O que nos faz humanos

O que nos faz humanos Matt Ridley

Resenhas - O que nos faz humanos

yurigreen 02/11/2011

Fabuloso
Durante algum tempo houve um debate acirrado entre a psicologia behaviorista e a genética hereditária. Cada vertente defendendo seus ideais a respeito da formação dos seres humanos. De um lado os psicólogos alegando que a 'criação' era o único fator delimitante, do outro, os geneticistas rebatendo com a manifestação da 'natureza' de cada um.
O ponto chave abordado em "O que nos faz humanos" é justamente este, de que as duas variáveis não devem ser exclusivas (natureza x criação) e sim, que as duas não só podem como devem se conciliar para uma melhor compreensão dos antropóides inteligentes.
Durante todo o livro, Ridley apresenta situações onde a influência dos genes tange o comportamento animal bem como o meio (criação, cultura, escolaridade) atua na expressão das características genéticas, evidenciando ao leitor que a base de uma idéia não necessariamente anula a apresentação de outra. Desta forma, é plausível dizer que "O aprendizado pode não acontecer sem uma capacidade inata de aprender. E o inato pode não ser expresso sem a a experiência"
Assim, o status 'natureza versus criação' foi abalado e um novo status 'natureza via criação' tem cada vez mais ganhado atenção e prestígio por pesquisadores de várias correntes científicas e filosóficas, fornecendo mais credibilidade a este novo paradigma.

RECOMENDO A: Psicólogos, biólogos, sociólogos, filósofos e estudiosos da antropologia.

*Infelizmente demorei muito tempo pra ler este livro em vista de assuntos decorrentes da faculdade e afins. Mas, no intuito de dar continuidade a este estudo, o próximo livro da lista é Tabula Rasa do famoso psicólogo evolutivo Steven Pinker, recomendado pela Rosana e outros doutorandos do departamento de biologia da Ufes que utilizaram do livro em uma disciplina do doutorado. Estou ancioso!

-Y-