Cidadania no Brasil

Cidadania no Brasil José Murilo de Carvalho

Resenhas - Cidadania no Brasil

Thiago662 04/08/2023

Faltam cidadãos... Falta saber o que é ser cidadão...
Um balanço sobre o processo de construção da cidadania no Brasil, em suas idas e vindas, ditaduras, limites e ausências! Na realidade, um dos maiores problemas do povo brasileiro é desconhecer a sua história! Pobres professores de História, que dão "murro em ponta de faca".

Leticia.Moura 05/07/2023

Meu Deus esse país é um hospício
Total respeito aos loucos mas isso aqui é um grande sanatório kkkkkkkkk Diagnóstico bem feito da realidade política cidadania democracia brasileira ? preciso de clonazepan

Brenda719 25/05/2023

E as leituras da faculdade continuam
Era para eu ter lido só um capítulo, como leitura obrigatória da faculdade. Li o livro todo.

Traçando um panorama histórico-político do Brasil (colonial até a redemocratização), José Murilo de Carvalho defende que a cidadania no Brasil, ao contrário do caso britânico, se deu de forma invertida. Primeiro veio os direitos sociais, depois os direitos políticos e por fim os direitos civis. Essa inversão criou o que ele chama de uma estadania. Não existe uma cultura de representação, mas um dependência do Estado.

O livro é interessante, apesar de eu discordar em alguns pontos. O autor, na minha opinião, ignora mobilizações sociais ao longo da história, assumindo que a sociedade foi passiva a história. Apesar disso, a obra é interessante e vale a pena ser lida.

liaramoss 12/04/2023

Interessante mas mais que o necessário
O primeiro capítulo é muito bom na maneira de explicar a formação da cidadania brasileira e toda sua história, mas nos outros capítulos acho que o livro se perdeu um pouco e contou toda a história do país em relação ao período da República brasileira, contando detalhes demais sobre todos os partidos e que, pra mim, não agregou muito nos saberes sobre a cidadania do resto da população.

no mais, é um livro essencial para quem gosta de história e quer entender melhor a questão cidadã nacional

Bela 31/03/2023

Eu gosto muito de estudar história e esse livro foi uma indicação perfeita que segui e que me trouxe reflexões importantes. A questão da cidadania no Brasil é algo que busco me aprofundar e com certeza esse livro foi um bom começo.

Gcastelo 27/02/2023

Extremamente enfadonho
Acredito ser leitura necessaria, pois trás um fantástico panorama do cenário político brasileiro. Mas prepare-se para uma leitura capaz de fazer um morto acordar somente para fechar o livro, tamanho tédio que este gera. Se quer algo mais dinâmico: ?Brasil, uma Biografia? é excelente.

Karen 12/01/2023

gostei
adoro ler livros de política e democracia pq daí posso xingar o governo com mais conhecimento.
acho q se toda a população ler esse livro o Brasil dá certo hein

psraissafreire 21/12/2022

Divino
Gostei muito, acho que é um dos meus livros de não-ficção favoritos. Até usei na minha redação no Enem como argumento para o desenvolvimento dois. Todo brasileiro deveria ler para tentar exercer de forma mais plena sua cidadania. José Murilo de Carvalho tem meu respeito e admiração.

Levileu 03/12/2022

Recomendado por Felipe Araujo / Enem
O “Cidadania no Brasil: O longo caminho”, fala sobre a complexidade da construção da cidadania e da democracia no Brasil. Para isso, o autor descreve todo o percurso histórico brasileiro dando foco a esses dois tópicos.

Segundo o autor:
a)Direitos civis: são os direitos fundamentais, (liberdade, propriedade, à igualdade diante da lei). Tais direitos garantem a eficiência e independência da justiça, garantindo o desenvolvimento socioeconômico.
b) Direitos sociais: garantem a distribuição da riqueza (o direito ao trabalho, à educação, à aposentadoria e saúde de qualidade). Tais dependem de uma administração pública eficiente e reduz os desdobramentos do capitalismo.
c) Direitos políticos: participação do cidadão no governo da sociedade (política) (Partidos políticos, parlamento livre e representativo).

O autor tem uma abordagem similar à T.A. Marshall, que, em sua obra, se ocupou desenvolver a cidadania na Inglaterra. Divisão: capítulo 1 - Primeiros Passos (1822-1930); capítulo 2 - Marcha Acelerada (1930-1964); capítulo 3 - Passo atrás, passo adiante (1964-1985) e capítulo 4.

Incrível como o autor faz o percurso analisando socialmente esses anos, na escola aprendi de um ponto de visto histórico com esse livro consegui conectar com a sociologia a história.

Biblioteca Álvaro Guerra 04/11/2022

O renomado historiador José Murilo de Carvalho apresenta a construção da nossa nação desde os princípios até os dias atuais, abordando direitos civis, políticos e sociais.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786558020424

Mauricio186 26/07/2022

Um Mestre de Sua Geração
A obra é muito clara e bem construída, e usa uma linguagem direta, raramente caindo naquele floreado acadêmico que cansa os que não frequentam essa igrejinha. Carvalho sabe dar um ritmo de romance à apresentação de um tema bastante técnico, o que torna muito agradável a leitura de suas argumentações. Sem dúvida, um dos grandes historiadores de sua geração.
Para mim, entretanto, ele ainda é convencional demais em suas posições "filo-socialistas". Já de início o autor sugere que, no Brasil, a ascensão do Partido dos Trabalhadores é um fenômeno histórico lógico e natural no caminho para a construção da cidadania. Ele toma a legislação social-democrática como sinônimo de direitos sociais, e jamais se pergunta se, por acaso, a população não atingiu esse ou aquele benefício pelo simples progresso sócio-econômico. A conclusão do livro é uma típica elegia às políticas socialistas, inclusive com uma citação direta às boas gestões dos prefeitos petistas. Descontando essas homenagens previsíveis e quase protocolares, o livro é muito bom.

Mumartins 10/07/2022

Uma leitura da sociedade brasileira
Por se tratar de um tema cotidiano, muitas vezes o conceito ou a conquista cidadania é tratada de forma simplista. O fato é que no Brasil nunca houve, e nem há, cidadania plena. Se ela é fundamental para a democracia, logo, nunca houve regime verdadeiramente democrático.
Ao escrever seu livro, José Murilo de Carvalho não recorre a simplismos ou generalizações, muito pelo contrário: o autor busca tratar das peculiaridades brasileiras na luta pela conquista de direitos sociais, políticos e civis. Na perspectiva do autor, o fato do povo brasileiro ter recebido como um “presente” do Estado Novo seus direitos sociais causaram no brasileiro a chamada estadania: a impressão de que os direitos não surgem da luta social, mas sim de uma dádiva concedida por um líder paternalista que governa o Estado.
Ao final do livro, o autor analisa a dita sociedade democrática pós 1988. Afirmando que o pleno gozo de todos os direitos só ocorrem com “doutores”, homens formados em nível superior, ganham no mínimo vinte salários mínimos e que possuem influência no legislativo, executivo e judiciário; também existem os ditos “cidadãos simples”: ganham entre dois e vinte salários mínimos, e dependem da boa vontade das autoridades para ter seus direitos assegurados; por último, o autor denuncia a existência dos elementos, assim chamados pelas forças policiais. Os “elementos” não possuem seus direitos validados e para eles o único código que vale é o penal.
O autor não termina seu livro deforma pessimista, mas sim realista: afirma que o Brasil não possui uma longa experiência democrática, tendo em vista que o seu primeiro período que pode ser considerado desta forma (1945-1964) foi interrompido por um golpe militar, e somente voltou a haver uma democracia frágil após, afirmado que é necessário que o Brasil vivencie a democracia durante um longo período de tempo, para que suas instituições e cidadãos amadureçam.

Bluewhite 14/05/2022

Não somou muito a minha vida acadêmica
Li por causa da escola, não tem muito oque comentar, é uma espécie de livro didático, muito entediante, não considero ler, esse tipo de livro, um método de estudos muito eficiente, mas se você é bom em guardar oque leu, vai fundo...

Vinícius 29/01/2022

Olha o livro é bom. O autor traz muitas histórias que mostraram a passagem de cidadania do paí. Até gostei!

Clio0 31/05/2021

José Murilo de Carvalho apresenta nesse livro sua versão do processo de cidadania no nosso país.

Ficou confuso? É comum pensar que sempre houve o conceito de cidadão, mas na verdade, ele é um processo histórico normalmente construído através de conflitos por direitos e deveres. Justamente por isso é difícil definir o que é Cidadania.

O conceito ateniense não é nem um pouco parecido com a nossa atual concepção, por exemplo, e o autor cai nessa falácia algumas vezes, tentando transpor uma definição atual para cinco séculos atrás. Contudo, sua abordagem sobre o desenvolvimento de direitos e deveres se relaciona muito bem com processo histórico brasileiro e é de fácil compreensão.

O texto compreende o processo colonizatório, os reinados, a república e termina pouco após a Era Collor. Há várias menções a deturpações da constituição e como isso afetou a população.

É uma leitura interessante, ainda que pesadamente ideológica. Para quem gostar do trabalho do autor, recomendo Os Bestializados que retrata A Revolta da Vacina no Brasil.