Exortações de um Maldito

Exortações de um Maldito Brunno Mariano

Resenhas - Exortações de um Maldito

Jaime.Azevedo 22/02/2018

Politicamente político
Exortações de um Maldito, romance de estréia de Brunno Mariano, se concentra na história do maldito do título para desembocar nas estranhas caminhadas de 2013.

Existem duas narrativas: uma sobre essa figura obscura, com ares messiânicos e que conta sua própria história em um refúgio rural imaginário, um texto lotado de símbolos e transcendência. Sua subserviência aos poderosos expõe o coronelismo que ainda assola o Brasil, em especial o Nordeste, e a gana pelo lucro e pelo sucesso que foram sua ruína; a outra linha narrativa é sobre a vida em uma residência universitária em Natal na década de 90, no Rio Grande do Norte, e o envolvimento desses alunos do interior do estado com os ideais políticos. Esse trecho da obra tem uma pegada quase memorialista (certamente inspirada por experiências do autor, ele próprio um interiorano), com jeito de romance de formação, ao retratar também os relacionamentos entre as diferentes turmas de universitários a partir do ponto de vista de Rodrigo, foco do texto narrado agora em terceira pessoa.

As duas linhas narrativas vem e vão, alternadamente, e se chocam no terço final do livro em uma virada que pode ser desorientadora para quem não prestou atenção ao desenrolar da história. Esse cataclisma textual ocorre em meio às caminhadas de 2013 que acabaram por esgarçar os remendos da costura política nacional em retalhos imprevisíveis. O retrato dessas manifestações é vívido, e expõe suas contradições internas através da fauna humana em conflito: estudantes universitários, professores, "pintas" de Cidade da Esperança (moradores do bairro da periferia de Natal que sobrevivem à duras penas) e representantes da classe média lutando outra luta, alheia a tudo, dentro da luta.

As personagens atuam como metáforas das escolhas éticas possíveis: graus variados de fidelidade aos ideais originais são expostos de uma forma equilibrada, evitando (até certo ponto) o maniqueísmo que enfraquece as discussões políticas em nosso país. “Exortações de um Maldito” é um livro que é político ao tratar da política, trágico e com um coração que pulsa furiosamente no peito de seus personagens.

site: facebook.com/navedeona
Elivania.Melo 11/05/2018minha estante
Você apresentou muito bem bem a relação entre o texto em primeira e terceira pessoas. Não acho fácil relatar isso.