Anjos no Aquário Júlio Emílio Braz

Resenhas - Anjos no Aquário

Martuscelli 27/03/2012

Um Dilema Tanto Quanto Assustador..Sim? ou Não?
Neste livro de Júlio Emílio Braz , narra uma história que nos estamos vendo com frequência em nosso dia a dia!! Porém isso não é nada bom..Júlio se coloca numa posição de demonstrar em seu livro um caso alarmante da sociedade , que cada vez mais cresce . Com base na história de Tina uma menina jovem , ter engravidado cedo , e ter participado de um dilema tanto quanto assustador de se cuida de seu filho ou se o aborta. Tina chega a essa decisão do aborto por que fica com medo se seus pais saberem dessa noticia repentina , porém Tina teve em um lugar para abortar seu filho , mas na hora "H" seu filho se meche em sua barriga fazendo-a perder a vontade de aborta-lo e se conformar com a situação. Mas um caso de Tina não querer contar a seus pais a notícia é de que o pai desta criança (Mauro) que Tina espera é Negro e os pais de Tina tem preconceito a pessoas de "cor". Júlio deixa claro mas um problema da sociedade , a diferença entre o "Homem Branco" e "Homem Negro" o preconceito fica evidente. Mas Tina contou a seus pais de sua gravidez, no começo foi uma briga , mas com o passar do tempo a barriga de Tina foi crescendo e os pais de Tina se conformaram com a situação.
Gostei do livro , por que é um bom livro de reflexão, Anjos No Aquario é um livro dedicado ao publico adolescente, livros assim deveriam ser mais valorizados , porém não deve ser um livro tão procurando , por que também não narra histórias histórias sureal, por que hoje em dia são essas histórias que prevalessem no gosto de um adolescente.
O Livro na Minha opinião não apresenta nenhum ponto negativo ate por que está relatando algo grave que pode conscientizar os adolescentes.

Isabelaa' 27/03/2012

Anjos no Aquário
Anjos no aquário do autor Júlio Emílio Braz,é um livro que conta a história de uma adolescente de 16 anos que descobre estar grávida do namorado Mauro.Os pais de ambos nunca aceitaram o namoro pelo fato de ele ser negro e ela branca,preconceito mutuo.
Ao saber da gravidez Mauro muda de estado com sua família fugindo da responsabilidade.Tina guarda o segredo de seus pais durante 5 meses,o casamento deles estava em crise e se pensava em divórcio,por isso não tinham tempo para reparar nas mudanças no corpo da filha.
Vic uma amiga de Tina ensiste que ela tem que abortar.Então,guiada pelos conselhos da amiga,aos 5 meses de gravidez se encontra já na sala de espera para o aborto,porém,ela toma a decisão de ter a criança e vai embora correndo de la.
Ela conta aos pais e apesar das reações exaltadas para sua surpresa eles acabam aceitando e apoiando a filha.Tina tem o bebê apesar de todas as dificuldades que teve de enfrentar.
O autor lidou de uma forma muito interessante com o assunto abordado e relatou de forma concisa ,porém muito esclarecida esse triste fato que acontece todos os dias com adolescentes em todo o mundo,que se veem grávidas e abandonadas.É um livro muito bom,é bem indicado para adolescentes pela linguagem atual,por ele ser agradável de ler e por abordar um assunto que muitos se indentificarão em perte ou com a estória em geral.Vale a pena ler e indicar para amigos.

Murilo 27/03/2012

Fazer ou não fazer eis a questão!
O livro Anjos no Aquário do escritor Júlio Emílio Braz.. Conta a historia de uma jovem chamada Tina que descobre estar gravida! E Mauro um garoto negro que engravido Tina e não quis assumir o filho e foi embora com pai para Curitiba. Tina Sem saber oque fazer e com medo de ser mãe solteira não sabe se conta pros pais que estar gravida, Então Tina resolve falar com uma amiga sobre a sua gravidez, e a amiga da a ideia de abortar o bebe. Elas vão para uma clinica de aborto, mas la dentro da clinica ela sente o bebê chutando sua barriga! então ela muda de ideia sobre abortar a bebê, e resolve não abortar. mas ainda ela fico com medo como contar para os pais, sabendo que eles eram preconceituosos contra ''gente de cor''. O tempo vai passando e a barriga vai aumentando e ela então finalmente resolve contar para os pais sobre sua gravidez, O Pai de Tina começo a gritar e gingar Tina sobre a gravidez mas ele fico mais nervoso ainda quando ele pergunto quem é o pai e ela responde Mauro! e Ele Xinga mais e mais quando ele percebe que Tina esta esperando o filho de um garoto negro, e quase bateu na Tina. mas o tempo foi passando e a bebê nasceu,e com o tempo os pais dela vão se conformando com a ideia da filha ter um bebê. Esse Livro que li gostei muito é um pouco triste mas conta uma dura realidade que algumas meninas e ate meninos que são pais na adolescência, não é fácil ser mãe tão cedo! Se Fosse eu no caso da Tina Não saberia oque fazer ( Ainda Bem que não sou mulher) Mas Esse livro me mostro que Ser Mãe é Maravilho mas tudo tem a hora certa!

Thati 27/03/2012

A Gravidez na Adolescência
O Livro Anjos no Aquário, escrito por Júlio Emílio Braz, conta a história de uma adolescente chamada Tina, que namora com um adolescente chamo Mauro. Os pais de ambos não aceitavam o namoro. Os pais de Tina não aceitavam pelo fato do garoto ser negro, e os pais do garoto não aceitavam pelo fato de que ela é branca e eles não gostam dela. Os adolescentes acreditavam que esse amor iria ser para sempre, que jamais nenhuma dificuldade iria separá-los. Até que Tina descobre que está grávida de Mauro. O Pai de Mauro e sua família se mudam de cidade, e Mauro nem sequer diz Adeus para Tina, e simplesmente “desparece”. Mauro não quer assumir o filho. Tina fica desesperada pois tem medo de contar para seus pais que está grávida e o ainda por cima o filho é do Mauro. Ela conta para a sua amiga Vic, que fala pra ela fazer o Abordo. Tina manda várias cartas para Mauro, mais ele não a responde. Depois de muito tempo, ele manda uma carta para Tina, falando que não gosta mais dela, mas, que sempre será seu amigo. Cada dia que passa Tina se sente mais sozinha, mais triste. Ela até pensa em contar para seu Tio Tato, pois ele sempre a ajudou, mas também tem medo. Passam-se mais ou menos 6 meses, até que enfim as roupas largas já estão ficando apertadas e está mais difícil a cada dia esconder a gravidez de seus pais. Ela não quer aborda, mas ela acha que é a única saída. Então vai até uma clinica clandestina para fazer o aborto, mais ao chega sua vez, ela desisti, pois sente seu filho chutar, e então sai correndo para a casa. Seus pais estão cada dia brigam mais, e já até estão falando em divorcio. Tina não vê outra saída a não sei contar logo, e acabar de vez com todo aquele sofrimento. Maria Clara sua mãe, e Braulio seu pai estão na sala, ela entra e fala para eles que quer conversa, e então ela conta. Seu pai fica furioso, chega até a falar que não quer ter um neto preto. Depois de muita briga e gritaria, ele acaba aceita. E no final tudo fica bem.
Na minha opinião, o livro é super legal para os adolescentes, porque aborda um tema que acontece cada vez mais com mais frequência, que é a gravidez na adolescência. Esse livro, é super fácil de ler, pois está em uma linguagem voltada para os jovens, isso facilita muito a leitura, esse livro também prende a nossa atenção, porque é uma história emocionante, e que vale muito a pena ler.

Mari 27/03/2012

Anjos no Aquário
O Livro "Anjos no Aquário",fala sobre a história da Tina,uma menina de apenas 17 anos que está grávida de Mario,um menino negro que se mudou para outra cidade sem saber que Tina estava esperando um filho dele.Tina tinha medo de contar sobre a gravidez para seus pais,pois Mario era negro e os pais dela tinham um certo preconceito com pessoas negras,e além disso eles ja eram contra o namoro dos dois,e então,para piorar,sua filha estava grávida dele,querendo ou não eles teriam que conviver com aquilo.Tina só havia contado da gravidez para sua melhor amiga Vic,que tentava colocar em sua cabeça a idéia do aborto,e por influencia dela chegou até a entrar em um lugar sujo,desagradável,sem higiene alguma,onde se fazia abortos,Vic tentava acalmar Tina dizendo que ela ja fizera aquilo varias vezes e nunca havia dado nenhum problema,mais Tina não quis,ela estava dicidida,queria ter aquele filho,Tina saiu dali correndo,em casa,tomou coragem e resolveu contar aos pais,que por preocupações com o divorcio não percebera as mudanças que estavam acontecendo com a filha,o pai dela teve uma reação muito espantosa,deu-lhe um tapa,mais sua mãe se pôs na frente e disse que ele não iria mais bater em sua filha...Tina teve seu filho,os pais estavam se apegando ao menino que recebera o nome de Vinicius,Mario não quis saber de seu filho.Tina não se desanimou mesmo com tudo isso que havia acontecendo com ela,e amou muito seu filho.

O livro é bem interessante,ele prende o publico adolescente com o assunto,onde expõe fatos de hoje em dia,que muitas adolescentes sofrem com esse tipo de coisa,com o medo de contar para os pais sobre o que aconteceu,medo de que tenha acontecido mesmo,o abandono do pai da criança,etc.Ele é um livro totalmente feito para os jovens.O livro é pequeno,tem ilustrações,é super rápido para ler,é uma ótima opção.

Pri 27/03/2012

Anjos no Aquário
De um modo bem simples o livro de Júlio Emílio Braz relata o que acontece no nosso cotidiano, com grande foco na parte social os dois principais fatos é a gravidez na adolescência e o preconceito, isso é bem descrito no livro Anjos no Aquário.
Tina uma jovem de apenas 16 anos que engravida de Mauro, porém Mauro logo vai embora da cidade sem saber do filho, mesmo depois que fica sabendo rejeita Tina e seu filho. Tina fica desamparada sem saber o que fazer, dentro de casa lidava com o preconceito que seu pai tinha por Mauro pelo fato dele ser de pele negra. Sem ter informações concretas e sem ter uma família que a amparasse e estive-se junto dela. Influenciada pela sua amiga Vic pensa em fazer um abordo, mas volta atrás e resolve ter seu filho não acha justo tirar uma vida de uma criança, é bem acolhida pelo seu tio Tato que sempre quis a ajudar.
Com quase seis ou sete meses sem conseguir mais esconder de seus pais Tina resolve contar tudo, como já esperado não é compreendida pelo seu pai pelo fato de sua filha ser mãe muito nova, mais acima de tudo pelo seu neto ser filho de um cara negro. Com todas suas dificuldades Tina teve seu filho que recebe o nome de Vinicius. Seu pai a aceita de volta e percebe que todas aquelas discussões não ajudaria nada e o que Tina precisava era apenas de carinho e apoio em um momento tão difícil.
Anjos no Aquário é uma das histórias de Júlio Emílio Braz, que escreve seus livros dedicado especificamente aos jovens , sempre relatando o que acontecem em nosso cotidiano são assunto polêmicos como esse, que prioriza a gravidez na adolescência, o aborto, o racismo, entre outros. São livros curtos com contextos simples.
Espero poder ter ajudado.

Laura 27/03/2012

As Consequências de um amor inconsequente.
Esta obra de Júlio Emílio Braz, "Anjos no Aquário", nos conta a história que muitos de nós já conhecemos na sociedade em que vivemos: a história da adolescente grávida aos 16 anos, que é deixada pelo pai da criança, o qual julgava ser seu grande amor, deparando-se com várias questões dai em diante, como a aceitação dos pais, e abortar ou não o bebê.
A adolescente em questão é Tina (Ana Cristina), que descobre estar grávida de Mauro, o namorado que nunca foi aceito pelo seu pai, pelo fato de ser negro.O rapaz sem dar explicação alguma à ela se muda para o interior, sem saber da gravidez da garota deixando-a sozinha com seu segredo, que até então, é dividido apenas com seu diário.
Depois de deixar recados, e enviar algumas cartas, Tina recebe a resposta de Mauro, dizendo que espera que ela não esteja realmente grávida e que é para esquecê-lo. Tina vê-se sozinha, e então resolve contar para sua melhor a amiga,Vic, que a incentiva o aborto como melhor solução, porém, ela tem dúvida sobre isso.
O tempo de Tina passa, e seus problemas só aumentam, pois as brigas entre seus pais só cresciam juntamente com sua barriga. Decorrente disso, ela resolver seguir o conselho da amiga, e abortar a criança.
A ideia de aborto muda quando Tina entra na pequena sala de espera vê em que condições está sujeita, e o mais especial, sente o bebê chutar. Tina então decidi enfrentar a fúria do pai, e ter a criança, encorajada, também, pelo testemunho de uma garota de sua idade que lutou e trabalhou pelo sustento do filho.
Depois de muitas lágrimas, gritaria e uma enorme mistura de sentimentos, seu pai fica sabendo de sua gravidez. Demora um pouco, mas aceita com o nascimento da criança. Com isso as brigas entre seus pais diminuem, e então começa uma nova fase na vida dessa família.
O autor de uma forma curta e simplificada nos mostra as dificuldades e dúvidas de uma adolescente grávida. Porém, é um livro óbvio, que apresenta detalhes que muitos de nós já conhecemos, por ser uma questão tratada a muito tempo na nossa sociedade.

May 26/03/2012

Anjos no Aquário
O livro "Anjos no Aquário" conta a história de uma menina chamada Tina que namora com um cara negro, acreditando que ele era o seu grande amor, mas, seus pais não aprovam esse namoro, o namoro deles geram brigas com os pais.Seu namorado vai embora da cidade e então ela descobre que estava grávida dele.Tina se sente péssima,está com seu coração quebrado e entra em desespero,então,ela decide desabafar em um diário,por influência de sua amiga ela decie abortar.Mas,ela conhece uma menina da mesma idade que ela e que também estava grávida e assumiu o filho, então Tina decide ter a criança.No começo ela tem vários conflitos em casa principalmente pelo preconceito e ignorância de seu pai.No final tudo acaba dando certo,Tina passa a estudar a noite e tem um bebê de negro.
Eu particularmente gostei bastante do livro, achei super legal a história dele,ele conta a realidade e também acaba sendo uma história de vida que no final acaba dando tudo certo.Indico esse livro pra todas as adolescentes que passam pela gravidez na adolescência.

Bruna 26/03/2012

Tina vivendo a Realidade
Um livro de Júlio Emílio Braz, "Anjos no Aquário" conta uma triste realidade vivida por várias jovens, tanto no Brasil, como no mundo.
Conta a história de Tina, (seu nome verdadeiro era Ana Cristina), ou melhor dizendo, ela narra sua história, fazendo do livro um diário. Tina, uma garota de 16 anos, engravida de Mauro, uma grande paixão dela, que ela, não era correspondida do jeito que queria. Soube que Mauro iria viajar e nunca mais iria voltar, sabia que estava perdida, agora sem o pai da criança e muito menos com coragem de falar para os seus pais, que por sua vez, odiavam Mauro.
Tina, por sua vez, não sabia o que fazer, pois não podia contar para ninguém que estaria grávida de Mauro, ninguém aceitaria, nem a gravidez, e nem sendo ela do Mauro, que havia mandado uma carta para Tina pedindo para ela esquecer ele. Tina pediu ajuda para sua melhor amiga, Vic, que à indicou para fazer um aborto. Não era isso que ela queria, por pior que fosse enfrentar o pai e a mãe, ela não queria tirar aquela criança que não teria pai, e que, na cabeça dela, também não teria apoio moral dos avos.
Seu tio mais novo, era como se fosse o seu "melhor amigo", ela confiava muito nele, mas, tinha medo de compartilhar o segredo de sua gravidez. Ele, que não era nada bobo, foi percebendo as reações estranhas de Tina, e resolveu perguntar o que havia acontecido de errado, ela não contava, escondeu sua gravidez durante seis longos meses. No meio de tudo isso, ela foi numa clínica clandestina com Vic, para um suposto aborto, saiu de lá sem dar satisfações, e não fez, decidiu-se contar para os seus pais.
A reação de seus pais, em um primeiro momento, foi de susto, nervosismo, principalmente de seu pai, que não gostava nem um pouco de Mauro. Sua mãe, agiu normalmente, mas, no fim de tudo, os dois à apoiaram. Enfim, teve seu filho, Vinícius, que seria um Palmeirense, segundo pai de Tina, que estava gostando da ideia de ter um neto.
Recomendo sim este livro, pois, conta uma realidade, isso pode acontecer com qualquer adolescente na idade de Tina, coisas inesperadas e desagradáveis, mas é a vida, temos que enfrentar, seja lá qual for o problema.
A personagem principal é Tina, narra sua história como um diário.
O Público-Alvo seria para adolescentes.
O ponto positivo do livro, é que ele relata a vida de uma garota, detalha seus fatos, o livro é pequeno, muito legal de ser lido.
O ponto negativo do livro, sabe, eu não consegui encontrar, eu gostei de ler este livro.
Bom, consegui resumir o livro o máximo possível, espero que tenham se interessado por lê essa grande obra, pois é um livro muito legal, e que fala de uma parte da adolescência que nenhuma garota gostaria de passar.

Bru 26/03/2012

Cruel realidade
O livro ‘Anjos no aquário’ conta a historia de uma garota chamada Tina que namora com um cara negro,mas seus pais nao aprovam o namoro.Após um certo tempo seu namorado vai embora da cidade e ela descobre que está grávida.Depois de muito tempo sem se falarem,seu ex a escreve uma carta dizendo que espera que ela não esteja grávida e que o namoro deles gerava muitas brigas aos pais.Tina encontra uma única saída,e só desabafa com um diário e sua melhor amiga, resolve então abortar por influência de uma amiga.No passar do tempo ela conhece uma garota da mesma idade que também ficou grávida mas assumiu o filho, Tina então, resolve ter a criança.No começo gera vários conflitos em casa principalmente pelo preconceito de seu pai.No final tudo acaba dando certo, Tina passa a estudar a noite e têm uma linda criança de cor negra.
As dúvidas de Tina são as mesmas de tantas e tantas jovens que, por força das circunstâncias, engravidam cedo demais,e acabam sofrendo com isso, e são obrigadas a conviver com essas consequências por toda sua adolescência.
Eu particularmente gostei do livro, pelo simples fato de ser uma historia de uma vida difícil,e no final acaba sendo uma lição de vida, que mesmo com todas as barreiras e dificuldades, ela conseguiu passar por todos eles, mesmo estando sozinha na maioria das vezes.Indicaria este livro para todas as pessoas que engravidaram quando adolescentes, e que tenham aprendido alguma coisa sobre essa experiência que tenha vivido muito cedo.

Bia 26/03/2012

Uma Realidade
O livro ‘anjos no aquário’ de Júlio Emílio Braz ,contra sobre a gravidez não planejada de Tina, cuja tinha apenas dezesseis anos. O pai de seu filho ,Mauro depois que fica sabendo dessa gravidez se muda para outra cidade ,deixando Tina sozinha. Com esse problema todo ,ela resolve não contar pra ninguém, até mesmo para seus pais, ela achava melhor guardar somente para si ,e esse medo tomava conta dela a cada dia mais. Com o tempo ,as transformações no corpo dela podem sem percebidas, e sendo inevitável ela teria que contar para todos. Sua melhor amiga a leva para fazer o aborto, porém ,na hora ela não quis, decidiu ter esse filho e nada nem ninguém tirava-o dela.
Podemos perceber que esse livro traz realmente a realidade de hoje em dia ,tudo isso na maioria das vezes acontece na adolescência. Concordei quando ela realmente quis ter esse filho ,pois foi uma falha dela ,querendo ou não ela sabia das consequências. Preconceito da parte do pai ,realmente foi inútil, não precisava desse racismo, mas fazer o que, a sociedade é assim. Recomendo esse livro mais para os adolescente e adultos, para prevenir ou até mesmo saber como lidar com uma situação assim.