Batman: Louco Amor

Batman: Louco Amor Paul Dini

Resenhas - Batman: Louco Amor

aulusferreira 24/02/2024minha estante
Interessante é que, ao contrário do que muitos pensam, Harley já era uma má pessoa antes de conhecer o Coringa, além de muito talentosa.

Bianca 06/10/2023

Minha primeira HQ (e é sobre Harleen??)
"Louco Amor" mostra não só como a Arlequina conheceu e se apaixonou pelo Coringa (história clássica que todo mundo conhece), mas também um pouco da história da Harleen antes de trabalhar no hospital psiquiátrico. Ainda mostra ela tentando agradar o Coringa (e sendo desprezada) e realizando um plano dele contra o Batman melhor do que o próprio Pudinzinho (amei ler essa última parte).
Eu também amei os traços! Sei que algumas pessoas preferem os desenhos atuais, mas eu achei muito lindo!
Outra característica que eu achei interessante é que não há uma romantização da relação abusiva entre o Coringa e a Arlequina, alguns personagens até tentam abrir os olhos da Harleen, mas obviamente ela continua cega de "amores" pelo Pudinzinho.
Eu sempre fui apaixonada pela Arlequina (provavelmente porque eu faço psicologia e amo histórias de romances nada saudáveis), e amei que a primeira HQ que li foi focada nela??

z..... 27/11/2022

Poderia se chamar "Arlequina Ano Um", tal qual fizeram com as HQs pioneiras do Robin, Batgirl e do próprio Batman. Acredito que a personagem dá uma estragada no contexto sombrio que prefiro no universo do morcego. Os roteiros sempre evidenciam a comédia, o que na verdade parece tática para mascarar a relação abusiva de machismo e masoquismo com o Coringa. Só na comédia para passar despercebido, sem levar a sério. E pra terminar, não tem música mais acertada como tema para Arlequina do que aquela da Alcione (Você me vira a cabeça).
Obviamente, tudo devaneios subjetivos..

Lexvis 23/06/2022

Louco amor de fato
Harley se submeteu a alguém que facilmente a largaria e que apenas a usa quando necessário, alguém que não a dá nenhum valor ou amor. Sendo uma pessoa boa, acabou nos braços de uma pessoa ruim. É uma ótima história para aqueles que acham que o romance Arlequina e Coringa é algo legal.

Maria Bia 10/05/2022

Envelheceu com um significado diferente
Essa história é brilhante. Divertida e perturbadora na mesma medida.
O Coringa é um dos vilões mais completos da cultura pop e a adição da Arlequina na vida dele só descasca mais uma das facetas psicóticas e violentas dele. O que eu gosto muito.

A premissa da história é simples. Temos a introdução da Arlequina nos quadrinhos como uma parceira/namorada do Coringa. E aí vemos que na realidade ela é vítima de violência doméstica. Esse ciclo de violência é mostrado ao telespectador. A forma como o "Senhor C." a conheceu e conquistou, quando ela era uma psiquiatra no Asilo Arkham, até a completa destruição e renascimento dela como Arlequina.

Todo o ciclo de violência é contado. Evidenciado. Desenhado. É brilhante.

Muito do passado da Harleen é mostrado até o seu renascimento como Arlequina. Na verdade, isso me incomodou um pouco. Quando o Batman fala que sobre a forma como Harleen Quinzel se formou Psiquiatra, o fez insinuando que não era por ela ser uma boa estudante/profissional, mas sim por manipulação sexual, tentando mostrar que ela sempre foi suscetível a um lado corruptível. Quase como se a culpa fosse dela, implicitamente.

Mas tá. Um ponto que eu gosto bastante é a forma com que o Coringa trata a Arlequina. Carinhoso no início. Manipulador no meio. Agressivo num rompante quando algo o desagrada. Arrependido e carinhoso na pós explosão. Mostra o ciclo de violência completo.

E aí conforme a história se desenvolve e vemos todas essas etapas através de um plano pra destruir o Batman, temos desenhado o motivo pelo qual é tão difícil lidar/cuidar/combater a Violência Doméstica. Além de ser um ótimo exemplo de como podemos (nós mulheres, é claro) identificar pequenos sinais de um relacionamento abusivo/tóxico etc.

O Batman é um reles coadjuvante aqui, mas ainda assim dá o golpe final no ego do Coringa que foi muito satisfatório de ver.
Essa história me despertou tantas coisas que eu nem sei descrever direito. Ver o Coringa justificar as atitudes da Arlequina, pedindo desculpas por ela ter incomodado (????????) o Batman numa coisa que era só deles foi muito gatilho. Ver ele bater nela também. Ver ela se desculpando por ter apanhado quase me destruiu.
Essa história é muito significativa. Gosto de pensar que pensaram em cada detalhe como a retratação da misoginia e machismo estrutural. E se não foi assim, na minha cabeça vai ficar sendo KKKKKK

Giulendo 07/10/2020

A origem da Alerquina
Adorei descobrir como a Alerquina chegou a esse ponto com o Coringa e como ela era antes de tudo começar. Interessantes (e tristes) as técnicas de persuasão do vilão, que facilmente conseguiu arrastar Harley ao seu espiral de loucura e obsessão.
Gostei da história por ser bem emotiva, causa isso no leitor, faz sentirmos muita empatia e pena da garota apaixonada.

hk.liv 10/09/2020

Gostei bastante desse HQ por causa da história dela ser mais focada no relacionamento entre Coringa e Arlequina, é também no passado dela como estagiária de psiquiatria no Arkham Asylum onde eles se conheceram.

Thainá - @osonharliterario 23/08/2016

O louco amor de Arlequina pelo Coringa
A HQ "Batman Adventures - Louco Amor", lançada em 1994, irá nos contar sobre a origem da nossa querida maluquinha Arlequina e sua relação com o Coringa.

Em mais uma de suas tentativas de matar o comissário Gordon, Arlequina e Coringa são impedidos pelo Batman. Para a infelicidade de Arlequina, Coringa coloca a culpa do plano fracassado nela, tratando-a mal e até expulsando-a do esconderijo do casal.
Arlequina se sente extremamente irritada com a situação e principalmente com o Batman, o causador da intriga entre ela e seu Puddin. Para resolver as coisas e fazer com que o seu amado volte para os seus braços, ela decide capturar o Batman e tirá-lo de uma vez por todas de suas vidas, assim podendo ser finalmente feliz com seu Coringa.

Além de termos a história focada na Arlequina e em todo o seu amor louco pelo Coringa, também teremos um gostinho sobre a sua vida antes de conhecê-lo, quando ainda era apenas a doutora Harleen Quinzel, e saber como e porquê ela se transformou em Arlequina.

Se você quer saber a realidade do relacionamento abusivo entre Arlequina e Coringa, esta HQ é a certa para você.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/