A virtude da raiva

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sofia.Toledo 16/07/2018

Inspirador
Livro maravilhoso! Os ensinamentos são para levar para vida. Me tornei ainda mais fã do Gandhi e me emocionei diversas vezes. Recomendo para todos que querem fazer do mundo um lugar melhor.

Rodrigo.Grogro 15/12/2021

Este livro vai te trazer uma calma uma tranquilidade imensurável os ensinamentos de Gandhi , vivenciados pelo seu neto para nosso dia a dia espero conseguir colocar alguns em prática e me tornar uma pessoa melhor.

Mary 10/02/2019

Um livro que diz muito em poucas páginas! Curto, de leitura fácil e envolvente. As lições dadas por Gandhi a seu neto são contadas em muitas histórias que nos fazem refletir, aprender. Vale a pena não só ler, mas tentar aplicar na própria vida seus ensinamentos.

Jennifer.Ernesto 29/08/2022

Que a raiva seja usada para o bem
Comprei o livro em 2018, o título me chamou atenção até pela contraridade que ele traz. O que pode ter de virtuoso na raiva?

O livro foi escrito pelo neto de Mahatma Gandhi, Arun Gandhi, o qual nascido na África do Sul durante o regime do Apartheid, foi passar um tempo com o seu avô dos 12 aos 14 anos. Entre a escolha da vida simples do Bapuji (avô) e a relevância política desse líder, Arun nos leva numa viagem entre o passado e o presente e a expectativa de um mundo melhor através dos ensinamentos de seu avô.

Destaco alguns pontos que podem servir de reflexão diária:

"- Um “não” dito com convicção profunda é melhor do que um “sim” dito apenas para agradar ou, pior, para evitar problemas. – costumava dizer Bapuji."

"Às vezes você consegue se fazer ouvir melhor quando não grita."

"- A violência passiva é o combustível que alimenta a violência física no mundo – explicou Bapuji. – Se quisermos extinguir o fogo da violência física, temos que cortar seu suprimento de combustível."

"- Não são os vícios dos indianos que os europeus neste país temem, mas suas virtudes.

Ademais, ele destaca o que seria compreendido como Sete pecados Sociais:

(1) Riqueza sem trabalho
(2) Prazer sem consciência
(3) Comércio sem moral
(4) Ciência sem humanidade
(5) Conhecimento sem caráter
(6) Devoção sem sacrifício (não de animais, mas de riqueza)
(7) Política sem princípios.

E, um oitavo sugerido por Arun:
(8) Direitos sem responsabilidades

Por fim, ele indica quais seriam os cinco pilares da não violência:
(1) Respeito
(2) Compreensão
(3) Aceitação
(4) Apreciação
(5) Compaixão

Apesar da repetitividade do livro, entendo que é normal. Afinal, é um livro que mistura lembranças pessoais com a finalidade de trazer os ensinamentos de Gandhi. Além disso, Arun fez questão de enfatizar o quanto ele não teve privilégios com o avô por ser seu neto. A forma respeitosa e ogulhosa a qual Gandhi é retratado serve de exemplo para que continuemos o seu sonho de uma socidade mais justa por meio da não violência.

Talvez, seja um dos maiores desafios da humanidade, tendo em vista que a violência é muito lucrativa e estamos bem longe de entrar em comunhão.

Um livro inspirador, que ainda que não consigamos mudar o mundo, nós possamos mudar a nós mesmos.

Tati Vizú 10/07/2021

Bons ensinamentos.
Gostei bastante da leitura. A escrita é clara e objetiva e é super bacana ler sobre Gandhi em seu contexto familiar. São belas lições que nos fazem refletir sobre a importância da raiva, uma emoção básica que deve ser sentida e reconhecida.

Thay 14/08/2022

Totalmente necessário!
Primeira coisa que preciso dizer é que esse livro deve ser lido muitas e muitas vezes! A linguagem é simples e muito fluida e você devora sem nem ao menos se dar conta disso.

Cada ensinamento passado é muito necessário e Arun soube muito bem explicar a importância de cada um deles.

Depois de ler sobre a caminhada de Mahatma, senti real pesar quando li sobre seu falecimento. Era como se eu tivesse conhecido-o e sentido sua perda de perto.

Um dos capítulos que mais gostei foi o sétimo, que fala sobre educar os filhos sem violência. Percebi que de fato é algo que deve ser expressado para todos, pais e não pais, pois é de fato um capítulo muito sensível que demonstra o quanto tratar uma criança sem violência é fundamental para o bom desenvolvimento pessoal de ambos.

Leitura super recomendada e pretendo revivê-la em breve!

"A alegria reside na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita."

Graci 10/06/2021

Essencial
Um livro que te faz admirar ainda mais Gandhi, pois mostra as faces dele! Era um ser humano, podia errar e errou várias vezes, porém a transformação desses erros é a maior lição.

Tatah 23/05/2020

Iniciei a leitura como uma expectativa alta, mas o livro conseguiu supera-la.

Arun conta a história de seu avô e os aprendizados adquiridos enquanto morou com ele, mas além disso nos mostra Gandhi como uma pessoa com defeitos e qualidades que se esforçou para ser melhor a cada dia e que conseguiu ser um exemplo de ?seja a mudança que você quer ver no mundo?.

Ingrid 09/08/2020

Um livro para te fazer refletir
Este livro traz boas reflexões sobre como agir em momento de raiva. Não mandamos no que sentimos, mas mandamos no que fazemos com o que sentimos.

As lições que o livro traz são:
1) Use a raiva para o bem (sim, ele mostra que é possível).
2) Não tenha medo de expressar sua opinião.
3) Aprecie a solidão.
4) Conheça o seu valor.
5) Mentiras levam a mais mentiras.
6) O desperdício é uma violência.
7) Eduque seus filhos sem violência.
8) Humildade é força.
9) Os cinco pilares da não violência.
10) Você será testado.

Me deu vontade de conhecer mais sobre os ensinamentos de Gandhi, sobre suas forças e suas fraquezas. Sobre como trabalhava suas fraquezas.

Gostei demais.

Carol Ribeiro @carolcombina 16/09/2020

Simplesmente necessário
No mundo que vivemos, toda mensagem de amor, paciência e tolerância é bem vinda.

Recomendo está leitura por tantos motivos quanto posso conseguir descrever.
Ele tem uma linguagem simples e ensinamentos fantásticos.

Muito além de teorias soltas, eles fala sobre paciência, bondade, tolerância e paz através de várias histórias narradas pelo neto de Gandhi, vividas no tempo em que Arun morou com seu avô.

Gandhi não era perfeito e não nasceu santo, ele foi aprendendo ao longo da vida, pois era receptivo e aberto a ouvir e respeitar o próximo.

Este livro se tornou um dos meus favoritos e pretendo reler daqui a algum tempo.
Tenho certeza que me trará novas perspectivas.
Amei.....

Mrr_lavinia 07/08/2022

A virtude da raiva
É um livro que conta um pouco sobre a vida de Gandhi, suas reflexões e ensinamento, assim, nos faz refletir sobre a maneira como reagimos a determinadas situações, ampliando assim, nosso olhar.

Frann 04/12/2020

Boa leitura, pra refletir como "podemos ser a mudança que queremos no mundo" e como agir em prol da paz e lidar com nossa raiva, uma condição normal ao ser humano.

Tonha 14/12/2020

Muita sabedoria
Eu sou uma grande admiradora de Mahatma Gandhi, e para mim foi um prazer ler esse livro. Ele é praticamente um livro de auto-ajuda, um gênero que não curto muito, mas sua filosofia é riquíssima. Foi uma ótima experiência conhecer um pouco mais da sabedoria e intimidade de Mahatma Gandhi através da narração de seu próprio neto. Gostei muito!

Ani 28/01/2023

"As palavras podem causar mágoas irreparáveis às pessoas que mais devíamos tratar com gentileza e amor. O que não percebemos é que a raiva nos fere também."

Juliana Failli 06/02/2021

Um livro que deveria ser leitura obrigatória!

Lições de amor, humildade e respeito.

Ensinamentos profundos e reais de como podemos fazer e ser a diferença no mundo,
por menor que ela seja.

? Guarde sempre um tempo para você
? Avalie sobre sua vida e atitudes
? Seja grato com o que você é e não pelo que você tem
? Expresse suas opiniões, mas seja cuidadoso com o que fala, as palavras podem ajudar mas também podem ferir
? Não aja de acordo com as expectativas alheia, seja você!
? Não revide com raiva, o mundo precisa de mais amor
? Seja exemplo para as crianças ao seu redor, você é como um espelho
? Mentir pode parecer a saída mais fácil, mas quando mentimos estamos enganando a nós mesmos
? Todo mundo é igual independente da cor, gênero, etnia ou classe social - seja a diferença, dê amor!

"Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo."

1 | 2 | 3 | 4 | 5