A Casa da Alegria

A Casa da Alegria Edith Wharton

Resenhas - A Casa da Felicidade

Arieska 04/04/2024

A casa da alegria
De todas as obras do box "volta ao mundo em 7 clássicos" essa foi a que mais me travou e que mais demorei para terminar. É o tipo de obra que faz você se estressar e se desesperar pelas escolhas equivocadas contínuas da personagem, faz você sentir ódio de pessoas que nem existem e se revoltar contra um sistema injusto, preconceituoso e hipócrita.

Pra mim foi bem difícil de terminar, é uma história espetacular e que mexe com nossos sentimentos, mas não sei se eu recomendaria à uma amiga.

JanaAna90 10/03/2024

"A Casa da Alegria" é uma obra cativante que nos transporta para um universo repleto de emoções e descobertas, por meio de uma jornada emocionante através das vidas entrelaçadas dos personagens e das reviravoltas da trama e, confesso, que o enredo me deixou ansiosa e curiosa com o seu desfecho. É um livro que tranquilamente, se tivesse tempo, leria em uma sentada. Rss
Um dos aspectos mais marcantes do livro é a profundidade dos personagens que são ricamente desenvolvidos, com suas próprias nuances e complexidades, tornando-os facilmente identificáveis e cativantes. Além disso, o cenário é descrito de forma magistral, que nos faz transporta para o local da história e nos permite sentirmos como parte do mundo criado pelo autor.
A temática central de "A Casa da Alegria" gira em torno de questões como o papel da mulher na sociedade no início do século XX, a crueldade com que as mulheres eram tratadas( percebo que, ainda bem, muita coisa mudou de lá pra cá), sua exclusão nas decisões da sua própria vida, as questões morais e financeiras que as obrigam a "depender dos homens. Toda a temática sobre a essa mulher, construída a partir da personagem Lilly, me levou a refletir sobre a sociedade atual, como as conquistas femininas foram importantes na nossa vida e o quanto ainda temos a conquistar.
Ao longo do livro, fui levada a uma montanha-russa de emoções, passando por momentos de alegria, tristeza, amor e redenção de alguns personagens.
A autora é habilidosa em criar tensão e suspense, nos mantendo completamente envolvidos até a última página.
Enfim, "A Casa da Alegria" é uma leitura emocionante e envolvente, repleta de personagens bem desenvolvidos, uma trama envolvente e uma mensagem inspiradora. É um livro que certamente deixou sua marca na minha mente e no meu coração.

Fer 08/03/2024

?-Eu deixei de comparecer a dois compromissos hoje por sua causa; a quantos deixou de comparecer por mim?
-Nenhum - respondeu Selden calmamente. - meu único compromisso em Bellmont era com a senhorita.?

Cristiane 07/03/2024

Um livro potente e cheio de significado para uma sociedade em que a mulher não podia querer ser independente.

Profundo e com um final surpreendente.

Mari.Butrico 12/02/2024

Cansativo um pouco.... Mas consegui...
Força e estrutura feminina no início do século XX. A alta sociedade americana e todos os seus sonhos e desejos e esbanjamentos.

Delma 06/06/2023

Elite de Nova York
O livro apresenta a alta sociedade de Nova York do início do século XX, suas ostentações e futilidades.
Com personagens bem construídos, destaca-se, a bela jovem Lily Bart, suas angústias e aflições.

Andrea170 09/05/2023

Emocionante
Leitura de tirar o fôlego, densa e profunda, escrita com maestria e de ótima tradução. Muito emocionante.

Beatriz.Alves 17/04/2023

A casa da alegria
Livro lindo, polêmico,histórico, com várias nuances a serem descobertas.A leitura nos põe diante de realidades opostas e hipócritas de uma sociedade fútil e superficial do início do século XX nos EUA.

Livia M. 19/03/2023

Intrigas, desencontros e mal-entendidos.
Quem não se comunica se trumbica.
Mesmo com a repugnante pressão da sociedade torcemos por finais felizes. E quando eles não vêm a tristeza nos inunda de desesperança.
Pobre Srta. Lily Bart.
Rica Edith Wharton.
Talvez eu simplesmente esteja aprendendo a ler clássicos ou realmente sua escrita seja mais fluida.
Qual seja, grande romance!

#voltaaomundoem7clássicos
3/7
Estados Unidos

Ina 09/03/2023

Por ser um livro mais antigo a escrita é um pouco mais demorada para ler, só que não tira o valor dessa história maravilhosa, é mto boa mesmo saber da vida da lily e como ela sobreviveu naquele tempo e naquela sociedade.

Pericinoto 25/01/2023

A casa da alegria - Edith Wharton
Até onde poderia ir uma mulher para garantir sua posição social?
A história mostra a alta sociedade nova-iorquina no início do século XX e suas convenções sociais.
Aborda o papel da mulher jovem, que basicamente se resumia a encontrar um marido rico e fazer um bom casamento, que garantisse sua permanência nas altas rodas dessa sociedade.

Albino 13/12/2022

Um retorno histórico ao Estados Unidos do glamour
Esse livro me surpreende, nem não tanto pelo enredo, que particularmente é bem blase. Mas sim pela análise e descrição etnografica de uma sociedade americana da high societe.

Uma história de Lily Bart, que se glamurisa com um metie da qual não tem condições de conviver, sente repulsa e atração de modo paradoxal. Se vê em uma série de intrigas e armações de aparências sociais, mas escancara as vísceras da (imoralidade) das personagens que a envoltam.

Recomendo essa leitura para uma compreensão antropologica de um pedaço e parcela de uma sociedade americana.