História e teoria

História e teoria José Carlos Reis

Resenhas - História & Teoria

Gustavo Inútil 28/08/2021

Faculdade....
Achei um livro de fácil entendimento, e de uma leitura bem fácil de ler , eu só penso leio esses livros que a cada livro eu penso que não faço ideia do que realmente é história

Joachin 02/12/2012

José Carlos Reis enfatiza, de forma geral, que diante do compromisso com o vivido humano, o maior temor nutrido pelos historiadores é o de cometer anacronismos, ou seja: situar existências finitas e particulares em um tempo que não lhes pertencem. O trabalho básico, portanto, de um historiador consiste em articular diálogos entre gerações. Trata-se de mapear as rupturas de comportamentos, as mudanças de costumes, mas também de analisar como distintas gerações velam pelas tradições, pelas continuidades. A escrita da história seria um elemento mediador entre vivos e mortos, embasado na interpretação e problematização de vestígios encontrados em acervos, arquivos, bibliotecas etc.
Joao.Luiz 09/06/2016minha estante
sobre o capitulo 2 deste livro DA HISTÓRIA GLOBAL À HISTÓRIA EM MIGALHAS: O QUE SE GANHA, O QUE SE PERDE ?
Na leitura que eu fiz, posso falar que a Escola do Annales mudou o jeito de se ver a historia ?
Ou que surgiu um novo modo de se compreender ela ??
Queria saber sua opinião sobre este capitulo 2.
obrigado