Cecita

Cecita GUERRA

Resenhas - Cecita

Ariela Oliveira 04/01/2018

Conto curto e ao mesmo tempo muito reflexivo
Neste conto, Cecita Jones narra em memórias póstumas acontecimentos de sua juventude. Aos dezoito anos a moça vive sozinha na casa deixada como herança por seus pais. No dia do seu aniversário Marcos seu namorado a leva para jantar e mais tarde pede Cecita em casamento, ela não pensa duas vezes e o aceita como seu noivo.
A história se passa no ano 1940, em meio à Segunda Guerra Mundial e Marcos é militar. Acontece uma convocação e o rapaz precisa se apresentar no campo de batalha a fim de servir às forças armadas do seu país. Após muitas promessas e juras de amor no momento da despedida Cecita se vê sozinha novamente com a incerteza de que encontrará Marcos novamente.
Cecita precisa voltar à rotina apesar do sofrimento. Meses se passam e ela recebe somente uma carta de Marcos nesse tempo. Em um dia surge então Caio, irmão de Marcos que convida a moça para um jantar com sua família que também sente falta do soldado.
A semelhança entre os irmãos deixa Cecita confusa com relação aos seus sentimentos e em diversas vezes é Marcos que enxerga ao olhar para Caio. A aproximação dos dois é inevitável e acontece de modo sutil.
Cecita muda bastante no decorrer do conto. Apesar de tudo acontecer em poucas páginas à história relata anos de sua vida. O sofrimento a leva a tomar atitudes extremadas capazes de alterar profundamente seu futuro.
A narrativa é feita em primeira pessoa pela própria protagonista, mas em alguns momentos ela interage com o escritor encarregado de registrar suas memórias e essa interação foi algo que me agradou bastante na história.
A frase na capa do conto: ?orbita entre a loucura e a paixão? explica perfeitamente ?Cecita?. O leitor deve se atentar aos elementos da capa, o sofá de couro vermelho e a fumaça de cigarro, pois estão presentes na narrativa, mas não vou contar como eles se encaixam no texto, então só lendo o conto para descobrir.
A história irá te fazer refletir sobre como o amor e a dor podem influenciar o psicológico de uma pessoa. Vale à pena conferir esse mais novo conto do autor.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 09/03/2018

Resenha: Cecita
Cecita é um conto Independente do autor Diego Guerra que me foi disponibilizado por ele conforme a parceria. Sendo que no início ele avisa que são relatos da memoria de Cecita seja sem certeza de real ou não. Um conto de ficção e uma obra nacional.
A estrutura do ebook se condiz como capa pernas de uma moça de salto com sangue no chão claramente é a Cecita que certamente é um conto de loucura e paixão, no início possui um trecho de Fernando Pessoa, possui lindas ilustrações abstratas em cada começo de capítulo, não possui títulos, mas números para separá-los. No final uma linda ilustração e com informações sobre o autor.
O conteúdo deste livro é sobre a personagem Cecita que tem sua paixão por um militar chamado Marcos e ele tem de deixá-la para ir a guerra e ocorre neste conto com se fosse diário de reflexões dos sentimentos mais profundos de Cecita ela lê a carta dele, o irmão dele chamado Caio aparece e eles se envolvem ela aparenta com instinto assassino. Este conto é ótimo se lê rapidamente e o escritor é ótimo tanto que também escreveu “O Novelo do Verbo” e “Os pés de Carolina” que também tem resenha no blog. Você pode ficar curioso a Cecita espera o tal militar será que ele voltará? Ou envolverá com o irmão dele? O conto é incrível vale a pena de ler se você gosta de contos você vai curtir. Eu recomendo.
Diego Guerra, quem assina seus trabalhos por GUERRA, nasceu em 1995, natural de Ribeirão Preto – SP. Atualmente, vive em São José do Rio Preto – SP, onde cursa Licenciatura em Letras, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, e desenvolve sua pesquisa na área da Literatura Brasileira
Instagram literário :@kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/03/cecita-guerra-isbn-ano-2017-paginas-27.html

Wanessa 15/01/2020

Do amor à loucura
Estou definitivamente muito surpresa... Eu esperava muita coisa menos o que aconteceu. Eu fiquei uns 5 minutos parada com a boca aberta sem acreditar no que eu tinha acabado de ler. Cecita provou que o amor leva a loucura, a total insanidade e ao desespero. Sem palavras.