O Artefato

O Artefato V. R. Janson

Resenhas - O Artefato

Nu e As 1001 Nuccias 22/02/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
*Resenhista: Nuccia De Cicco - fotos, citações e mais informações no link do blog.

Imagina que você pega um livro de ficção científica, um daqueles com a capa de imagens de antenas da Nasa ou outro observatório desses e lá do meio pro fim, você começa a perceber que ele tem um gênero extra, escondido no enredo. O Artefato é exatamente assim.

No Observatório Nacional de Highpass, situado a 60 km da capital de Highpass, bem no meio do deserto, o Dr. John Deanman e sua equipe trabalham ininterruptamente, analisando os dados recebidos pelas grandes antenas todos os dias.

"Quando fazemos o que amamos, nunca enxergamos o trabalho como trabalho. O que fazemos se torna nossa diversão. Portanto, quando estamos nos divertindo e relaxando, nada melhor do que conversar sobre o que amamos."

Nada muda desde o segundo ano após a construção do laboratório, ano em que o Dr. John assumiu a diretoria. Alguns novos planetas, outros cometas, mas nem sinal de vida alienígena. Ainda.

Até a chegada de 3 novas antenas com uma tecnologia mais potente, que receberão 40% a mais de sinais do universo. Uma delas cismou de não funcionar como deveria. Então, enquanto quase todos estavam no happy hour, comemorando o upgrade no posto Halfway do velho Mickey, um novo sinal começa a apitar no laboratório.

Descobrem, então, que um dos analistas, Frank Better, havia tentado consertar a antena defeituosa, mexendo em seus parâmetros, incluindo um algoritmo novo para ver se o motor da antena resolvia funcionar como os outros. E que o tal sinal era captado apenas por ela. Mas esse nem foi o choque principal: a tal antena não estava apontada para o espaço, e sim para a Terra.

Começa, então um trabalho extenso da equipe para descobrir e validar a origem do sinal. Na mesma equipe estão Susie Fanningham, matemática e única mulher da equipe, Peter Bellavie, o outro analista. Ele são "A" equipe do Dr. John, mas além destes, no local trabalham Mário Patew (estatístico), Roman Fabbs (mecânica quântica), Paul Fillet (astrofísico) e Dona Lara (assistente geral).

"Algo estava sendo arquitetado. O livre arbítrio não existia mais. Eles, o pessoal do Projeto Atlântida, haviam sido manipulados por uma força maior. Algo que sempre existira e que conseguia dominar a mente das pessoas."

Depois, auxiliados pelo governo e iniciativas privadas, passam a tentar montar um equipamento especial para chegarem à origem e o que fazer quando descobrem O Artefato em si.

Além da trama principal, há várias subtramas envolvendo todos os personagens. Nenhum deles foi esquecido e, com o desenrolar do enredo, muito outros surgem.

O livro é dividido em 4 grandes partes (O Sinal, Providências, Melvin Bay e O Artefato), mas não tem capítulos. As passagens são marcadas por divisórias simples. O enredo e o desenrolar dele, o plot geral, é ótimo! Deixa você viciado na leitura, mantém sua curiosidade ativa. Janson é muito bom na escrita, tem jogo de cintura com as palavras.

Eu fiquei encantada com a leitura. Comecei achando que seria uma ficção científica, mas novamente, assim como aconteceu com "Luzes em Thaupeeka", o enredo dá uma guinada doida de 180° e descobrimos que esconde um outro gênero, o que deixa a última parte do livro tendendo ao sobrenatural.

"Quem sou eu? Não tenho uma resposta precisa para sua pergunta. Eu sou o que faz a humanidade ser o que é. Apenas isso."

O desenvolvimento me deu a sensação de realidade, de que aqui fora, na vida real, funcionaria exatamente daquele jeito. Todos os personagens foram críveis e humanos, digo, nenhum era espetacularmente bom ou mal, apenas cientistas normais (não sei se isso existe!). Mas melhor dos personagens foi Clarice, a cadelinha viciada em pão.

O final foi fantástico e me deixou com uma sensação de "quero mais". Janson, mais uma vez fico estarrecida com um livro seu. Parabéns! Espero que este também consiga uma casa editorial em breve para termos o livro impresso em mãos!

Leitores, passem na Amazon e salvem O Artefato em sua biblioteca Kindle. Leitura maravilhosa garantida!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2018/02/resenha-livro-artefato-janson.html