A arte de pesquisar

A arte de pesquisar Mirian Goldenberg

Resenhas - A arte de pesquisar

Raony 21/07/2017

Eu li alguns assim "semi-acadêmicos" no comecinho do mestrado, principalmente os do Becker, "Truques da Escrita" e "Truques da Pesquisa". Esse tava no bojo, mas daí lendo logo após os do Becker ficou meio ruim, sabe, em perspectiva, e também eu tive que começar logo a pesquisa, invés de ficar lendo sobre como pesquisar. Então, acabei abandonando. Mas tem seu valor, só leia ele antes dos do Becker dai.

Robertina Teixeira da Rocha 06/03/2016

Excelente para quem precisa escrever uma monografia (TCC) na área de Humanas, mas não sabe por onde começar
Conheci este livro por indicação do meu professor da disciplina de Metodologia Científica no curso de especialização em Educação e Meio ambiente, mas gostaria de tê-lo conhecido durante minha graduação. Ele sem dúvida teria me ajudado bastante com o TCC. O que mais gostei deste livro é que a autora escreve com rigor mas numa linguagem bastante acessível (algo raro nos livros de metodologia científica).
Subdividi o livro em duas partes:
do capítulo "(Re)aprendendo a olhar" ao " "Integração entre análise quantitativa e qualitativa" a autora faz uma apresentação do que é pesquisa qualitativa, quais seus problemas e a diferença entre ela e a pesquisa quantitativa.
Já a partir do capítulo "Faça a pergunta certa" ela fala de como elaborar o projeto de pesquisa, dá dicas e exemplos de modelos que são uma mão na roda para a gente!