Da Direita Moderna à Direita Tradicional

Da Direita Moderna à Direita Tradicional Cesar Ranquetat Jr.

Resenhas - Da direita moderna à direita tradicional

Wes Janson 04/11/2020

Excelente material de referência!
Talvez dos melhores títulos de livro de não ficção que já li, pois deixa bem claro do que o livro se trata: explicar o caminho da direita moderna até a direita tradicional. Apesar de parecer estranho cronologicamente, didaticamente a escolha se torna perfeita, pois primeiro o autor mostra o que é a direita hoje para a partir daí retroceder no tempo, e mostrar o que seria a direita tradicional.
Baseado no extensivo uso de fontes de alta qualidade, se torna um estudo abrangente e quase definitivo, se tornando uma importante referência, principalmente para os brasileiros. E ao usar autores e intelectuais de direita, faz o que deveria ser o óbvio, mas que nesses nossos tempos se torna exótico: conceituar algo por quem conhece e elogia esse algo, não pelos seus detratores.
Pelo dito acima, o livro é indicado não apenas para quem se identifica com a direita, mas até mais para quem se coloca no campo ideologicamente oposto, para entender em sua essência mais profunda o que é a direita. Para entender uma ideologia, uma linha de pensamento, temos que ler os seus propositores e seus defensores, sempre. Como a direita não tem um pensador principal pois é algo disperso como uma não ideologia, ao contrário da esquerda com Karl Marx, um livro que agrega vários autores sobe a níveis de importância mais altos.
Enfim, vale a leitura, que é agradável apesar de densa, para todos os que se propõem a entender os tempos atuais de forma mais inteligente e sábia.