A Era dos Mártires

Justo L. González

Resenhas - A Era dos Mártires

Aline 13/07/2022

O início
No início, o problema da igreja era a perseguição externa, hoje seu problema é a "perseguição" interna

Ozeas 27/10/2021

A Era dos Mártires
Justo González produziu uma obra histórica magnífica. Aponta para as principais heresias desenvolvidas com a morte dos apóstolos, tais como o gnosticismo e o marcionismo. Estas se perpetuam em muitas comunidades religiosas atualmente. Quem desconhece a história está fadada a repetir os erros do passado. Finaliza o volume 1 com a ascensão de Constantino ao poder. Registra também o símbolo utilizado por Constantino para vencer uma de suas batalhas, o "LABARUM", que era composta pelas duas primeiras letras do nome de Cristo (???????), que transliterada é "XPISTOS".

Jucelio 20/06/2020

Indicação
"A era dos mártires", posso dizer que é um livro fantástico! Faz uma ótima apresentação da história da igreja nos seus 3 primeiros séculos de uma forma bem compreensivel e nada cansativa. Seu desenvolvimento, o contexto político de roma em que estava inserida e os desafios que teve que enfrenta para manter sua fé em Cristo, por um lado defendendo-a das heregias e do sincretismo, por outro sofrendo falsas denúncias, perseguição e martírio. A história dos mártires é fantástica, homens e mulheres que possuíam uma fé tão firme o quanto a bússola o é ao polo, que mesmo em face da morte não amaram a própria vida, mas, se entregaram como libação ao Senhor quando derramavam seu sangue sobre a terra. Para eles o viver era Cristo e o morrer era lucro. Prisões, açoites, feras e fogueiras não eram nada; enfrentavam a morte como alguém que ia a um casamento (e de certa forma não estavam indo selar sua aliança com Cristo?). Enquanto criminosos clamavam por misericórdia e praguejavam ante o carrasco; da boca dos mártires só se ouviam orações e louvores até o último minuto. Pregavam até o último suspiro. Vendo suas histórias me encho de admiração e orgulho pelas vidas de tais seres humanos, mas, ao mesmo tempo sou invadido por um sentimento de vergonha ao olhar para minha própria vida. Estaria eu disposto a traçar o mesmo trajeto? Conseguiria eu morrer por Cristo, sendo que muitas vezes falho em viver por Ele? Estaria disposto a sacrificar meu corpo, se muitas vezes falho em sacrificar as paixões da minha carne? Oh Deus! Tem misericórdia de mim que sou pecador! Transforma-me, lava meu ser e refaz meu caráter por Tua graça. Meu desejo é viver por Ti com a mesma intensidade, coragem e firmeza com que os mártires morreram por Ti. Como eles que olhavam para além da espada e viam Teu trono de Glória e ouviam Tua voz "sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida", assim quero olhar para além das ilusões dessa vida e enxergar meu verdadeiro lar, a pátria celestial "da qual Deus é o arquiteto e edificador".

Inlectus 14/06/2009

Bom mesmo.
Pessoas que banharam com o próprio sangue, suas crenças, fé e convicções, vale muito ler e refletir.

Lau 01/04/2009

É um ótimo livro porém complexos demais, abandonei a leitura pq ja o tinha lido quando cursava a Faculdade de Teologia.Mas pra quem quer se aprofundar na leitura eu recomendo, são 10 volumes cada um com um tema.