina mostrando q ele era o verdadeiro mal de sua vida, nao a pintura em si, afinal se ele tivesse ficado na dele tudo estaria lindo.

Larissa2690 09/01/2022

clássico atemporal
Eu recomendo muito esse livro pra quem quer começar ler clássicos. A história é incrível e faz sentido até os dias de hoje. O jeito que os protagonistas são destruídos pelas próprias mãos e a forma que o autor trata da influência que uma pessoa pode ter sobre as outras é incrível.

Jess 24/12/2021

O perigo da vaidade
Dorian Gray é um jovem em formação. Um adolescente com a benção da beleza extrema, porém o cérebro influenciável de uma criança. É nesse momento que tudo se torna repugnante e distorcido. Já no início da obra parece haver a batalha que se concluiria apenas na última página, na consciência do rapaz que dá nome à obra. Basílio Hallward, representando a sensatez - mesmo para um artista - e o bom senso; e Lorde Henry, que tem dogmas bastante fortes e pensamentos agressivos, assertivos, confiantes e manipuladores. Seduzido pelas palavras bonitas e pela eloquência de Henry, Dorian acaba pendendo para o lado da vaidade extrema, da intensidade de sentimentos e a busca eterna pelo prazer, sempre apoiado na influência de Harry. O que só se mostra um perigo à sua consciência.

O retrato de Dorian Gray traz muito mais interpretação do que seu sentido literal, já que é possível ver suas personagens personificadas em pessoas da sociedade atual, espalhadas por aí, como Dorians ou Henrys, Sybils ou Basílios em todo lugar. Partes mais extensas e cansativas de justificativa ou contextualização são compreensíveis, mas mesmo assim causa um certo desgaste, porém é um ótimo livro pra tirar de lição o perigo dos exageros e dos extremos da vida.

Lari 20/09/2021

Me surpreendi muito com a história desse livro pq antes de ler eu não pesquisei nada sobre e fui muito na intuição do que achava que seria a história.

Como sempre vi muitas pessoas amarem esse livro, fui atrás de ler. É uma experiência muito interessante, muito chamativa e que conseguiu me prender em algumas partes.

Fiquei triste por n ter amado tanto a história, já que o principal do livro é um gênero que eu gosto, mas alguns pontos achei meio cansativo e não conseguia mais engatar a leitura. Creio que seja apenas uma questão de gosto pessoal mesmo.

Mas a história é boa e recomendo a leitura demais!